Sumário

  1. O que é a SmartPOS?

A SmartPOS é a integração do hardware da Stone, que é máquina de adquirência, com os softwares da Linx, transformando o aparelho em um PDV Móvel. Isso significa que diversas operações realizadas diretamente na automação dos sistemas Linx podem ser feitas através da máquina.

Integrando a SmartPOS com as soluções de Postos, é possível realizar a venda de combustíveis e produtos disponíveis nas lojas de conveniência. Através de um aplicativo instalado em uma máquina sem fio, o atendente pode realizar a baixa do abastecimento ou a venda de um produto, e o cliente efetua o pagamento sem a necessidade de sair do carro.

Além da praticidade e agilidade no processo, o SmartPOS também proporciona ao estabelecimento uma maior economia de papel, uma vez que a impressão da via do cliente é opcional, podendo ser impressa ou não.

O processo de venda se dá desde a escolha dos produtos ou abastecimentos, até a finalização através das opções de pagamento dinheiro e a impressão de documento fiscal nos modelos 59 - Cupom Fiscal Eletrônico e 65 - Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, também permitindo a consulta de crédito de clientes e operações de sangria e suprimento.

E o melhor de tudo: a integração entre o Autosystem e a SmartPOS proporciona mais segurança contra fraudes de troca de máquina porque possui alguns mecanismos de controle:

  • No cadastro do CNPJ tem a quantidade de SMART's que o cliente pode usar no CNPJ;
  • O Stone Code, Código de Ativação Stone e liberação de app, só pode ser obtido através da central e serve pra ativar o aparelho na configuração do sistema Linx.
  • Controle no sistema Linx: além de controlar as Smarts Ativas, quantidade, número de série, registro de operação, ativação apenas por CNPJ e conta utilizada, o cliente pode determinar o uso da Smart apenas com login e senha de usuários cadastrados no posto evitando o uso/autenticação externa e se ele quiser pode limitar o uso a apenas 1 único usuário.


  1. 2. Recebi um chamado da SmartPOS, como identificar se o problema é no software (Linx) ou no hardware (Maquininha Stone)?


Sabemos que o time de atendimento pode ser acionado em caso de dúvidas ou problemas na utilização da SmartPOS. Para prestar o melhor atendimento possível, é preciso fazer um diagnóstico detalhado se a requisição está relacionada ao hardware, que é a maquininha de vendas, ou ao software, o sistema da Linx integrado na máquina.

Os erros/dúvidas relacionadas ao Hardware estão vinculados ao funcionamento do aparelho e, nesses casos, você poderá conduzir o cliente para seguir o atendimento via RC Stone.

Por outro lado, os acionamentos relacionados à dúvidas/problemas durante a utilização das funcionalidades do PDV são atrelados ao funcionamento dos softwares da Linx e, nesse caso, o atendimento deverá ser realizado via RC Linx.

Para te ajudar, reunimos nesse artigo as principais dúvidas ou problemas relacionados a cada um deles e como direcionar o atendimento depois que o diagnóstico é realizado.


  1. 3.  Quais são os principais problemas de hardware e software da SmartPos integrada ao Autosystem e como direcionar ou resolvê-los?


Para te ajudar a identificar os principais problemas de hardware e software da SmartPos e como direcionar ou resolvê-los, criamos uma Matriz de apoio que você pode conferir aqui.

Além disso, na aba “Mensagens de Erro – SmartPOS" também separamos uma tabela com as principais mensagens de erro que podem aparecer na tela da SmartPOS e que cujos acionamentos devem ser encaminhados ao time resolvedor Stone.

Tenha acesso também à planilha de Manutenção de POS  para acesso aos possíveis problemas de hardware em que a Stone é o time resolvedor.