Veja nesta página: Todo processo de edição do dicionário de dados
Objetivo
Instalação
Acesso
Incluir dicionário de dados
Alterar dicionário de dados
Excluir dicionário de dados

Consultar dicionário de dados

Importar arquivo de dicionário de dados (DBD)

Inclur item em um dicionário de dados

Publicar DBD

Objetivo


Este artigo tem como objetivo descrever a ferramenta de editor de dicionário de dados, que permite que usuários avançados (consultores do time de Serviços e franqueados, preferencialmente) possam realizar alterações no banco de dados através de telas do sistema, de forma mais visual e organizada.

Instalação


Para instalação, executar o instalador “Millennium_IDE.minst”, já encontrado no diretório \Wts\Modules.

Observação

Também é possível realizar a instalação do módulo através da tela de Monitoramento de Módulos.

Acesso


Acesse em: Utilitários\Administrador\Millennium Studio\Dicionário de Dados.

Tela de Lista

Incluir dicionário de dados


Acesse em: Utilitários\Administrador\Dicionário de Dados.

  1. Clicar em Inclui Dicionário de Dados
  2. Incluir um nome para o banco de dados de sua preferência
  3. Clicar em Salvar no menu inferior esquerdo

A ferramenta retornará à tela do editor de dicionário de dados.

Alterar Dicionário de Dados


  1. Selecione o dicionário na lista de pesquisa e acione a opção “Alterar Dicionário de Dados”;
  2. Realizar as alterações conforme necessidade encontrada.

Excluir Dicionário de Dados


  1. Selecione o dicionário de dados na lista de pesquisa e acione o link “Excluir Dicionário de Dados”.

Consultar Dicionário de Dados


  1. Selecione o dicionário de dados na lista de pesquisa e acione o link “Consultar Dicionário de Dados”;
  2. A ferramenta exibirá as informações do dicionário de dados selecionado apenas em forma de consulta, sem a possibilidade de realização de alterações.

Importar Arquivo de Dicionário de Dados (DBD)


A ferramenta permite que um arquivo “.Dbd” seja importado para que possa ser alterado conforme necessário.

Acesse o Menu “Outras Funções”, opção “Importar DBD” na tela de lista de dicionários de dados:

Seleção de Arquivo


Ao carregar a tela, selecione o arquivo desejado:

Incluir Item em um Dicionário de Dados


A ferramenta permite que um arquivo “.Dbd” seja importado para que possa ser alterado conforme necessário.

Na inclusão de itens, acionada através do link “Incluir Item”, será possível incluir:

  • Tabelas
  • Views

Observação

A tela oferece o mecanismo de busca para todos os tipos de item, acessado através do ícone ‘lupa’ do topo da lista de itens.

Tabelas


Incluir o nome da tabela desejada no campo “Nome”:

Definindo Características

As definições das características básicas da tabela são realizadas na seção do cabeçalho da tela de inclusão/alteração do item:



Nome

Descrição

Versão

Versão da tabela (que é incrementada após cada alteração salva realizada)

Nome

Nome definido para a tabela

Descrição

Descrição resumida da função da tabela

Criar Registro em Branco

Gera registro vazio na tabela com valores padrão (ex.: “-200000”) para facilitar joins do gerador de relatórios

Desabilitar Lock Escalation


Definindo Atributos (Campos)

As definições dos atributos da tabela e suas características devem ser feitas na grid disponível:

Nome

Descrição

Flag

Marcações do atributo:

  • Requerido
  • Cod. Default
  • Nome Default
  • Calculado

Nome

Nome do atributo

Tipo

Tipo do parâmetro (conforme disponíveis)

Tamanho

Tamanho do campo

Precisão

Indicador de decimais – quando 0(zero), indica valor inteiro

Default

Define que é um campo com valor padrão

Finalidade do Campo

Descreve a finalidade de aplicação do campo na tabela

Regra


Definindo Índices

As definições dos índices da tabela e suas características devem ser feitas na grid disponível.


Nome

Descrição

Flags

Marcações dos tipos de índices:

  • Primário
  • Secundário
  • Único
  • Descendente
  • Cluster

Nome


Campos

Define quais atributos da tabela serão relacionados ao índice – conforme imagem ilustrativa a seguir

Incluir

Verificar com Luiz

Ao acionar o ícone ‘lupa’ das colunas “Campos” e “Incluir”, a ferramenta carregará o pop-up abaixo para o relacionamento dos índices.

Definindo Relações da Tabela

Incluir Descrição....

Nome

Descrição

Tipo


Obj. Relacionado


Campos deste Obj.


Campos outro Obj.


Definindo Dependências

Exibe as dependências entre campos e tabelas, realizado de forma automática.


Nome

Descrição

Tipo


Objeto


Definindo Checks

É possível criar checks, que são validações baseadas em gatilhos do banco de dados:

Nome

Descrição

Posição

Ordem de execução – quando as posições forem iguais (como no exemplo, “99”), será seguida a ordem de criação

Nome

Nome da trigger a ser executada

Executar

Define o momento da exeução:

  • Antes do gatilho (AFTER)
  • Depois do gatilho (BEFORE)

Tipo

Tipos de Gatilho:

  • DELETE
  • INSERT
  • UPDATE

Views


Incluir o nome da view  desejada no campo “Nome”:


Definindo Características

As definições das características básicas da view são realizadas na seção do cabeçalho da tela de inclusão/alteração do item:

Nome

Descrição

Versão

Versão da view

Nome

Nome da view

Descrição

Descrição resumida da view

Materializada

Define se é uma view materializada ou não

Definindo Estrutura da View

Para definir a view (contrução das querys e comandos desejados) a ferramenta conta com um assistente com sugestão e correção da sintaxe digitada, baseado no “VS Code”:

Definindo Dependências

definir texto de introdução

Nome

Descrição

Tipo


Objeto


Definindo Checks

É possível criar chcks, que são validações baseadas em gatilhos do banco de dados:


Nome

Descrição

Posição

Ordem de execução – quando as posições forem iguais (como no exemplo, “99”), será seguida a ordem de criação

Nome

Nome da trigger a ser executada

Executar

Define o momento da exeução:

  • Antes do gatilho (AFTER)
  • Depois do gatilho (BEFORE)

Tipo

Tipos de Gatilho:

  • DELETE
  • INSERT
  • UPDATE

Recursos e Facilidades

A ferramenta conta com alguns recursos para facilitação do manuseio e utilização por conta do usuário.

1) Localizador de Texto

O editor de Sql da ferramenta contém o recurso de miniatura do código para que o usuário possa ter a situação de em que parte do código ele está atuando:


2) Opções de Escrita

Opções de formatação de texto do editor de querys.

Salvar Versão do Item em um Dicionário de Dados

O link “Salvar”, quando acionado, irá salvar as alterações o item selecionado em tela:

Salvar Todas as Alterações do Item em um Dicionário de Dados

O link “Salvar Tudo”, quando acionado, irá salvar todas as alterações realizadas em qualquer item:

Reverter Versão

As alterações serão revertidas e o item voltará à configuração anterior à ação

  1. Selecione o item no dicionário de dados e acione o link “Reverter Versão”
  2. Será exibida mensagem para confirmação da operação pelo usuário:

Publicar DBD


A função de publicação do DBD efetiva todas as alterações realizadas na estrutra do banco de dados referido.

  1. Selecione o dicionário de dados na lista de pesquisa e acione o link “Publicar DBD”


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