1 Permissões
Atenção!
Para que seja possível utilizar essa funcionalidade:
- O DTEF precisa estar instalado e configurado;
- O módulo precisa estar ativo no DTEF par aa consulta de cheque.
Esta funcionalidade precisa de algumas permissões de usuário. Para fazer as devidas configurações, faça o seguinte:
- Acesse o sistema;
- Acesse o caminho Configurações > Usuários > Grupos de usuários;
- Na tela Grupo de usuários, acesse a guia Configurações e pesquise pelos seguintes itens:
- Finalizar venda com restrição: com esta permissão ativa, o usuário pode finalizar a venda mesmo que o cheque possua alguma restrição;
- Finalizar venda sem consulta: com esta permissão ativa, o usuário pode finalizar a venda sem fazer a consulta do cheque.
- Após identificar os itens, marque o valor de cada um deles como Sim para os usuários que terão as devidas permissões na rotina.
Observação
Caso os itens Finalizar venda com restrição e Finalizar venda sem consulta estejam definidos como Não, no momento da venda será necessário inserir um usuário que tenha as devidas permissões para que seja possível fazer a finalização da venda.
2 Configurações
Configuração do motivo de movimentação
Torna-se necessário cadastrar um motivo de movimentação para que a rotina de consulta de cheque via D-TEF funcione. Para isso:
- Acesse o sistema;
- Acesse o caminho Cadastros > Motivos de movimentação;
- Na tela Motivos de movimentação, cadastre um motivo de movimentação;
- Na guia Informações, preencha o campo Consulta de cheque (presente na sub-guia também chamada Informações) como DTEF;
- Clique no botão Salvar.
3 Como utilizar a consulta de cheques via DTEF
Atenção!
Para que seja possível utilizar a consulta de cheques, o PDV precisa estar a opção D-TEF ativa. Para isso, é preciso verificar e/ou ajustar essa configuração:
- Acesse o caminho Menu > Configurações;
- Dentro das Configurações, acesse o módulo TEF;
- Selecione a opção TEF Direção (D-Tef);
- Salve as configurações.
Para utilizar esta rotina, veja as orientações abaixo.
- Acesse o PDV;
- No PDV, tecle F3 (que é o atalho para chamar a consulta de cheques);
- Na janela TEF, selecione uma das seguintes opções:
- 1 - CPF;
- 2 - CNPJ.
- Digite o número do documento selecionado;
- Após digitar o número, clique no botão Confirmar (ou clique no atalho, que é a tecla F5);
- Digite a data de quando o cliente se tornou cliente do estabelecimento e clique em Confirmar (ou tecle F5);
- Selecione o modo de entrada, podendo ser:
- 1 - CMC7 LIDO;
- 2 - CMC7 DIGITADO.
- Digite o CMC7 (que é o número do cheque) e, então, clique em Confirmar (ou tecle F5);
- Digite o C1 do cheque e clique em Confirmar (ou tecle F5);
- Digite o C2 do cheque e clique em Confirmar (ou tecle F5);
- Digite o valor do cheque e clique em Confirmar (ou tecle F5);
- Informe a data de vencimento e clique em Confirmar (ou tecle F5);
- Após informar a data de vencimento do cheque, a mensagem Deseja informar novo cheque? será apresentada com as seguintes opções:
- Não: selecionando esta opção, a comunicação com o D-TEF será feita para consultar o cheque;
- Sim: ao selecionar esta opção, pode-se informar os dados de um novo cheque para consulta.
Quando a transação é aceita, o sistema finaliza o processo de consulta e, então, os dados do cheque são impressos.
Para fazer o fechamento da venda com o com cheque, siga os passos abaixo:
- Clique no botão ou digite o atalho que refere-se ao pagamento com cheque;
- Na tela Cheque, digite as informações do cheque em questão;
- Clique no botão Confirmar (ou tecle F5, que é a tecla de atalho).
Informações importantes
- Caso a venda esteja sendo finalizada com um cheque que ainda não foi consultado, a mensagem Atenção! Cheque não foi consultado! Deseja continuar? será apresentada na tela com as opções Sim e Não. Clicando em Sim, a venda será finalizada sem o cheque ser consultado; optando por Não, a venda não será finalizada;
- Caso a venda esteja sendo finalizada com um cheque que possui alguma restrição, será exibida uma mensagem na tela, contendo as opções Sim e Não. Clicando em Sim, a venda será finalizada mesmo com o cheque tendo alguma restrição; optando por Não, a venda não será finalizada;
- Caso o usuário logado no sistema não tenha permissão para finalizar uma venda sem consulta ou para finalizar uma venda cujo cheque tenha alguma restrição, torna-se necessário um usuário com as devidas permissões inserir suas credenciais no sistema para poder dar continuidade aos processos;
- As informações de retorno da consulta do cheque ao D-TEF são armazenadas em Banco de Dados. Com isso, uma vez o cheque consultado, qualquer PDV do estabelecimento pode aceitá-lo;
- Caso o sistema não consiga obter retorno do D-TEF na consulta, a mensagem Ocorreu um erro! Transação de consulta de cheque não efetuada é exibida na tela.