- Criado por Lucas Vinicius Mendes, última alteração por Andre Luiz De Andrade Mota em mar 04, 2024
Veja nesta página: Principais rotinas do processo de inventários
Objetivo
Inventário geral de (Estoque próprio)
Objetivo
Este artigo tem como objetivo descrever o processo de inventários no e-Millennium GO, onde a principal função é acompanhar e gerenciar os níveis de estoque, garantindo que haja um controle preciso sobre a quantidade, valor e movimentação dos itens armazenados.
Inventário Geral (Estoque próprio)
O inventário do estoque próprio se refere aos produtos, materiais ou mercadorias que estão fisicamente presentes nos armazéns ou instalações da própria empresa. Esses itens estão sob a responsabilidade direta da empresa e fazem parte dos ativos dela. O controle, a contagem, a manutenção e a movimentação desses produtos são gerenciados internamente pela equipe de logística, estoque ou operações da empresa.
Configurações dos Campos na Inclusão do Inventário
Observe abaixo o guia de configurações para realizar o inventário geral de estoque próprio.
Tipo de Estoque: selecionar a opção Próprio, pois o inventário se refere aos produtos, materiais ou mercadorias que estão fisicamente presentes nos armazéns ou instalações da própria empresa.
Modo de Data: o modo de data é o campo utilizado para parametrizar e ajustar a data da realização do inventário, onde estão disponíveis três formatos para o operador, sendo eles: Atual, Retroativo - Início do Dia, Retroativo - Final do Dia.
- Atual: o Inventário é realizado e ajustado no mesmo dia, imagine que a loja está com suas operações paradas apenas para realizar o inventário e ajustar o estoque no mesmo dia;
- Retroativo - Início do Dia: é utilizado quando o inventário é realizado antes da data de seu ajuste, com essa opção você informa qual a data que foi realizada através do campo Data, e o ajuste será executado dando entrada da contagem no início do dia selecionado e com a baixa de todas as movimentações desse dia selecionado;
- Retroativo - Final do Dia: é utilizado quando o inventário é realizado antes da data de seu ajuste, com essa opção você informa qual a data que o inventário foi realizado através do campo Data e o ajuste será executado dando entrada da contagem no final do dia selecionado, sendo assim, não será dado a baixa nas movimentações do dia selecionado.
Tipo de Produto: selecione o tipo de produto que terá na contagem (Matéria-Prima, Produto Acabado e Material de Consumo).
Permite Contagem sem Informar Lote: permite que os produtos que realizam o controle de lote por chassi através da geração automática não sejam obrigados a bipar o lote durante a contagem do inventário, pois esse processo será realizado e gerado automaticamente.
Como Incluir um Inventário Geral de Estoque Próprio
- Para realizar a inclusão do inventário, acesse a tela do sistema através do caminho: Logística > Estoque > Inventário;
- Clique em Incluir Inventário;
Preencha os campos conforme demonstrada acima na seção "Configurações dos campos na inclusão do inventário";
- Clique em Salvar.
Após ser realizado o cadastro do inventário iremos liberá-lo pra contagem no botão Liberar Contagem na tela inicial, selecionando o inventário e clicando em Executar.
Inventário Geral (Estoque em poder de terceiro)
O estoque em poder de terceiro é quando a posse física dos produtos ou mercadorias não está nas instalações da empresa, mas sim nas mãos de uma organização externa, que pode ser um fornecedor, distribuidor, parceiro logístico ou outro tipo de terceiro. Isso significa que a empresa ainda possui os produtos, mas eles estão localizados em um local de controle direto dela. Esse estoque é frequentemente mantido em locais como depósitos de terceiros ou centros de distribuição externos.
Configurações dos Campos na Inclusão do Inventário
Observe abaixo o guia de configurações para realizar o inventário geral de estoque em poder de terceiro.
Tipo de Estoque: selecionar a opção Em Poder de Terceiros, que é quando posse física dos produtos ou mercadorias não está nas instalações da empresa, mas sim nas mãos de uma organização externa, que pode ser um fornecedor, distribuidor, parceiro logístico ou outro tipo de terceiro
Modo de Data: o modo de data e o campo utilizado para parametrizar e ajustar a data da realização do inventário, onde estão disponíveis três formatos para o operador, sendo eles: Atual, Retroativo - Início do Dia, Retroativo - Final do Dia.
