CONCILIAÇÃO

Vejamos a seguir os tipos de divergência e como conciliar o cartão para cada caso.

As divergências podem ser: “Bandeira não localizada”, “Divergência de Valor”, “Divergência de Parcelamento” e “Cartão não localizado”.

1.           Divergência: Cartão Não Localizado

São casos em que o cartão possui duas ou mais divergências entre o arquivo e o sistema (bandeira, parcelamento e valor), ou que possui divergências específicas de código de autorização, NSU, data (além do limite de tolerância cadastrada na regra de cartão) e filial.

Para identificar a divergência de "Cartão Não Localizado" será representada pelo ícone  :


Verifique se no painel na parte do sistema (lado direito), existe um cartão correspondente às informações do cartão selecionado do lado do arquivo que possa ser conciliado.

Ao encontrar um cartão do lado do sistema que possa ser conciliado com o cartão do lado do arquivo, selecione o e veja que será habilitado o botão "Conciliar"

É possível selecionar múltiplos cartões e realizar a conciliação ao mesmo tempo de acordo com os cartões selecionados.

Após selecionar os cartões, clique no botão “Conciliar". Será exibida a mensagem:

A conciliação irá alterar os dados divergentes do lado do sistema conforme as informações do lado do arquivo.

Após conciliados, os cartões não serão mais exibidos na tela.

IMPORTANTE

  • Quando não houver cartão na área do sistema que possa ser conciliado com o cartão do arquivo, verifique a necessidade de incluir um cartão manualmente ou de efetuar a conferência de caixa, para que os movimentos de loja sejam gerados no financeiro.
  • Se uma dessas ações for realizada, processe novamente o arquivo manualmente através da tela “Processamento de Conciliação de Cartão” e faça nova consulta na tela de “Conciliação de Venda de Cartão New"

  • Se o novo cartão incluso encontrar correspondência no arquivo, ele será conciliado automaticamente, caso contrário, será possível conciliá-lo manualmente, conforme descrito acima.

2. Divergência: Bandeira não localizada, divergência de parcelamento e divergência de valor


São casos em que o sistema localizou o cartão no sistema, porém existem divergências a serem corrigidas, que podem ser de bandeira, parcelamento (parcelas em número maior no arquivo e menor no sistema) ou valor (superior à tolerância configurada).

Marque os cartões correspondentes e clique no botão “Conciliar”.

Após a correção, o cartão não será exibido nas pendências de conciliação e passará a ser exibido nas colunas correspondentes aos cartões conciliados no resumo de conciliação.

2.1 Conciliando um cartão com bandeira não localizada
Esse tipo de divergência ocorrerá quando for localizado um cartão com dados correspondentes no sistema, porém com divergência de bandeira.

Para identificar a divergência “Bandeira não localizada”, será representada pelo ícone   .


Vejamos um exemplo em que os dados do cartão são coincidentes entre o arquivo e o sistema, exceto pela bandeira.

Visualize os detalhes do cartão, observe que somente a bandeira se encontra divergente entre os cards.

Selecione o card do lado do arquivo (parte esquerda do painel).

Para resolver o problema de divergência de bandeira será necessário vincular o código da bandeira utilizando na conciliação. Essa configura é feita na tela Cadastro de Bandeira TEF, disponível no ambiente FEDERADO

Após o ajuste, o sistema tentará conciliar novamente o cartão ao realizar o processamento.

  • Sem rótulos