PROMO 7.2 - Manual do Usuário - Anexos
Apêndice I
Perguntas frequentes
Abaixo estão listadas algumas perguntas que você pode ter ao usar o Admin Console.
PROMO não é exibido corretamente no navegador
Para uma exibição correta, verifique se a versão do navegador ou navegador usado é igual ou superior às listadas abaixo:
Internet Explorer, versão 11
Firefox versão 1
Chrome
Não consigo iniciar sessão na consola com o meu nome de utilizador
Tanto o nome de usuário quanto a senha do usuário devem ser inseridos da mesma forma que o registrado. Se o usuário se registrou com letras maiúsculas, ele também deve ser inserido no console da mesma forma.
Console PROMO não inicia, erro 404 – página não encontrada
Se houver uma tela de erro de conexão ao tentar fazer login no console PROMO, você deve primeiro verificar a URL através da qual você está tentando acessar o console, bem como as conexões de rede do computador a partir do qual você está tentando acessá-lo.
Se os pontos acima estiverem corretos, você deve entrar em contato com o administrador do sistema para verificar se os serviços em execução quando você inicia o PROMO estão funcionando corretamente.
Os serviços que devem ser executados são:
Wildfly
MongoDB
PromoSimEngine
Cupons, cartões e pontos expirados não são exibidos
Deve-se verificar se a tarefa agendada "Processo deexpiração de ponto" está sendo executada corretamente.
Não é possível executar simulações a partir do console
Você deve verificar se o serviço PromoSimEngine está funcionando corretamente.
Apêndice II
Sugestões de Promoção
Para que o Motor de Promoções faça uma sugestão de promoção em primeiro lugar, a mensagem que chega ao Motor de Promoções deve solicitá-la através dos atributos no cabeçalho pretendidos para esse fim.
Ao nível da promoção, será necessário indicar quais as promoções que serão sugeridas, isto é feito no momento de registar uma Promoção, bem como será necessário que ao nível do mapa o comportamento da mesma seja configurado em resposta ao pedido de sugestões por parte do PDV.
Não há nenhuma propriedade nas configurações de sugestão que lhes dê uma ordem em como eles são exibidos. O mecanismo Promocional resolve cada sugestão à medida que os itens chegam do PDV.
Dica inteligente
No Promo, será possível indicar, por meio da sugestão inteligente, o valor sugerido pago para conceder a promoção, ou seja, ao cumprir parcialmente a condição de meio de pagamento que possui agrupamento por "Pagamento total de produtos beneficiados", a sugestão deve ser gerada com o valor que deve ser pago para acessar a promoção.
Isso pode ser indicado definindo a variável " @totalPaymentAmount " na mensagem de sugestão
Por exemplo, colocando no campo "Mensagem POS": "20% de desconto se você pagar o @totalPaymentAmount completo com ZetaCard"
Caso nenhum método de pagamento parcial tenha sido adicionado para a condição de pagamento total, o mecanismo responderá: "20% de desconto se você pagar integralmente com ZetaCard"
Se a condição para o Pagamento Total foi, por exemplo, $15620, e um valor parcial do método de pagamento for adicionado, por exemplo, $5000 para o método de pagamento da condição, o mecanismo responderá:
"20% de desconto se você pagar o total 15620 com ZetaCard"
Apêndice III
Promoções mediante pagamento
Promoções por meio de pagamento são promoções que concedem um desconto ou sobretaxa com base na apresentação de um meio de pagamento no ponto de venda.
Embora isso pareça um problema trivial, não é tão trivial assim. Exemplo: Se o cliente paga com um cartão de crédito Visa pelos itens comprados e vamos supor que eles somam R$ 100, e para o uso desse meio de pagamento ele tem um desconto de 10%, na realidade ele não precisará mais pagar R$ 100 e sim R$ 90 no ponto de venda. Ou seja, a promoção afeta o valor pago.
Então, a ideia básica desse conceito é ser capaz de lidar com descontos/sobretaxas monetárias calculados sobre o valor do pagamento. Isso inclui que os descontos monetários não se aplicam apenas ao total do bilhete, mas também aos pagamentos parciais que são feitos com os meios de pagamento condicionantes da promoção. Também é importante notar neste ponto que a ideia não está apenas em um determinado meio de pagamento, mas também em um plano de pagamento associado a ele, por exemplo: plano de 12 parcelas com Visa.
Para definir este tipo de promoções, é necessário definir, por um lado, as promoções correspondentes aos planos de pagamento dos diferentes meios de pagamento (Promoção que dá como benefício Não monetário - plano de pagamento).
Por outro lado, será necessário indicar no mapa qual será o método de cálculo que será utilizado para essas promoções (Configuração do método de pagamento codificado que realizará o cálculo nos itens ou nos pagamentos).
Com isso, o motor poderá calcular os descontos ou sobretaxas que surgem dos diferentes pagamentos e de acordo com os diferentes planos.
Existem dois métodos para calcular descontos ou sobretaxas com base nos pagamentos feitos pelo cliente no ponto de venda:
- Cálculo do desconto ou sobretaxa sobre o preço dos itens participantes.
- Cálculo do desconto ou sobretaxa sobre o que o cliente realmente paga no ponto de venda.
NOTA
Para a definição de promoções cujo benefício seja um desconto ou sobretaxa aplicada por determinado meio de pagamento, não será necessário configurar o meio de pagamento como condição, mas o meio de pagamento, seu plano e seu percentual de desconto serão utilizados no benefício.
Métodos de pagamento criptografados
A promoção "codificada" dos métodos de pagamento é responsável pelo cálculo dos benefícios/sobretaxas obtidos a partir da aplicação dos pagamentos aos planos de pagamento, gerando Promoções baseadas em pagamentos, onde é detalhado o valor final do pagamento, bem como os benefícios/sobretaxas para cada item, dependendo do atributo "Tipo de Desconto" definido no benefício (desconto/sobretaxa).