- Atual: o Inventário é realizado e ajustado no mesmo dia, imagine que a loja está com suas operações paradas apenas para realizar o inventário e ajustar o estoque no mesmo dia;
- Retroativo - Início do Dia: é utilizado quando o inventário é realizado antes da data de seu ajuste, com essa opção você informa qual a data que foi realizado através do campo Data, e o ajuste será executado dando entrada da contagem no início do dia selecionado e com a baixa de todas as movimentações desse dia selecionado;
- Retroativo - Final do Dia: é utilizado quando o inventário é realizado antes da data de seu ajuste, com essa opção você informa qual a data que o inventário foi realizado através do campo Data e o ajuste será executado dando entrada da contagem no final do dia selecionado, sendo assim, não será dado a baixa nas movimentações do dia selecionado.
Tipo de Produto: selecione o tipo de produto que terá na contagem (Matéria-Prima, Produto Acabado e Material de Consumo).
Permite Contagem sem Informar Lote: permite que os produtos que realizam o controle de lote por chassi através da geração automática não sejam obrigados a bipar o lote durante a contagem do inventário, pois esse processo será realizado e gerado automaticamente.
Como Incluir um Inventário Geral de Estoque em Poder de Terceiro
- Para realizar a inclusão do inventário, acesse a tela do sistema através do caminho: Logística > Estoque > Inventário;
- Clique em Incluir Inventário;
Preencha os campos conforme demonstrado acima na seção "Configurações dos campos na inclusão do inventário";
- Clique em Salvar.
Após ser realizado o cadastro do inventário iremos liberá-lo pra contagem no botão Liberar Contagem na tela inicial, selecionando o inventário e clicando em Executar.
Contagem de Inventário
A contagem de inventário de estoque é fundamental para manter a saúde e a organização financeira da sua empresa por conta do controle do valor estocado, irá também garantir um bom atendimento e satisfação de seu cliente por atender prontamente suas demandas, irá melhorar a eficiência operacional e ajudará a tomar decisões estratégicas de venda ou fabricação de produto.
Como Realizar uma Contagem de Inventário
- Para realizar uma contagem de inventário, acesse a tela do sistema através do caminho: Logística > Estoque > Contagem de Inventário;
- Clique em Incluir Contagem de Inventário;
Selecione o inventário que deseja iniciar no campo Inventário;
- Adicione os produtos na tabela;
- Clique em Efetivar.
A inclusão de produtos na contagem do inventário refere-se ao processo de adicionar novos produtos ou itens ao registro de estoque durante a fase de contagem física do inventário. Isso pode ocorrer quando novos produtos foram adquiridos, produzidos internamente, doados ou de alguma forma incorporados ao estoque da empresa.
No e-Millennium Go temos três formas de incluir os produtos, que são:
Por código de produto: abrindo a grade do produto e informando e informando a quantidade por grade.
Por Coletor de Dados: onde o usuário efetua a leitura de todos os códigos de barras através de um coletor, após o término da contagem física descarregando o arquivo “txt.” Com toda a contagem e importa todos os dados desse arquivo para dentro do sistema e-Millennium GO.
- Contagem Externa RFID: o RFID é um sistema para identificar objetos, transmitindo dados sobre os mesmos, através de ondas de radiofrequência. Para isto, são usadas tags RFID, que são simplesmente uma antena e um chip integrados dentro de uma etiqueta.
Observação
- A contagem de produtos para a inclusão no inventário pode ser parcial, onde o usuário tem a opção de pausar e retomar a contagem em um outro momento;
- Oque pode fazer com que o estoque esteja incorreto?:
- Por vezes, o estoque pode ficar com sua contagem a cima ou abaixo do que se tem registrado, por erro no recebimento ou contagem, pode ser também erro por digitação ou escrituração da nota;
- Ou uma diferença menor, uma quebra no estoque por conta de uma movimentação de saída que não contou no estoque.
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