1 Permissões


Para que seja possível fazer a integração, é preciso possuir determinadas permissões. As permissões descritas abaixo são sincronizadas e validadas no PDV, de acordo com cada funcionamento e comportamento descrito.

Permissão Alterar o vencimento de cheque no recebimento no caixa:

  • Esta permissão encontra-se no menu Financeiro > guia Recebimentos. Selecionando a forma de pagamento, o sistema exibe a janela Cheque (imagem de exemplo 1);
    • Caso o usuário não possua esta permissão: o campo Data Compensação fica bloqueado, não permitindo fazer edição;
    • Caso o usuário possua esta permissão: o campo Data Compensação fica desbloqueado, sendo possível editá-lo.


Permissão Aceitar cheque com CMC7 inválido (no AutoSystem, por sua vez, seja com ou sem permissão, não é permitido inserir CMC7 inválido):

  • Ao incluir o CMC7, o PDV verifica se o conteúdo informado é valido. Caso seja inválido:
    • Caso o usuário não possua permissão, o sistema solicita uma elevação de permissão. Ao informar os dados válidos, o foco retorna para o campo CMC7;
    • Caso o usuário possua permissão, o sistema segue a venda normalmente.


Permissão Aceitar cheques de terceiros:

  • Ao informar como forma de pagamento um cheque, o PDV valida se o portador é o mesmo cliente identificado na venda.  Caso seja diferente:
    • Usuário sem permissão: ao inserir um CPF/CNPJ diferente do identificado na venda, o PDV exibe uma janela de elevação de permissão (imagem de exemplo 2);
      • Caso o usuário inserido possua permissão, o sistema segue com a identificação do cheque normalmente;
      • Caso o usuário inserido não possua permissão ou a janela seja fechada, o PDV não permite a identificação de terceiros.
    • Usuário com permissão: o sistema segue com a identificação do cheque normalmente.


Permissão Aceitar cheque com CMC7 já cadastrado no sistema (no AutoSystem, por sua vez, seja com ou sem permissão, não é permitida a venda para o mesmo cheque):

  • Ao incluir o CMC7, o PDV verifica se o conteúdo informado já foi cadastrado no sistema como um cheque recebido. Se cadastrado:
    • Caso o usuário não possua permissão, o sistema solicita a elevação de permissão;
    • Caso o usuário possua permissão, o sistema segue com a venda normalmente.


Permissão Lançamento para cheque Devolvido:

  • Ao informar como forma de pagamento um cheque, o PDV valida se não existe restrição de cheque devolvido para o cliente identificado na venda;
  • Usuário sem permissão:
    • Ao confirmar o lançamento, o PDV exibe uma janela de elevação de permissão (imagem de exemplo 3);
    • Caso o usuário inserido possua permissão, o sistema segue com o lançamento do cheque normalmente;
    • Caso o usuário não possua permissão ou a janela seja fechada, o PDV não permite o lançamento.

Abaixo veja as imagens de exemplo:

Imagem exemplo 1: janela cheque


Imagem exemplo 2: elevação de permissão


Imagem de exemplo 3: elevação de permissão





2 Configurações


Acesse o menu Configurações > Gerais. Na guia Financeiro, há o campo Consumir apenas o crédito do portador do cheque na consulta de crédito de clientes. Essa configuração serve para definir se o consumo de limite de crédito, seja da forma de pagamento cheque ou geral, deve ser consumida apenas do portador, no caso o CPF/CNPJ informado no cheque.

  • Com o campo desmarcado: o sistema consulta o valor do cheque tanto no cliente da venda quanto no emissor do cheque, para os casos de cheque de terceiro onde o cliente não é o emissor do cheque.
    • O consumo é feito:
      • Na consulta de crédito de cliente;
      • Nas validações de crédito para lançamento de cheque.
  • Com o campo marcado: o sistema consulta o valor do cheque pelo CPF ou CNPJ dos dados do cheque somente.
    • O consumo é feito:
      • Na consulta de crédito de cliente;
      • Nas validações de crédito para lançamento de cheque.

