Veja nesta página: como realizar a configuração da ficha técnica
Objetivo

Configurando uma ficha técnica

Guia Geral

Guia Consumos

Guia Anotações

Incluindo uma foto

Objetivo


Elaboração de uma ficha técnica, documento detalhado que contém informações específicas sobre todos os materiais utilizados na fabricação de um produto, assim como o consumo de cada matéria-prima utilizada nas fases pelas quais uma ordem de produção deverá passar durante o processo.

Os consumos são definidos individualmente para cada material em sua fase específica, sempre considerando a grade de tamanhos (cor/estampa/tamanho) do produto. Como cada produto tem o seu ciclo de produção, a ficha técnica estará sempre ligada aos ciclos e fases cadastradas no e-Millennium GO.

Configurando uma ficha técnica


A ficha técnica é um documento essencial no processo de produção, pois permite controlar a qualidade e o custo dos produtos fabricados em uma indústria, garantindo a padronização da produção, o controle de materiais e a redução de perdas.

Guia Geral


Para incluir uma ficha técnica no e-Millennium GO, siga os passos abaixo. Lembrando que, para isso, é necessário já ter o produto acabado cadastrado (Produtos e Serviços > Produtos), assim como todos os materiais que serão utilizados (Produtos e Serviços > Matérias-Primas)

1. Acesse a página Listar Fichas Técnicas pelo caminho Produção > Cadastros > Fichas Técnicas. Cliquem no botão Incluir Ficha Técnica;

2. Na guia Geral, campo Descrição, sugerimos, para facilitar a identificação, utilizar o código e o nome do produto para o qual a ficha está sendo criada. Por exemplo: 00002 - CAMISA POLO;

3. Caso haja mais de uma ficha técnica para o mesmo produto, ligue o parâmetro Aprovado para indicar a ficha aprovada. Será habilitado campo para a inclusão da Data de Aprovação;

Se é esta a ficha que irá acompanhar o produto durante o processo produtivo, ligue o parâmetro Atual;

4. Na seção Descrições, selecione o Ciclo de produção e o Produto (Pré-cadastrados); 

5. Informe o Custo/Hora (por exemplo, R$ 5,00) e o Tempo Estimado (horas) (por exemplo, 2 horas) para a produção de uma peça.

Os campos Custo/Hora e Tempo Estimado referem-se sempre a unidades e não a toda a produção.

Observação: multiplicando o tempo estimado pelo custo/hora obtém-se o custo de produção que será visualizado na Ficha de Custo do produto.

6. A Tabela de Serviços é útil quando alguma fase do processo produtivo precisa ser terceirizada em uma oficina externa. Vale lembrar que os valores da Tabela de Serviços influenciam diretamente os resultados da Ficha de Custo. Veja o preenchimento de algumas colunas:

    • Oficina: selecione a oficina ou o prestador que irá executar o serviço.
    • Fase: mostra todas as fases que foram cadastradas no ciclo. Selecione aquela na qual o serviço será utilizado.
    • Serviço/Digitado: nesta coluna, inclua o serviços que será fornecido.
    • Custo: informe o valor do serviço para que o sistema possa lançá-lo na Ficha de Custo.

Nota

Se forem feitas alterações no Cadastro de Serviços, o sistema irá alterar automaticamente a ficha técnica e, consequentemente, a Ficha de Custo também. No entanto, o inverso não ocorre, as alterações feitas na ficha técnica não afetam o Cadastro de Serviços. 

7. Na Tabela de Custos/Hora, inclua o tempo em horas e o custo por hora de cada peça em cada fase de produção;

Guia Consumos


Na guia Consumos, informe todos os materiais utilizados na confecção do produto, especificando as cores, medidas, quantidades e a fase na qual serão empregados. Para isso:

1. Clique no asterisco da Tabela de Consumos (ou digite CTRL + i). Será aberta a tela Componente. Selecione a Fase, o Produto (matéria-prima) e informe o Consumo desse material para a produção de cada unidade;

2. Na parte inferior da tela, o consumo é lançado para cada tamanho e cor;

3. No lado direito da Tabela de Consumos há três seções: Estampas, Cores e Tamanhos nas quais você poderá fazer as combinações de cores e tamanhos. Por exemplo: relacionar as cores da matéria-prima botão às respectivas cores do produto acabado camisa, assim como, para cada tamanho do produto acabado (camisa P, M e G), informar o tamanho do material (Tecido Tricoline Especial 100% Algodão);

👉 Note as duas opções do campo Tipo de Consumo. A Quantidade é utilizada para produtos acabados e o Percentual é para produção de tecidos, por exemplo, 70% de fio de algodão e 30% de fio de poliéster.

Atenção

A partir das especificações dos materiais, serão feitas: baixas no estoque, geração de necessidade de compra e geração de pedidos de compra. Logo, os lançamentos feitos de forma incorreta irão gerar informações imprecisas para o departamento de compras.

4. Por fim, clique em Efetivar.

Dica

Ao clicar em Efetivar, o sistema informará que o comando foi executado com sucesso e disponibilizará duas ações, acessadas por meio dos botões Documentos da Ficha ou Ficha de Custo. Ou, se desejar, basta clicar em OK para encerrar o cadastro da Ficha Técnica.

Guia Anotações


Após lançar todos os materiais, na guia Anotações, você pode incluir orientações para quem for trabalhar com a ficha técnica. Por exemplo: "Costurar etiqueta na manga do lado direito", "Costurar bolso na frente do lado esquerdo".

Incluindo uma Foto


Para vincular uma foto à ficha técnica, siga os passos abaixo:

1. Após concluir a criação da ficha técnica, volte à página Listar Fichas Técnicas (Produção > Cadastros > Fichas Técnicas), busque, selecione e, em seguida, dê duplo clique sobre ela ou clique no botão Alterar Dados Gerais;

2. Na parte inferior da tela, clique no botão Fotos. Será aberta uma nova tela. Clique em Inclui/Altera foto;

3. Dê um duplo clique sobre o campo onde ficará a foto e busque a imagem (JPG). Se desejar, também há um campo para incluir uma Descrição;

4. É possível ter mais de uma foto na ficha. Utilize o campo Ordem para definir a sequência;

5. Por fim, clique em Grava alteração.


Próximos tópicos:

Fornecedores/Oficinas

Geração de necessidade de matéria-prima

  • Sem rótulos