- Criado por Willian Covizzi Martines, última alteração por Andre Luiz De Andrade Mota em mar 01, 2024
Veja nesta página: Todo processo de edição do dicionário de dados
Objetivo
Instalação
Acesso
Incluir dicionário de dados
Alterar dicionário de dados
Excluir dicionário de dados
Importar arquivo de dicionário de dados (DBD)
Objetivo
Este artigo tem como objetivo descrever a ferramenta de editor de dicionário de dados, que permite que usuários avançados (consultores do time de Serviços e franqueados, preferencialmente) possam realizar alterações no banco de dados através de telas do sistema, de forma mais visual e organizada.
Instalação
Para instalação, executar o instalador “Millennium_IDE.minst”, já encontrado no diretório \Wts\Modules.
Observação
Também é possível realizar a instalação do módulo através da tela de Monitoramento de Módulos.
Acesso
Acesse em: Utilitários\Administrador\Millennium Studio\Dicionário de Dados.
Tela de Lista
Incluir dicionário de dados
Acesse em: Utilitários\Administrador\Dicionário de Dados.
- Clicar em Inclui Dicionário de Dados
- Incluir um nome para o banco de dados de sua preferência
- Clicar em Salvar no menu inferior esquerdo
A ferramenta retornará à tela do editor de dicionário de dados.
Alterar Dicionário de Dados
- Selecione o dicionário na lista de pesquisa e acione a opção “Alterar Dicionário de Dados”;
- Realizar as alterações conforme necessidade encontrada.
Excluir Dicionário de Dados
- Selecione o dicionário de dados na lista de pesquisa e acione o link “Excluir Dicionário de Dados”.
Consultar Dicionário de Dados
- Selecione o dicionário de dados na lista de pesquisa e acione o link “Consultar Dicionário de Dados”;
- A ferramenta exibirá as informações do dicionário de dados selecionado apenas em forma de consulta, sem a possibilidade de realização de alterações.
Importar Arquivo de Dicionário de Dados (DBD)
A ferramenta permite que um arquivo “.Dbd” seja importado para que possa ser alterado conforme necessário.
Acesse o Menu “Outras Funções”, opção “Importar DBD” na tela de lista de dicionários de dados:
Seleção de Arquivo
Ao carregar a tela, selecione o arquivo desejado:

Incluir Item em um Dicionário de Dados
A ferramenta permite que um arquivo “.Dbd” seja importado para que possa ser alterado conforme necessário.
Na inclusão de itens, acionada através do link “Incluir Item”, será possível incluir:
- Tabelas
- Views
Observação
A tela oferece o mecanismo de busca para todos os tipos de item, acessado através do ícone ‘lupa’ do topo da lista de itens.
Tabelas
Incluir o nome da tabela desejada no campo “Nome”:
Definindo Características
As definições das características básicas da tabela são realizadas na seção do cabeçalho da tela de inclusão/alteração do item:
Nome | Descrição |
Versão | Versão da tabela (que é incrementada após cada alteração salva realizada) |
Nome | Nome definido para a tabela |
Descrição | Descrição resumida da função da tabela |
Criar Registro em Branco | Gera registro vazio na tabela com valores padrão (ex.: “-200000”) para facilitar joins do gerador de relatórios |
Desabilitar Lock Escalation |
Definindo Atributos (Campos)
As definições dos atributos da tabela e suas características devem ser feitas na grid disponível:
Nome | Descrição |
Flag | Marcações do atributo:
|
Nome | Nome do atributo |
Tipo | Tipo do parâmetro (conforme disponíveis) |
Tamanho | Tamanho do campo |
Precisão | Indicador de decimais – quando 0(zero), indica valor inteiro |
Default | Define que é um campo com valor padrão |
Finalidade do Campo | Descreve a finalidade de aplicação do campo na tabela |
Regra |
Definindo Índices
As definições dos índices da tabela e suas características devem ser feitas na grid disponível.
Nome | Descrição |
Flags | Marcações dos tipos de índices:
|
Nome | |
Campos | Define quais atributos da tabela serão relacionados ao índice – conforme imagem ilustrativa a seguir |
Incluir | Verificar com Luiz |
Ao acionar o ícone ‘lupa’ das colunas “Campos” e “Incluir”, a ferramenta carregará o pop-up abaixo para o relacionamento dos índices.
Definindo Relações da Tabela
Incluir Descrição....
Nome | Descrição |
Tipo | |
Obj. Relacionado | |
Campos deste Obj. | |
Campos outro Obj. |
Definindo Dependências
Exibe as dependências entre campos e tabelas, realizado de forma automática.
Nome | Descrição |
Tipo | |
Objeto |
Definindo Checks
É possível criar checks, que são validações baseadas em gatilhos do banco de dados:
Nome | Descrição |
Posição | Ordem de execução – quando as posições forem iguais (como no exemplo, “99”), será seguida a ordem de criação |
Nome | Nome da trigger a ser executada |
Executar | Define o momento da exeução:
|
Tipo | Tipos de Gatilho:
|
Views
Incluir o nome da view desejada no campo “Nome”:
Definindo Características
As definições das características básicas da view são realizadas na seção do cabeçalho da tela de inclusão/alteração do item:
Nome | Descrição |
Versão | Versão da view |
Nome | Nome da view |
Descrição | Descrição resumida da view |
Materializada | Define se é uma view materializada ou não |
Definindo Estrutura da View
Para definir a view (contrução das querys e comandos desejados) a ferramenta conta com um assistente com sugestão e correção da sintaxe digitada, baseado no “VS Code”:
Definindo Dependências
definir texto de introdução
Nome | Descrição |
Tipo | |
Objeto |
Definindo Checks
É possível criar chcks, que são validações baseadas em gatilhos do banco de dados:
Nome | Descrição |
Posição | Ordem de execução – quando as posições forem iguais (como no exemplo, “99”), será seguida a ordem de criação |
Nome | Nome da trigger a ser executada |
Executar | Define o momento da exeução:
|
Tipo | Tipos de Gatilho:
|
Recursos e Facilidades
A ferramenta conta com alguns recursos para facilitação do manuseio e utilização por conta do usuário.
1) Localizador de Texto
O editor de Sql da ferramenta contém o recurso de miniatura do código para que o usuário possa ter a situação de em que parte do código ele está atuando:
2) Opções de Escrita
Opções de formatação de texto do editor de querys.
Salvar Versão do Item em um Dicionário de Dados
O link “Salvar”, quando acionado, irá salvar as alterações o item selecionado em tela:
Salvar Todas as Alterações do Item em um Dicionário de Dados
O link “Salvar Tudo”, quando acionado, irá salvar todas as alterações realizadas em qualquer item:
Reverter Versão
As alterações serão revertidas e o item voltará à configuração anterior à ação
- Selecione o item no dicionário de dados e acione o link “Reverter Versão”
- Será exibida mensagem para confirmação da operação pelo usuário:
Publicar DBD
A função de publicação do DBD efetiva todas as alterações realizadas na estrutra do banco de dados referido.
- Selecione o dicionário de dados na lista de pesquisa e acione o link “Publicar DBD”
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- Sem rótulos