Esta promoção cobrirá cada um dos pagamentos do bilhete e aplicará cada um dos planos de pagamento que estão disponíveis para ele.
Para que um plano de pagamento seja considerado disponível para um pagamento, cada um dos atributos apresentados no pagamento é comparado com os atributos correspondentes ao plano de pagamento definido na promoção.
Se o valor do atributo de pagamento for definido no plano de pagamento, a comparação será válida, bem como se o atributo de pagamento não foi enviado ou se está vazio.
A correspondência entre os atributos do pagamento e os do plano de pagamento é a seguinte:
PAGAMENTO Informado pelo canal (por exemplo, PDV) | PLANO DE PAGAMENTO definido na promoção |
Código | Forma de Pagamento |
Quotas | Quotas |
Cara | Cara |
Plano | Plano |
Prefixo | Prefixo |
Por exemplo, se o pagamento tiver plano=1, e o plano de pagamento definido na promoção for 1,2,3 o pagamento será válido, da mesma forma, se o plano não foi enviado, ou se o plano de pagamento definido estiver vazio, mas não será válido se, por exemplo, o valor do plano for 4.
Para a atribuição de pagamentos a itens, utiliza-se um cálculo interno que tenta obter o melhor benefício para o cliente, e para isso, a cada um dos pagamentos, de acordo com a ordem de entrada, ele passa por todos os planos correspondentes àquele pagamento, em ordem decrescente do percentual, e tenta aplicá-los.
O valor do pagamento que pode ser aplicado a um plano leva em conta que:
- Não pode exceder o valor do pagamento que ainda não está atribuído a nenhum outro plano
- Não pode exceder o valor do item
- Se o plano tiver um valor máximo, você não poderá ultrapassá-lo
- O plano pode ter sido utilizado, no todo ou em parte, por um pagamento anterior.
Configuração de Métodos de Pagamento Criptografados
No menu Administração, na opção "Informações de configuração", você pode selecionar se deseja ou não usar o "Código de Métodos de Pagamento" para o cálculo de promoções de planos de pagamento.
Você pode selecionar entre "Não calcular promoções por meio de pagamento" (NADA), "Calcular promoções em itens pagos" (ON_ITEMS_PAID) ou "Calcular promoções sobre o pagamento feito" (ON_PAYMENT_MADE).
Dependendo da opção selecionada, serão utilizados os métodos de cálculo a serem implementados, descritos na seção anterior.
Método de Pagamento como Condição Vs Benefício do Plano de Pagamento
A partir do console PROMO é possível inserir um meio de pagamento como condição e dar um plano de pagamento como benefício; Embora à primeira vista possam parecer semelhantes, o comportamento de um e de outro é diferente.
Quando uma promoção é definida com um elemento "Meio de Pagamento" como condição, esta promoção avaliará a existência desse elemento dentro da transação sem avaliar o valor e aplicará o benefício se o definido for atendido.
É comum usar essa condição para conceder benefícios não monetários em uma transação, já que esse tipo de promoção não altera o valor do pagamento.
Um exemplo dessa promoção seria o "desconto de 10% pagando com cartões Visa", onde a condição simples seria um método de pagamento com cartão Visa, e o benefício seria um desconto percentual. Mas, nessa situação, seja o total da transação pago com esse meio de pagamento ou uma parte do benefício, o cálculo do pagamento com os descontos aplicados decorrentes desse benefício será concedido da mesma forma e ficará do lado do PDV.
Ao definir uma promoção que concede um plano de pagamento como benefício (benefício não monetário), o cálculo do valor final do pagamento será informado com o benefício devolvido pelo mecanismo e será calculado com base no valor que está sendo pago (pagamento parcial ou o total da transação)
Apêndice IV
Considerações - Módulo Fidelidade
Prefixo de cupom gerado automaticamente
Essa configuração pode ser feita a partir de "Administração" >> "Informações de Configuração", a opção que define a entrada manual ou automática desta opção é "coupon.incrementalPrefix" que pertence ao módulo "Cupons" e suporta dois valores "True" ou "False", onde "True" indicará que o prefixo será gerado automaticamente pelo console e "False" indicará que o prefixo será inserido manualmente, caso em que um dado numérico de comprimento 3 deve ser inserido.
Formato de código de barras
O formato de código de barras de cada tipo de cupom é configurável. Uma opção de configuração foi associada para cada tipo de código de barras suportado (EAN13, UPCA, Code128).
Ao emitir um cupom, a PROMO procurará o tipo de código de barras base associado ao tipo de cupom e seu formato associado. O formato será então substituído pelos valores que compõem o código de barras de acordo com o formato.
O formato é conforme de acordo com uma sequência de letras ou códigos onde:
- "P" = Prefixo para este tipo de cupom.
- "S" = Código da Loja
- "T" = Código Terminal
- "n" = Número sequencial interno
- "c" = Dígito do verificador
- "D" = Data de emissão no formato "AAAAmmDD"
- "H" = Tempo de emissão do cupom no formato "HHMMss"
- "V" = Data de Início da Validade
- "E" = Data de vencimento.
O tamanho de cada um desses códigos é feito por repetição. Os exemplos a seguir esclarecem esse conceito.
Em todos os exemplos, usaremos os seguintes valores para os campos:
- "P" = 987.
- "S" = 001
- "T" = 125
- "n" = 123456789012345.....
- "c" = 7
- "D" = 20170302
- "H" = 225501
- "V" = 20170308
- "E" = 20270308
Exemplo 1:
- Tipo de código de barras base: EAN13
- Formato de código de barras: PPPSSSTTTnnnc
- O código de barras resultante será: 9870011258907
Indica que 3 posições serão usadas para o prefixo (987), depois 3 posições para o código da loja (001) e 3 posições para o código do terminal (125). Além disso, o código de barras conterá um número gerado automaticamente de 3 dígitos (890) e, finalmente, o dígito de verificação EAN13 (7) deve ser calculado.