Veja a imagem de exemplo do campo:


Configuração de cheque de terceiro




Prazo padrão, prazo mínimo e prazo máximo para cheque

O cadastro de prazo é feito no menu Cadastro > Motivo de Movimentação. Veja o comportamento dos campos no sistema:

  • Campo Prazo padrão (guia Forma de pagamento > Vencimento):
    • Se este campo for informado, será calculada a data de compensação com base no valor informado somando a data atual;
    • Caso não seja informado (campo zero ou nulo), a data de compensação será a mesma data atual.
  • Campo Prazo mínimo (guia Forma de pagamento > Vencimento):
    • Se o campo seja informado, o sistema não irá aceitar uma data menor do que o calculado com base no valor informado;
    • Caso não seja informado, o sistema não irá fazer validação de prazo mínimo.
  • Campo Prazo máximo (guia Forma de pagamento > Vencimento):
    • Se o campo for informado, o sistema não irá aceitar uma data maior do que o calculado com base no valor informado;
    • Caso não seja informado, o sistema não irá fazer validação de prazo máximo.

Veja as imagens de exemplo:


Prazo de vencimento


Janela cheque


Cadastro do cliente  > Política comercial > Venda

Esses dados são sincronizados e validados no PDV, conforme descritos abaixo:

  • Bloquear o recebimento de cheque de terceiros: este campo tem como objetivo administrar o recebimento de cheque de terceiros durante a venda no PDV para o cliente em especifico. Atualmente, o PDV já sincroniza esse campo.
    • Com o campo habilitado: caso sejam alteradas as informações do titular do cheque (CPF/CNPJ ou nome), o sistema exibe uma mensagem (conforme o exemplo da imagem abaixo) e não permite a finalização da venda. Ao confirmar a mensagem, o campo de CPF/CNPJ e nome do titular do cheque são limpos, voltando o foco no campo do CPF;
    • Com o campo desabilitado: o sistema permite o recebimento de cheque de terceiros, validando a permissão de usuário Aceitar cheques de terceiros.

Cliente bloqueado para cheque de terceiros

  • Dias de tolerância para cheques devolvidos: esse campo tem como objetivo administrar os dias de tolerância para cheques devolvidos, que será utilizado para bloqueio de lançamento de cheque para cliente com cheque devolvido.
    • Com o campo preenchido: o sistema verifica se a data do cheque devolvido, incluído para o cliente mais os dias de tolerância é igual ou menor que a data atual:
      • Caso seja maior, o sistema não aplica a restrição de crédito;
      • Caso seja igual ou menor, o sistema aplica a restrição de crédito e segue com a validação da permissão de usuário.
    • Com o campo em branco: o sistema verifica se a data do cheque é igual ou menor que a data atual:
      • Caso seja maior, o sistema não aplica a restrição de crédito;
      • Caso seja igual ou menor, o sistema aplica a restrição de crédito e segue com a validação da permissão de usuário Lançamento para Cheque Devolvido.

Veja a imagem de exemplo:

Cadastro do cliente


3 Tipos de Cheque


Atualmente, o PDV apresenta sempre a janela Cheque com todas as informações do Cheque Completo. Os demais tipos de cheque descritos abaixo são sincronizados e validados no PDV.

Observação

É possível selecionar o tipo de cheque para o motivo de movimentação. Essa configuração pode ser feita em: Motivo de Movimentação > guia Informações > guia Informações > campo Informações adicionais.

Veja os tipos de cheque e os campos apresentados:


Cheque: exibe os seguintes campos:

  • CPF/CNPJ;
  • Titular;
  • Comp;
  • Nr Banco;
  • Nr Cheque;
  • C3;
  • Valor;
  • Bom para;
  • Flag Cheque Terceiro.



Completo: exibe os seguintes campos:

  • CMC7;
  • Flag Cheque Terceiro;
  • CPF/CNPJ;
  • Titular;
  • Comp;
  • Banco;
  • Agência;
  • C1;
  • Conta;
  • C2;
  • Nr Cheque;
  • C3;
  • Valor;
  • Dias;
  • Data Compensação;
  • Portador.

Cheque Placa: exibe os seguintes campos:

  • CMC7;
  • Flag Cheque Terceiro;
  • CPF/CNPJ;
  • Titular;
  • Banco;
  • Agência;
  • C1;
  • Conta;
  • C2;
  • Nr Cheque;
  • C3;
  • Valor;
  • Dias;
  • Bom para;
  • Placa;
  • Fone;
  • Portador.




  • Sem rótulos