Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 2 Próxima »

Desenvolvimento   Millen-32085_21125_29893_29717 – Integração Correios – Rastreio via API Rest
Release                    104
Versão                      5
Autor                       Jaciara Silva

Processo: Logística

Nome do Processo: Expedição

Motivação

Possibilitar a consulta de rastreio das entregas realizadas por meio da integração entre o e-Millennium e a empresa de Correios, utilizando a nova tecnologia disponibilizada, que possibilita maior agilidade e rapidez nos processos de consultas.Também serão integrados os serviços de cálculo de frete, consulta de CEP, impressão de etiquetas de embarque (com ou sem solicitação de retirada).

Para liberação dos serviços contratados com os correios, o cliente deverá acessar a plataforma e logar com seu usuário e senha (fornecidos pelos Correios e que devem ser solicitados aos próprios Correios, poise não se trata do usuário e senha do serviço anterior). 

O serviço poderá ser utilizado por uma filial única ou por várias filiais da empresa ao mesmo tempo, desde que devidamente configuradas no sistema, com seus usuários e as respectivas senhas.

Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.

Parâmetros

Instalar os módulos millenium!gf_correios_api.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.
Em Utilitários\Administrador\Configurações Gerais\Correios API:

  • Preencher o parâmetro Transportadora Utilizada no Busca CEP


Em Logística, incluir os cadastros de:

  1. Tipos de Frete, em Estoque\Cadastros;
  2. Transportadoras, em TMS\Cadastros
  • Na guia Geral, preencha os dados de identificação;
  • Na guia Frete e Seguro, preencher os preços dos fretes, de acordo com os tipos de frete cadastrados.
    • Ligar o parâmetro Calcular pelo Peso Cubado
    • Ligar o parâmetro Gateway de Frete
    • No campo Módulo, selecione a opção Correios API (necessário para habilitar a aba contendo os campos de acesso ao gateway)
    • Preencher os dados do SIGEP
  • Na guia Correios API, preencher os campos com os dados para acesso:
    • Usuário API
    • Senha API
    • Ambiente API, selecione a opção Homologação, para realização de testes, ou Produção, para envios de fato.
    • Empresa
    • Serviço de Consultas (mesmo tendo contrato com os dois serviços selecione um deles). Porém, se houver contratado apenas um dos tipos, selecione corretamente, caso contrário o e-Millennium não poderá acessar os serviços no sistema do correio.)
    • Cartão postagem (Se for apenas uma filial utilizando o serviço)
    • CNPJ do Cliente
    • Quantidade de Etiquetas
    • Solicitação de Coleta 
    • Preencher a tabela "Configuração de Filiais (Se forem várias filiais utilizando o serviço ao mesmo tempo, que também apresentarão os parâmetros "CNPJ do Cliente", "Quantidade de Etiquetas" e "Solicitação de Coleta").


Entradas

Preenchimento automático pelo CEP

No cadastro de clientes do e-Millennium, ao consultar o CEP via Web, alguns campos do endereço serão preenchidos pelo próprio sistema, agilizando a tarefa de preenchimento dos dados do cliente.
Em Vendas\Cadastros\Clientes:

  • Clique no botão + para expandir;
  • Ligar o parâmetro Faz a Consulta na Web;
  • Preencha o campo Consulta Cep;
  • Tecle Enter;


Após teclar Enter, o sistema fará a consulta no servidor dos correios utilizando os dados informados e preencherá automaticamente os campos:

  • País
  • Estado
  • Cidade
  • Bairro
  • endereço


Busca Automática de Serviço
Para que o sistema liste automaticamente todos os serviços disponíveis para a empresa, é necessário ter um contrato de prestação junto ao Correios.

Atenção! Não serão listados todos os serviços que os Correios oferecem, na tela serão listados somente aqueles que a empresa tem contratados.

Em Logística\Estoque\Cadastros:

  • Selecione Tipos de Frete;
  • No campo Código Sigep, selecione o serviço contratado para o tipo de frete.


Geração de Dígito de Etiqueta
A numeração poderá ser gerada manualmente, como veremos a seguir, e informada no embarque do pedido de venda, ou poderá ser enviada pelo correio no momento do faturamento do pedido - no entanto, a numeração também possa ser gerada automaticamente, conforme configuração.
Em Logística\TMS\Cadastros\Sequência de Números dos Correios:

  • Acesse o link Outras Funções
  • Incluir Sequência
  • Preencha os campos:

Filial (este campo não é de preenchimento obrigatório, porém se a empresa tiver contratação de serviços com os correios por filial, seria interessante selecionar a filial, para que fique vinculada ao número gerado)
Tipo de Frete
Número Inicial
Número Final

  • Executar, após preencher os campos.
  • Volte a tela inicial e faça uma busca, para visualizar os números gerados.

Inclusão de pedido de venda com frete dos correios
Em Vendas\Pedido de Venda:

  1. Preencha as informações do cabeçalho do pedido;
  2. Preencha os produtos no grid;
  3. Selecione a condição de pagamento;
  4. Preencha os campos Transportadora e Tipo de frete, selecionando o gateway e o tipo de frete a ser despachado (e que deverá estar selecionado no grid de tipos de frete, no cadastro da transportadora).


  1. No campo Valor Frete, clique na lupa para acionar a consulta no gateway e visualizar as opções de fretes disponíveis para o tipo de frete informado.
  2. Será exibida uma listagem com as transportadoras e os tipos de frete, para ser selecionado e lançado no pedido de venda.


Na tela também é possível visualizar o valor do frete por produto e um histórico dos valores enviados pelo gateway, clicando no botão Memória de Cálculo.

  1. Clique no botão Selecionar Transportadora, para lançar o frete selecionado na tela do pedido. Observe que o sistema assume a transportadora, o tipo de frete, preenche o valor do frete e liga o parâmetro Informar Valor do Frete.

Faturamento do pedido de venda informando número de rastreio para consulta
Durante a operação de faturamento, também é possível consultar a numeração das etiquetas de embarque diretamente no site dos correios. Para que isso ocorra, será necessário configurar o evento para que faça a consulta ao site:

  • Selecionar o evento;
  • Acessar a guia Logística;
  • Ligar o parâmetro Emitir Etiquetas;
  • Selecione a impressora
  • Selecione o arquivo com o logotipo a ser impresso na etiqueta, se houver.


Atenção! Para que a numeração das etiquetas seja feita durante a movimentação, não pode haver numerações geradas manualmente.
Em Venda\Movimentações, ao faturar o pedido de venda:

  • Preencha a Tabela de Caixas, informando o número de rastreio recebido do correio;
  • Efetive.


Inclusão de Embarque
Em Logística\Expedição\Embarque:
Incluir Embarque;
Na guia Geral, preencher os campos da tela;

Na guia Itens do Embarque, selecione as notas a serem incluídas no embarque e efetive.

Validações e Saídas

Rastreio SRO
Após o status dos embarques estarem atualizados para CONCLUÍDOS, eles serão enviados para os correios e poderão ser rastreados pela empresa ou pelo cliente.
Em Vendas\Pedido de Venda:

  • Faça uma busca e selecione o pedido a ser consultado;
  • No link Ações, selecione a opção Rastreio SRO.


  • Sem rótulos