Exemplo 2:
- Tipo de código de barras base: EAN13
- Formato de código de barras: PSTDDDDHHnnnn
- O código de barras resultante será: 7150302017890
Indica que 1 posição será usada para o prefixo (7), em seguida, 1 posição para o código de loja (1) e 1 posição para o código de terminal (5). Além disso, o código de barras conterá 4 posições da data de emissão (0302); em seguida, os segundos do tempo de transmissão (01) e um número gerado automaticamente de 4 dígitos (7890). Nesse caso, o dígito de verificação EAN13 não está anexado.
Anteriormente, o número sequencial era mantido para cada combinação de "loja-terminal", pois agora não é possível garantir que o contador seja inequívoco, ele foi alterado para o esquema de manter um contador para cada
Prefixo de cupom, pelo qual uma chave foi criada para identificar o contador que é "P"+Prefix, o que o tornará único no banco de dados TransactionCounter existente e, portanto, um contador será associado para cada prefixo de cupom a ser gerado.
Reverso de elementos de fidelidade
A PROMO acompanhará os elementos de fidelidade que administra. Ou seja, em caso de devolução informada pelo ponto de venda, a PROMO avaliará, com base no número da transação e nos itens a serem devolvidos, se os cupons ou saldos de cartões que estiveram envolvidos na venda devem ser estornados.
Esse processo ficará em segundo plano, deixando os cupons e cartões envolvidos no verso bloqueados até que a transação de devolução seja processada.
Quando a transação de devolução for processada, o bilhete devolvido será analisado contra devoluções parciais anteriores, se houver, e contra o bilhete original, o contexto será avaliado em relação ao mesmo mapa que a venda foi avaliada e, se aplicável, os cupons serão cancelados e corrigidos os saldos do cartão caso os itens devolvidos tenham participado da emissão destes na transação original.
No momento, qualquer erro durante o processo da transação de devolução será relatado no log PROMO (...\Server.log) e o cartão ou cupom envolvido na devolução não sofrerá qualquer alteração.
No caso dos cupons, se você quiser cancelar, durante o processo de devolução, um cupom cujo status seja "Consumido" (ou seja, o cliente já utilizou o cupom em outra transação), ele não sofrerá nenhuma alteração em seu status e será informado no log que o cupom não poderá ser estornado por já ter sido consumido. O mesmo acontecerá quando o cupom a ser estornado já estiver vencido ou cancelado.
Quanto aos cartões, se você quiser reembolsar ou retirar o saldo, durante o processo de devolução, e o cartão estiver cancelado, expirado ou não tiver saldo caso precise ser retirado, essa situação será informada no log da PROMO e o status do cartão não será alterado.
Esse processo de devoluções em segundo plano será realizado pelo mecanismo de simulação que opera no console, por isso é necessário que ele esteja disponível quando as devoluções forem feitas, além de ter os mesmos mapas que você tem na loja.
Esse processo também se aplica aos processos de troca, uma vez que o item devolvido será tratado como uma devolução, realizando as etapas e avaliações descritas acima. Os itens que forem reportados ao motor serão de responsabilidade do pos.
Processar e-Cupons
Dentro da seção "Informações de configuração" há um botão "Processar cupons eletrônicos" através do qual você pode reprocessar todos os e-mails que foram deixados em erro no banco de dados PROMO e, portanto, não foram enviados para seus destinatários correspondentes.
Quando um ou mais cupons são enviados por engano, a legenda vermelha "Não foi possível enviar cupons eletrônicos" será exibida na parte superior ao acessar o console. Entre em contato com o administrador para validar a configuração do servidor de email"
No mesmo banner, é apresentado o link "Ver Detalhes", com o qual você pode acessar a tela onde estará localizado o botão "Processar Cupons Eletrônicos", bem como o código e tipo de cupom e código de erro que devem ser informados ao administrador para que ele possa verificar o que aconteceu.
Depois de entrar em contato com o administrador e verificar as configurações corretas, você pode pressionar o botão "Processar cupons eletrônicos" para reprocessar os cupons e continuar a enviá-los corretamente para seus destinatários de e-mail.
Apêndice V
Configuração da verificação de colisão
Dependendo do uso de catálogos para carregar dados no console Promoções, a verificação de colisão pode ser executada de duas maneiras diferentes, dependendo se o uso dos catálogos está ou não configurado para avaliar a colisão.
