Aqui você vai encontrar:
O que é a ferramenta?
O Controle de Integração do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) oferece um panorama detalhado das suas operações. Nessa interface, os usuários podem configurar e supervisionar a troca de informações entre sua empresa e o SCPC. As opções de filtragem incluem a descrição da empresa, o tipo de operação desejado (inclusão, exclusão etc.), bem como o status dos clientes. Além disso, é possível aplicar filtros específicos por cliente, período ou dias de atraso, e escolher critérios de ordenação.
A configuração da integração envolve a criação de regras para grupos de empresas que planejam utilizar o SCPC. Os usuários precisam inserir suas credenciais de usuário e senha da operadora do SCPC, bem como cadastrar clientes para inclusão ou exclusão no SCPC.
Após o envio, os clientes têm seu status alterado para bloqueado e são marcados como "Seprocados" no SCPC, e há a opção de removê-los posteriormente. O texto também destaca que a configuração do status do cliente após a remoção do SCPC depende das configurações prévias definidas no sistema.
Dúvidas frequentes (FAQ)
A ferramenta é gratuita dentro do SetaERP?
Não. Para usar essa tela, é necessário um valor de investimento que deve ser contratado com o nosso time de Customer Success.
Você pode acessar o retaguarda > SetaStore e procure 'Consulta SCPC'
Clique em Tenho Interesse, preencha o formulário e aguarde o contato do time de Customer Success que irá conversar sobre o valores, ativação, configuração e assuntos relacionados.
Veja as principais dúvidas sobre proteção de crédito
Veja as principais dúvidas sobre a integração SCPC no SetaERP
Manual de uso da ferramenta
Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta
Como configurar as permissões de acesso
Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso.
Parâmetros Globais
- Acesse os Parâmetros Globais > aba Financeiro, SCPC utilizado:
- SCPC Normal (processo antigo do SETA),
- SCPC Integrado (processo por P.A.) e
- SCPC Padrão (novo processo integrado - tela)
Validando a aba SCPC no cadastro do Cliente
Funcionalidade do Controle de Integração do SCPC
Acesse o Retaguarda > Financeiro > Controle de Integração do SCPC
Essa é a tela de operação do Controle de SCPC. Ela possui alguns filtros que vamos detalhar em seguida:
Descrição: Descrição da empresa conforme o nome.
Operação: Qual o tipo de operação será utilizado.
a) Inclusão: Incluir títulos automaticamente;
b) Exclusão: Excluir títulos automaticamente;
c) Seprocados: Listagem dos títulos seprocados;
d) Exclusão Manual: Exclusão manual do título no sistema, porém não integrado automaticamente no órgão de proteção ao lojista.
Status: Esse campo só é habilitado quando a operação está selecionada com a opção INCLUSÃO.
a) Todos: Todos os clientes que possuem títulos em aberto conforme parametrização;
b) Permite envio: Somente clientes que estão habilitados para o envio do título conforme parametrização;
c) Com divergência: Títulos que estão com divergência dentro do sistema;
d) Desabilitados: Clientes que estão desabilitados;
Cliente: Possibilidade de filtrar apenas os títulos de determinado cliente;
Filtrar por: Possibilidade de filtrar por Período ou Dias de atraso;
Ordenar por: Possibilidade de ordenar por NOME CLIENTE, DOCUMENTO, ATRASO MINIMO e EMPRESA.
Configuração da Integração SCPC
Na tela principal do controle de integração do SCPC possui um botão chamado configurações, conforme imagem abaixo:
Ao clicar no botão configuração o sistema apresenta a seguinte tela:
Se estiver com a cor cinza é porque a configuração efetuada está desativada. Para validar esta informação, selecione ele e clique em Editar e estiver selecionado o checkbox Desativar configuração
Nessa tela podemos inserir as regras e definir essas por grupos de empresas que vão utilizar o SCPC, onde informamos a operadora utilizada, o nome do grupo da empresa, e as empresas de determinado grupo, e o campo Regra é definido qual o modelo de regra que esse grupo vai assumir.
Ao clicar em NOVO o sistema apresenta a tela de configuração onde é parametrizado conforme as orientações repassadas pelo cliente e pela operadora do SCPC que o cliente utiliza.
Existem três regras ao configurar uma dentro do controle de Scpc:
- Regra 01: inclusão título a título (envia todos os títulos),
- Regra 02: inclusão um único título por cliente (regra por maior ou menor título vencido),
- Regra 99 (por P.A.)
- Marcar padrão (para aparecer na tela inicial)
Inserir o usuário e senha da operadora no controle SCPC
Na tela de regras cadastradas, existe uma opção chamada, CADASTRO DE USUÁRIO, conforme imagem abaixo:
Ao clicar nesse botão o sistema abre a seguinte tela:
Nessa tela consta o código da empresa, o usuário e senha repassado pela operadora do SCPC e o código do associado.
