A Softpharma necessita de liberação para trafego de dados em determinadas portas, pois serviços como o de replicação, suporte via conexão remota, utilizam esse meio para comunicação. Caberá ao técnico de máquinas responsável pela estrutura de sua loja, realizar direcionamento no modem, configuração de servidores de Firewall, entre outras medidas de segurança existentes.

Para replicação utilizamos um serviço chamado Apache, o qual é instalado no servidor principal, e tem como porta padrão a 80, logo, na loja onde o servidor principal for instalado, deverá existir uma configuração do modem direcionando requisições na porta 80, para o endereço IP do servidor. Caso o técnico responsável identifique que outros serviços já rodam na porta 80, este padrão poderá ser alterado, como por exemplo, para porta 8080 (qualquer tipo de alteração deve ser informado à equipe técnica da Softpharma). O Softshadow deverá passar por fora de seu controle de tráfego (Firewall ou Squid), devido ao grande número de requisições que o mesmo realiza, durante o processo de replicação.

O acesso remoto via protocolo SSH, surge como uma forma de facilitar a manutenção remota a servidores, pois uma vez que esta ferramenta esteja instalada em todos servidores que operam com funções ligadas a Softpharma, basta apenas o técnico responsável pela rede, configure no modem os direcionamentos de porta para IP. Ainda considerando a segurança de tal liberação de acesso externo, deve-se observar a importância de alterar a porta padrão do SSH, bloqueio para IP’s diferentes da Softpharma (200.195.134.35 e 177.19.230.39), e a formulação de uma senha com maior complexidade, envolvendo números e letras, além de caracteres especiais e mescla entre letras maiúsculas e minúsculas.

  • Sem rótulos