O uso ou não dos catálogos para avaliação de colisão pode ser definido a partir de Informações de Administração >> Configuração >> Módulo: PROMO >> Categoria: promo.map.collision use.item.catalog
Onde os valores aceitos são:
- 0 >> verifica colisões sem catálogos
- 1 >> verifica colisões usando catálogo
Apêndice VI
Considerações - Registro em Massa de Promoções
Campos associados ao cabeçalho da promoção
Variáveis no cabeçalho da promoção
Secção | Campos que oferecem suporte ao mapeamento de variáveis | Detalhes |
Cabeçalho da promoção | Descrição da promoção Mensagem POS | Além dos campos que oferecem suporte ao mapeamento de variáveis, os seguintes campos são adicionados como variáveis padrão: nome Código Fluxo de trabalho Campanha implantaçãoCanais promotionType promoçãoSubTipo promotionApplicationForm |
Campos associados ao cabeçalho da promoção
Nome do campo (visível para o usuário) | Nome Interno | Detalhes (valores/formatos esperados) |
Nome da Promoção | nome | Alfanumérico |
Código promocional | Código | Alfanumérico |
Fluxo de trabalho | Fluxo de trabalho | Nome do fluxo de trabalho Exemplo: Fluxo de trabalho geral |
Campanha | Campanha | Nome da campanha Exemplo: SEXTA-FEIRA NEGRA |
Canales de publicación | deploymentChannels | Elemento tipo lista Se deberá separa con coma(,) para indicar varios elementos. Código de los canales de publicación. Opciones disponibles: pos Ejemplos: pos twitter,facebook |
Atributos de la cabecera | hdrFlds | Alfanumérico |
Tipo de promociones | promotionType | Código del tipo de promoción |
Sub-tipo de promociones | promotionSubType | Código del subtipo de promoción |
Forma de aplicación de promociones | promotionApplicationForm | Código de forma de aplicación |
Condición de Rango Horario
Variables en Condiciones por Rango horario
Sección | Campos que oferecem suporte ao mapeamento de variáveis | Detalles |
Condições por intervalo de tempo | Não oferece suporte à atribuição de variáveis | Ele só tomará como variáveis as condições adicionadas pelo usuário, ou seja: se o usuário adicionar uma condição por Hora, a coluna com o cabeçalho Time Condition será adicionada ao excel |
Detalhamento dos campos a serem definidos no Condições do intervalo de tempo
Nome do campo (visível para o usuário) | Nome Interno | Detalhes (valores esperados/formato) |
Condição de data e hora | dateTimeRanges | Item de lista Ao especificar várias condições de data-hora, elas devem ser separadas por uma vírgula ( , ) Exemplos: 13/05/2020 09:00 30/05/2020 10:30 - 02/07/2020 02:30, 01/07/2020 09:00 - 01/09/2020 18:15 |
Condição de tempo | hourIntervalos | Item de lista Ao especificar várias condições de tempo, elas devem ser separadas por uma vírgula ( , ) Exemplos: 08:00-18:00 14:00-19:15, 10:00-13:15 |
Condição por periodicidade | frequência | No caso de periodicidade por semana, os dias da semana devem ser indicados entre parênteses 1 = domingo, 2: segunda-feira, 3: terça-feira e assim por diante. Exemplos: Aplicado à periodicidade por dias: Aplicado à periodicidade semanal: |
CONDIÇÕES SIMPLES
Variáveis em Condições Simples
Secção | Campos que oferecem suporte ao mapeamento de variáveis | Detalhes |
Condições Simples | Todos os itens com preenchimento automático sem restrições de catálogo | Exceção ao elemento type em Cupons eCartões de Fidelidade, pois valida que os tipos existem antes de inseri-lo. |
Condições por COMPOSIÇÃO
Variáveis em Condições por Composição
Secção | Campos que oferecem suporte ao mapeamento de variáveis | Detalhes |
Condições por combo | Não oferece suporte à atribuição de variáveis | Ele tomará como variáveis para o excel os campos com valores definidos pelo usuário (veja a seção do documento: Operação no Console > Condições por combinação) Nota: O campo Tipo de elemento não será exibido no excel como um cabeçalho de coluna, pois esse valor identifica o universo de aplicação dentro da condição e não pode ser modificado. |
Detalhamento dos campos a serem definidos na condição por composição
Nome do campo (visível para o usuário) | Nome Interno | Detalhes (valores esperados/formato) | |
Limite de aplicação | limite | inteiro numérico | |
Ocorrências mínimas | Min | inteiro numérico | |
Ocorrências de pico | ..max | inteiro numérico | |
Unidade de Medida | elementSetTypeMeasureUnitAttribute | Alfanumérico. Código associado ao tipo de item de item: qtd → quantidade Magnitude → Magnitude xprice → Preço Total | |
Alfanumérico. Código associado ao tipo de item Cupom : qtd → quantidade Montante → Montante | |||
Alfanumérico. Código associado ao tipo de item Cliente: pontos → pontos Valor → Saldo | |||
Alfanumérico. Código associado ao tipo de item Métodos de Pagamento: Montante → Montante | |||
Alfanumérico. Código associado ao tipo de item Loyaltycard: Montante → Montante | |||
Critério de classificação | conditionComboCriteriaOrder | Alfanumérico. Código associado à ordem de classificação. MaisCaroPrimeiro → Mais Caro Primeiro OneMoreExpensive → um mais caro por condição LessExpensiveFirst → Cheaper First OneLessExpensive → um mais barato por condição | |
Critério de equivalência | elementSetTypeEquivalenceAttribute | Alfanumérico. Código associado ao tipo de item de item: level3 → Categoria level4 → Subcategoria código → SKU Preço/ud → Preço/ud marca → marca fornecedor → fornecedor level1 → Departamento level2 → Família Desconto → Desconto | |
Alfanumérico. Código associado ao critério de equivalência pelo tipo de item Cupons: id → Id Tipo → Tipo qtd → quantidade Montante → Montante | |||
Alfanumérico. Código associado ao critério de equivalência para o tipo de elemento Cliente: Tipo → Tipo profileCódigo → perfil do cliente creditCampaignCode → Campanha de Crédito | |||
Alfanumérico. Código associado ao critério de equivalência pelo tipo de elemento Meios de pagamento: Código → id Tipo → Tipo banco → banco Plano → Parcelamento → Parcelamento itemamount → valor do item Prefixo → Prefixo payCreditCampaign → Campanha de Crédito prefixGroup → Grupo de prefixos bolso → bolso | |||
Alfanumérico. Código associado ao critério de equivalência para o tipo de elemento Loyaltycard: Tipo → Tipo contrato → acordo | |||