Quando clicar em novo, é possível cadastrar um novo usuário e senha de operadora do SCPC, conforme imagem abaixo:
Depois de configurado como posso enviar um título de cliente para o SCPC?
Na tela de controle de integração do SCPC no campo Operação selecionar a opção inclusão e clicar em filtrar
Após isso o sistema trará todas as informações de todos os títulos que entraram na regra para envio do cliente para o SCPC.
O SetaERP mostra na ferramenta quais os títulos que estão permitidos para serem enviados, pois existem algumas informações que são obrigatórias para inclusão dos títulos do cliente no SCPC. Para isso contamos com os semáforos:-
- Verde: Títulos perfeitos, prontos para serem enviados;
- Amarelo: Títulos que devem ter atenção. Configurados de acordo com os alertas;
- Vermelho: Títulos com divergências (observar). Após a correção ficarão verde ou amarelo.
A integração com o SCPC ocorre de 2 formas e tudo depende da integradora:
- Arquivos (.txt, .csv, entre outros);
- Internet (xml/webservice).
Na lateral, temos opções de ocorrência que podemos ver as ocorrências geradas para determinado cliente selecionado, temos o botão financeiro que podemos ver o histórico financeiro do cliente e temos a parte de cadastro que podemos visualizar o cadastro do cliente, é possível visualizar os vinculado ao cliente e imprimir uma listagem dos clientes que devem ser enviados para o SCPC conforme critério.
No exemplo abaixo foi enviado apenas um cliente para o SCPC
Ao confirmar o envio o sistema apresenta a seguinte mensagem:
Como fica o cadastro do cliente após a inclusão?
Após o envio do cliente para o SCPC, o cliente fica com o status bloqueado e com status do SCPC Seprocado.
Como faço para remover um cliente do SCPC?
Funciona ao processo semelhante a inclusão, porém na tela de Controle de integração do SCPC basta selecionar a operação EXCLUSÃO, clicando em Filtrar:
O sistema trará todos os títulos que foram pagos ou renegociados de clientes que estavam com restrição junto ao SCPC.
No exemplo abaixo vamos remover um cliente do SCPC
Após Retirar o cliente do SCPC o sistema apresenta a seguinte mensagem:
Como fica o cadastro do cliente após a remoção do SCPC?
O status do cadastro do cliente fica de acordo com a parametrização feita nas configurações do SCPC, nessa opção podemos escolher, se ao remover o cliente o status fica como bloqueado ou ativo, nesse exemplo abaixo, a configuração do cliente esta para deixar o status do cliente como ATIVO e Status SCPC Reabilitado.
Processo de Integração
- Solicitar o layout para homologação, os dados de acesso (usuário/senha) e o arquivo inicial para comparação das informações (Entidade x SetaERP) e em seguida realizar a importação
Obs.: Entidades Homologadas: Sophus e SPC Brasil - Realizar teste em uma base de backup para depois replicar na base de produção
- Comparação: O processo de comparação é feito para se ter uma ideia de tudo que há no sistema e tudo que há no arquivo .csv com as informações dos títulos ativos que estão no SCPC
Obs.: Pode ser que na importação dos títulos do sistema anterior para o SetaERP, as informações não ficaram de acordo com o que deveria em relação a lista de seprocados do SCPC.
Dica: Salvar a comparação em excel antes de confirmar o processo de importação.
- Importação: O processo de importação é executado para deixar as informações dos títulos do SetaERP iguais as informações do SCPC. Será feito a leitura do arquivo e tudo que estiver nele passará para o sistema (após feita a comparação, não vai habilitar se tiver títulos de cor “vermelho”)
Importação: No processo de importação podemos forçar o encontro dos títulos através das regras:
- Padrão: Regra que buscará os títulos idênticos. SetaERP = SCPC;
- Personalizada: Customizada por ponto de ajuste. À definir;
- Maior vencimento: Buscará vincular os títulos que não foram encontrados, primeiro vinculando os títulos que estão no arquivo (SCPC) com o do sistema (SetaERP) que tenham maiores vencimento. (Vence primeiro);
- Menor vencimento: Regra inversa à regra do maior vencimento. É a mais utilizada, pois vincula o título que está no SCPC à títulos no sistema que terá um tempo maior para o seu vencimento (Caducar). (Vence por último)
Observações Gerais:
- Tabela: log_scpc (tem um campo “financeiro” com o vínculo da tabela “financeiro_titulo”)
- Processo de inclusão e exclusão (gera um relatório no final)
- Arquivo que a entidade enviar, deverá estar no formato CSV