Funcionalidade

A proposta do servidor de contingência vem contemplar a necessidade de nossa carteira de clientes que almejam garantir um maior tempo de loja on-line, evitando que por incidentes com equipamento de servidor ou pela inconsistência do banco de dados, sua estrutura de atendimento fique comprometida, minimizando assim transtornos como a evasão de clientes por dificuldade de atendimento, baixa de produtos divergentes oriundas de vendas por nota D1, erros de estoque consequentes deste período de indisponibilidade do software de automação.

O servidor de contingência será utilizado quando constatado um problema com servidor de loja, seja este problema de hardware ou software, o mesmo poderá ser substituído por este equipamento reserva, com um tempo muito menor do que o que seria envolvido em uma cópia de banco. Este trabalho seria apenas de sincronizar a replicação, alterar a identificação do servidor reserva, para o da loja que apresentou problema. A logística para deslocamento do equipamento fica a cargo da loja, bem como uma possível necessidade de configuração de IP.

Abaixo etapas do atendimento iniciando com a solicitação do cliente:

  • Diagnóstico do problema;

  • Inativação do servidor com problemas;

  • Sincronização da replicação;

  • Ajuste do servidor reserva, com a identificação da filial que o receberá;

Linx Softpharma libera para deslocamento, que fica a cargo dos responsáveis pela loja:

  • Deslocamento do equipamento reserva;

  • Configuração do endereço IP, de acordo com a loja que receberá o servidor reserva;

A utilização do servidor de contingência não isenta as lojas do processo de cópia de banco, quando identificado uma inconsistência na base de dados, este serviço deve ser negociado, e posteriormente agendado para execução do serviço. Execuções de serviços fora do horário comercial incidem em custo de hora técnica.

Restrições de uso

A proposta do servidor de contingência vem contemplar a necessidade de nossa carteira de clientes que almejam garantir um maior tempo de loja on-line, evitando que por incidentes com equipamento de servidor ou pela inconsistência do banco de dados, sua estrutura de atendimento fique comprometida, minimizando assim transtornos como a evasão de clientes por dificuldade de atendimento, baixa de produtos divergentes oriundas de vendas por nota D1, erros de estoque consequentes deste período de indisponibilidade do software de automação.

O servidor de contingência será utilizado quando constatado um problema com servidor de loja, seja este problema de hardware ou software, o mesmo poderá ser substituído por este equipamento reserva, com um tempo muito menor do que o que seria envolvido em uma cópia de banco. Este trabalho seria apenas de sincronizar a replicação, alterar a identificação do servidor reserva, para o da loja que apresentou problema. A logística para deslocamento do equipamento fica a cargo da loja, bem como uma possível necessidade de configuração de IP.

Abaixo etapas do atendimento iniciando com a solicitação do cliente:

  • Diagnóstico do problema;

  • Inativação do servidor com problemas;

  • Sincronização da replicação;

  • Ajuste do servidor reserva, com a identificação da filial que o receberá;

Linx Softpharma libera para deslocamento, que fica a cargo dos responsáveis pela loja:

  • Deslocamento do equipamento reserva;

  • Configuração do endereço IP, de acordo com a loja que receberá o servidor reserva;

A utilização do servidor de contingência não isenta as lojas do processo de cópia de banco, quando identificado uma inconsistência na base de dados, este serviço deve ser negociado, e posteriormente agendado para execução do serviço. Execuções de serviços fora do horário comercial incidem em custo de hora técnica.

Condições para utilização

O equipamento que será destinado a trabalhar como servidor de contingência deve possuir um hardware equivalente ao requisitado para as demais lojas, pois este, em situações onde seja necessário desloca-lo para uma loja, deverá suportar todas as requisições que normalmente são realizadas no funcionamento da loja com a aplicação Softpharma, ou seja, se a loja tem 10 terminais, o equipamento de contingência, deverá possuir um hardware que suporte tal demanda.

Este servidor deverá estar ligado em tempo integral, da mesma forma que os demais, pois este necessita replicar os dados que são gerados por todas as lojas. É interessante o uso de um no-break, visto que o mesmo é um servidor idêntico aos demais, necessitando dos mesmos cuidados, uma boa estrutura garante que o equipamento esteja pronto no momento em que se fizer necessário utilizá-lo.

Recomendações

Indicamos a utilização de dois servidores de contingência para redes com mais de 5 lojas, desta forma elevamos consideravelmente o tempo de loja on-line. Se um problema vier a ocorrer, um dos equipamentos reservas será configurado e deslocado até a loja que apresentou problema, e outro, estará disponível para ser o equipamento de origem no processo de cópia de banco.

Assim, não será necessário parar nenhuma loja para execuções de atividades relacionadas à cópia do banco de dados, reduzindo assim ao máximo o inconveniente de paradas do uso da aplicação Linx Softpharma, para restabelecimento do funcionamento de outras lojas.

Ainda é necessário fazer uma ressalva quanto à distribuição geográfica de suas lojas, atentando-se a pontos chave, que tenham menor incidência de tempo para deslocamento entre elas, redes que tenham filiais muito distantes, podem receber um servidor anexo a estrutura minimizando tempos de deslocamento.

Benefícios

  • Aumento do tempo de loja on-line;

  • Segurança contra danos em nível de hardware e software;

  • Redução de gastos com hora extra, referentes a serviços de cópia de banco de dados;

  • Possibilidade de agendamento para processos de cópia;

  • Maior eficácia no controle de estoque;

  • Disponibilidade para processo de cópia mesmo em horário comercial;

  • Sem rótulos