Critério de inequivalência | elementSetTypeInequivalenceAttribute | Alfanumérico. Código associado ao critério de inequivalência pelo tipo de elemento Produtos (item): código → SKU Preço unitário → Preço/ud marca → marca fornecedor → fornecedor level1 → Departamento level2 → Família level3 → Categoria level4 → Subcategoria Desconto → Desconto quantidade de qtd → Magnitude → Magnitude xprice → Preço total redeemOption → Opção de Resgate de Pontos | |
Alfanumérico. Código associado ao critério de inequivalência pelo tipo de elemento Cupom: id → Id Tipo → Tipo qtd → quantidade Montante → Montante | |||
Alfanumérico. Código associado ao critério de inequivalência pelo tipo de elemento Clientes (cliente): Tipo → Tipo profileCódigo → perfil do cliente creditCampaignCode → Campanha de Crédito | |||
Alfanumérico. Código associado ao critério de inequivalência pelo tipo de elemento Meios de pagamento (pagamento): Código → id Tipo → Tipo banco → banco Plano → Parcelamento → Parcelamento Montante → Montante itemamount → valor do item Prefixo → Prefixo payCreditCampaign → Campanha de Crédito prefixGroup → Grupo de prefixos bolso → bolso | |||
Alfanumérico. Código associado ao critério de inequivalência para o tipo de elemento Loyaltycard: Tipo → Tipo contrato → acordo |
Produto
Variáveis em Benefícios
Secção | Classe e Tipo de Benefício | Campos que oferecem suporte ao mapeamento de variáveis | Detalhes |
Produto | Monetário - Resgate de Cupom Calculado | Não oferece suporte à atribuição de variáveis | Serão tomadas como variáveis para o excel todos os campos associados à classe e tipo de benefício |
Monetário - Benefício Externo | Cara | Além disso, serão tomadas como variáveis para o excel todos os campos associados à classe e tipo de benefício | |
Monetário - Swap com Opções | Não oferece suporte à atribuição de variáveis | Serão tomadas como variáveis para o excel todos os campos associados à classe e tipo de benefício | |
Monetário - Desconto Fixo | |||
Monetário - Desconto Percentual | |||
Monetário - Novo Preço | |||
Monetário - Resgate de Pontos | |||
Monetário - Desconto por acordo | |||
Não Monetário - Coeficiente de Fidelidade | Atribuição de Pontos Tipo | Além disso, tomará como variáveis para o excel todos os outros campos associados à classe e ao tipo de benefício. | |
Não Monetário - Cupom | Tipo/identificador | ||
Não Monetário - Cupom Calculado | Não oferece suporte à atribuição de variáveis | Serão tomadas como variáveis para o excel todos os campos associados à classe e tipo de benefício | |
Não Dinheiro - Plano de Pagamento | Conceder o plano de pagamento Para Tipo de Pagamento Com forma de pagamento Quotas Do banco Prefixo Probabilidades para exibir no PDV Bolso | Além disso, tomará como variáveis para o excel todos os outros campos associados à classe e ao tipo de benefício. | |
Não Monetário - Percentual de Fidelidade | Tipo | ||
Não Monetário - Pontos de Fidelidade | Tipo | ||
Não Monetário - Presente | Com ID de presente E tipo de presente | ||
Não Monetário - Saque Bancário | Conceder o plano de pagamento Para Tipo de Pagamento Com forma de pagamento Quotas Do banco Prefixo | ||
Campos de benefícios genéricos | Conta contábil Mensagem no PDV Mensagem na impressora Mensagem no TLOG |
Campos não genéricos associados ao tipo e à classe do Benefício
Tipo de Benefício | Tipo de Lucro | Nome Interno | Campos associados ao benefício/Detalhes (valores esperados/Formato) |
Monetário | Resgate de Cupom Calculado | Valores associados a cada campo: Tipo: Alfanumérico. Código de cupom existente Valor de recuperação: numérico Tipo de recuperação: o código para o tipo de recuperação. Opções disponíveis:
| |
Benefício Externo | Benefício Externo | Valores associados a cada campo: Tipo de benefício externo: alfanumérico. Código do tipo Valor de recuperação: numérico Tipo de recuperação: Código para o tipo de recuperação. Opções disponíveis:
| |
Resgate com opções | ResgatarComOpçõesBenefício | Item de lista Cada opção deve ser colocada entre colchetes ([]), separando um limite de outro com uma vírgula (,) Valores associados a cada campo: Benefício a ser aplicado: Opções disponíveis:
A seguinte porcentagem/valor/preço: numérico Para cada unidade de: Opções disponíveis:
Pontos do cliente: Inteiro numérico Tipo de Cartão Fidelidade: alfanumérico. Código do cartão fidelidade existente (campo opcional) Pontos do Cartão Fidelidade: numérico (campo opcional) Formato: [benefício a ser aplicado, a seguinte porcentagem/valor/preço, Para cada unidade de, pontos de cliente, tipo de cartão fidelidade (opcional), pontos de cartão fidelidade (opcional)] Exemplos: [fixoDesconto, 50, qtd, 100] [newPrices, 550, qtd, 300],[percentageDiscount, 10, qtd, 50, tipo_001, 300] | |
Resgatando pontos para catálogo | CatalogResgatarBenefício | Valores associados a cada campo: Tipo de cartão: alfanumérico. Código do cartão de fidelidade existente. Valor de recuperação: numérico Tipo de recuperação: Código para o tipo de recuperação. Opções disponíveis:
| |
Desconto fixo | Desconto fixo | Valores associados a cada campo: O próximo valor: numérico Para cada unidade de: código da unidade de medida. Opções disponíveis:
Valor de recuperação: numérico Tipo de recuperação: Código do tipo de recuperação
| |
ContratoPorcentagemDesconto | Valores associados a cada campo: A seguinte porcentagem (%): numérica Para cada unidade de: código da unidade de medida. Opções disponíveis:
Equilíbrio:
| ||
Percentual de Desconto | PorcentagemDesconto | Valores associados a cada campo: A seguinte porcentagem: numérica Para cada unidade de: código da unidade de medida. Opções disponíveis:
Valor de recuperação: numérico Tipo de recuperação: Código para o tipo de recuperação. Opções disponíveis:
| |
Novo Preço | NovoPreço | Valores associados a cada campo: O seguinte preço ($): numérico (inteiro) Para cada unidade de: código da unidade de medida. Opções disponíveis:
Valor de recuperação: valor numérico (inteiro) Tipo de recuperação: Código para o tipo de recuperação. Opções disponíveis:
| |
Resgate de Pontos | Valores associados a cada campo: Tipo de cartão: alfanumérico. Código do tipo de cartão de fidelidade existente. Fator $1 = x Pontos: numérico. Equivalente em pontos de 1 peso ($1 = fator pontos) | ||
Não Monetário | Quociente de fidelidade | FactorLoyaltyBenefit | Valores associados a cada campo: Tipo de Premiação: Pontos Alfanuméricos. Código do tipo de cartão de fidelidade existente. Com o seguinte fator: numérico. |
Cupom | CupomBenefício | Valores associados a cada campo: Cupons de Premiação (Valor): Número Inteiro Tipo/identificador: alfanumérico. Código do tipo de cupom existente. Dados para o PDV: Opções disponíveis:
| |
Cupom calculado | Cupom calculadoBenefício | Valores associados a cada campo: Tipo: Alfanumérico. Código de tipo de cupom existente Aplica-se a: Opções disponíveis:
Valor: Inteiro numérico Número de Vouchers: inteiro numérico | |
Plano de Pagamento | PaymentPlanBenefit | Valores associados a cada campo: Plano de pagamento de subsídios: alfanumérico. Código do plano de pagamento. Para tipo de pagamento: alfanumérico. Código do tipo de pagamento. Valide se o código existe em CatalogPaymentType. Por meio de pagamento: alfanumérico. Código da forma de pagamento. Valide se o código existe em CatalogPaymentCode. Odds: numéricas. Banco: alfanumérico. Código do banco. Valide se o código existe em CatalogPaymentBank. Valor limite: numérico Prefixo: numérico. Intervalo de prefixos. Valide se o código existe em CatalogPaymentBank. De (Desconto/Sobretaxa): alfanumérico. Opções disponíveis:
Com uma porcentagem: inteiro numérico não superior a 100 Do bolso: alfanumérico. Código de bolso. Valide se o código existe no CatalogPocket. | |
Percentual de Fidelização | PercentLoyaltyBenefit | Valores associados a cada campo: Atribuição de uma percentagem do preço em pontos: número inteiro Tipo: Alfanumérico. Código do cartão de fidelidade existente. | |
Pontos de Fidelidade | LealdadeBenefício | Valores associados a cada campo: Atribuição de Pontos (Valor): Numérico Tipo: Alfanumérico. Código do cartão de fidelidade Para cada unidade de: código da unidade de medida. Opções disponíveis:
| |
Presente | GiftBenefit | Valores associados a cada campo: Dar Presentes (Valor): Numérico Com Gift ID: alfanumérico. ID do presente E tipo de presente: alfanumérico. Código do tipo de presente | |
Saque Bancário | BankRefundBenefit | Valores associados a cada campo: Plano de pagamento de subsídios: alfanumérico. Código do plano de pagamento. Para tipo de pagamento: alfanumérico. Código do tipo de pagamento. Validar se o código existe em CatalogPaymentType Por meio de pagamento: alfanumérico. Código da forma de pagamento. Validar se o código existe em CatalogPaymentCode Odds: numéricas. Banco: alfanumérico. Código do banco. Validar se o código existe em CatalogPaymentBank Valor limite: numérico Prefixo: numérico. Intervalo de prefixos. Validar se o código existe em CatalogPaymentBank Com uma porcentagem: inteiro numérico não superior a 100 Do bolso: alfanumérico. Código de bolso. Validar se o código existe no CatalogPocket |
Campos de benefícios genéricos
Nome do campo (visível para o usuário) | Nome Interno | Detalhes (valores esperados/formato) |
Atributos não genéricos associados ao tipo e à classe de benefício | -- | Ver Tabela 11 |
Informações sobre o aplicativo | ||
Aplicação máxima (valor) | maxApplicationValue | Numérico |
Aplicação Máxima (Medida) | elementSetTypeAttribute | Valores associados: qtd → quantidade Magnitude → Magnitude xprice → Preço total |
Desconto mínimo a ser aplicado | minApplicationValue | Numérico |
Método de rateio | Método benefitDivision | Alfanumérico Valores associados: Proporcional → Proporcional mais caro-primeiro → mais caro primeiro mais barato primeiro → mais barato primeiro |
Inscreva-se em... | benefícioDivisãoPreço | Alfanumérico Valores associados: preço original → preço original preço beneficiado → |
Critério de classificação | elementSetOrderCriteria | Alfanumérico Valores associados: MaisCaroPrimeiro → Mais Caro Primeiro LessExpensiveFirst → Cheaper First |
Limites de aplicação | ||
Limites de Benefícios | Limites | Item de lista Cada limite deve ser colocado entre colchetes ([]), separando um limite de outro com uma vírgula (,) Valores associados a cada campo: Tipo de limite (limitScope): Código associado ao tipo. Opções disponíveis:
Período a ser lançado (limitPeriod): Código associado ao período. Opções disponíveis:
NumberDays: Número inteiro. Aplica-se somente se o período a ser postado for Dias. Limit by (limitTypeCode): Código associado a categorias de limite. Opções disponíveis:
Valor: Inteiro numérico Formato: [Tipo de Limite, Período para Postar, Número de Dias, Limite Por, Valor] Exemplos: [loja, dia, 5, benefitAmount, 300] [cliente,indefinido, 0, benefiedProductCount, 50],[varejista, dia, 2, benefitAmount, 750] |
Informações adicionais | ||
Modo de aplicação | Método benefitApplication: | Alfanumérico Valores associados: Resumo → Resumo lineByLine → Linha por linha |
Conta contábil | conta | Alfanumérico |
Fornecedor do bem | creditProvider | Alfanumérico Itens separados por vírgula (,) Valores associados a cada campo: Código: Código do fornecedor, valida que ele existe em catalogSupplier Tipo de Razão: Código associado ao tipo. Opções disponíveis:
Quantidade/Porcentagem: Inteiro Numérico Formato: Código, Tipo de proporção, Quantidade/Porcentagem Exemplo: 0045,montante,50 |
Provedor Financeiro | financeiroProvedor | Alfanumérico Itens separados por vírgula (,) Valores associados a cada campo: Código: Código do fornecedor, valida que ele existe em catalogSupplier Tipo de Razão: Código associado ao tipo. Opções disponíveis:
Quantidade/Porcentagem: Numérica Formato: Código, Tipo de proporção, Quantidade/Porcentagem Exemplo: 0033,montante,100 |
Mensagem no PDV | displayMessage | Alfanumérico |
Mensagem da impressora | impressoraMensagem | Alfanumérico |
Mensagem no TLOG | tlogMensagem | Alfanumérico |
Estudos de caso
Estudo de Caso 1. Resgate com Opções (Processo Sugerido)
Para benefícios com uma lista de opções, o usuário deve indicar os dados no excel de cada opção entre colchetes ([]), no caso de indicar uma lista de opções, cada opção deve ser separada com uma vírgula ( , ).
O usuário poderá indicar os dados de cada opção seguindo esta estrutura:
[Benefício a ser aplicado, O seguinte (preço, valor, porcentagem), para cada unidade de, Pontos de Cliente, Tipo de cartão fidelidade (opcional), Pontos de cartão fidelidade (opcional)]
Estudo de Caso 2. Provedor de Ativos e Provedor Financeiro (processo sugerido)
Ambos os campos de informação representam o valor de cada fornecedor, levando em consideração o tipo (valor/porcentagem) e valor do montante, portanto, dentro do lucro ele deve ser definido no seguinte formato:
code_proveedor, Tipo de valor (valor/fornecedor), Valor numérico associado ao tipo de valor
Anexo VII - Promoções de Modelos
"-50% de desconto na segunda unidade do Departamento de Laticínios"
Nova Promoção
- Clique em "Nova Promoção".
- A promoção será aplicada nos pontos de venda.
- A promoção informará aos participantes, assim o mecanismo informará ao ponto de venda quais elementos da transação aplaudiram a aplicação do benefício.
A promoção será sugerida quando um item daqueles definidos na condição por composição for inserido na transação e a condição for parcialmente atendida.
NOTA
Para que a promoção seja sugerida corretamente, o mapa que a contém também deve ser configurado para sugerir "Sempre" ou "De acordo com a promoção".
Definição da Condição
A promoção deve ser definida por meio de uma condição por composição para que o mecanismo gere subticks para cada dois elementos do departamento de laticínios que são inseridos na transação e aplique o benefício que é definido nela.
Deve ser definido como ocorrências mínimas e máximas, 2, indicando em unidade de medida, "Quantidade", já que o subtiket terá apenas 2 itens do departamento de laticínios.
Após a definição das ocorrências, deve ser indicado o atributo do produto que deve ser considerado para compor a condição por composição, no caso, "Departamento", igual a "Laticínios".
Pressione "Continuar" e a condição será definida da seguinte forma:
Definição de Benefício
Clique em "Novo Benefício" e defina um benefício "Monetário", da classe "Desconto percentual".
- Será definido o percentual de 50 para cada unidade de quantidade.
- Será necessário limitar a aplicação do benefício a um item (1) para que apenas um dos dois itens que compõem o subitem seja atingido pelo benefício.
NOTA
Caso seja necessário limitar ainda mais a aplicação do benefício, mais dados poderão ser especificados nos campos "Método de rateio", "Aplica-se a..." e "Critérios de Ordenação".
Clique em "Salvar" para concluir o carregamento do benefício.
Resumo da Promoção
Deve-se verificar se a promoção aparece como "Completa", pois assim ela pode ser incluída em um mapa.
NOTA
Se você tiver mais de uma etapa de Fluxo de Trabalho habilitada, ela deverá primeiro ser aprovada pela(s) função(ões) correspondente(s) para ser incluída em um mapa.
NOTA 2
A promoção no status "Completo" também pode ser simulada a partir das seções "Distribuição" > "Simulação".
"2 X 1 em Eletrônica, todas as quintas-feiras."
Nova Promoção
- Clique em "Nova Promoção".
- A promoção será aplicada nos pontos de venda.
- A promoção informará os participantes, assim o mecanismo informará ao ponto de venda quais elementos da transação causaram a aplicação do benefício.
A promoção será sugerida quando um item daqueles definidos na condição por composição for inserido na transação e a condição for parcialmente atendida.
NOTA
Para que a promoção seja sugerida corretamente, o mapa que a contém também deve ser configurado para sugerir "Sempre" ou "De acordo com a promoção".
Definição da Condição
Será necessário definir uma condição por faixa de tempo, por periodicidade, para indicar que a promoção valerá apenas às quintas-feiras.
A promoção deve ser definida por meio de uma condição por composição para que o mecanismo gere subticks a cada dois elementos eletrônicos que são inseridos na transação e aplique o benefício que é definido nela.
- Deve ser definido como ocorrências mínimas e máximas, 2, indicando em unidade de medida, "Quantidade", já que o subtiket terá apenas 2 itens do departamento de laticínios.
- Por transação, a condição de composição só pode ser atendida uma vez, portanto, o "Limite de Aplicação" será definido como um (1).
- Por transação, a condição de composição só pode ser atendida uma vez, portanto, o "Limite de Aplicação" será definido como um (1).
Após a definição das ocorrências, deve ser indicado o atributo do produto que deve ser considerado para compor a condição por composição, no caso, "Departamento", igual a "Eletrônicos".
Pressione "Continuar" e a condição será definida da seguinte forma:
Definição de Benefício
Clique em "Novo Benefício" e defina um benefício "Monetário", da classe "Desconto percentual".
- Será definido o percentual de 100 para cada unidade de quantidade.
- Será necessário limitar a aplicação do benefício a um item (1) para que apenas um dos dois itens que compõem o subitem seja atingido pelo benefício.
NOTA
Caso seja necessário limitar ainda mais a aplicação do benefício, mais dados poderão ser especificados nos campos "Método de rateio", "Aplica-se a..." e "Critérios de Ordenação".
- Clique em "Salvar" para concluir o carregamento do benefício.
Resumo da Promoção
Deve-se verificar se a promoção aparece como "Completa", pois assim ela pode ser incluída em um mapa.
NOTA
Se você tiver mais de uma etapa de Fluxo de Trabalho habilitada, ela deverá primeiro ser aprovada pela(s) função(ões) correspondente(s) para ser incluída em um mapa
NOTA
A promoção no status "Completo" também pode ser simulada a partir das seções "Distribuição" > "Simulação".
"Comprar um refrigerante, pegar as batatas de graça"
Nova Promoção
- Clique em "Nova Promoção""
- A promoção será aplicada nos pontos de venda.
- A promoção informará os participantes, assim o mecanismo informará ao ponto de venda quais elementos da transação causaram a aplicação do benefício.
A promoção será sugerida quando um item daqueles definidos na condição por composição for inserido na transação e a condição for parcialmente atendida.
NOTA
Para que a promoção seja sugerida corretamente, o mapa que a contém também deve ser configurado para sugerir "Sempre" ou "De acordo com a promoção".
Definição da Condição
A promoção deve ser definida por meio de duas condições por composição para que o motor gere subticks, combinando os dois conjuntos de um item cada, à medida que são inseridos na transação e se aplicam ao conjunto de batatas, o benefício que é definido.
Ambas as condições por composição terão suas ocorrências mínimas e máximas definidas em 1, indicando em unidade de medida, "Quantidade".
Para cada condição de composição, deve ser definido o seu universo de aplicação, sendo indicado o primeiro o código do refrigerante e o segundo o código das batatas.
Pressione Contínuo e Adicione a segunda condição por composição.
Pressione "Continuar" e a condição será definida da seguinte forma:
Definição de Benefício
Clique em "Novo Benefício" e defina um benefício "Monetário", da classe "Desconto percentual".
- Será definido o percentual de 100 para cada unidade de quantidade.
- Será necessário limitar a aplicação do benefício a um item (1) para que apenas um dos dois itens que compõem o subitem seja atingido pelo benefício.
NOTA
Caso seja necessário limitar ainda mais a aplicação do benefício, mais dados poderão ser especificados nos campos "Método de rateio", "Aplica-se a..." e "Critérios de Ordenação"
- Presionar en "Guardar" para completar la carga del beneficio.
Resumen de la Promoción
Deberá chequearse que la promoción aparezca como "Completa" ya que de esta forma podrá ser incluida en un mapa.
NOTA
En caso de tener mas de un paso de Workflow habilitado deberá primero ser aprobada por el o los roles correspondientes para poder ser luego incluida en un mapa.
NOTA 2
La promoción en estado "Completa" podrá también ser simulada desde la sección "Distribución" > "Simulación".
"$15 Hambúrgueres, batatas fritas e refrigerante"
Nova Promoção
- Clique em "Nova Promoção".
- A promoção será aplicada nos pontos de venda.
- A promoção informará os participantes, assim o mecanismo informará ao ponto de venda quais elementos da transação levaram à aplicação do benefício.
A promoção será sugerida quando um item daqueles definidos na condição por composição for inserido na transação e a condição for parcialmente atendida.
NOTA
Para que a promoção seja sugerida corretamente, o mapa que a contém também deve ser configurado para sugerir "Sempre" ou "De acordo com a promoção".
Definição da Condição
A promoção deve ser definida por meio de três condições por composição para que o motor gere subticks, combinando os três conjuntos, de um item cada, à medida que são inseridos na transação e, assim, o lucro definido é aplicado ao conjunto de batatas.
As três condições por composição terão suas ocorrências mínimas e máximas definidas em 1, indicando em unidade de medida, "Quantidade".
Para cada condição de composição, deve ser definido o seu universo de aplicação, sendo indicado o primeiro o código do refrigerante e o segundo o código das batatas.
Pressione Continuar e Adicionar a segunda condição por composição.
Pressione Continuar e adicione a última condição por composição.
A condição é a seguinte:
Definição de Benefício
Clique em "Novo Lucro" e defina um lucro do tipo "Monetário", da classe "Novo Preço".
- 15 será definido como o Novo Preço.
- No campo "Por Unidade de", deve ser especificado "Todos", o que indicará que todo o conjunto formado pelas três condições por composição terá o novo preço de R$ 15.
NOTA
Caso seja necessário limitar ainda mais a aplicação do benefício, mais dados poderão ser especificados nos campos "Método de rateio", "Aplica-se a..." e "Critérios de Ordenação".
- Clique em "Salvar" para concluir o carregamento do benefício.
Visão geral da promoção
Deve-se verificar se a promoção aparece como "Completa", pois assim ela pode ser incluída em um mapa.
NOTA
Se você tiver mais de uma etapa de Fluxo de Trabalho habilitada, ela deverá primeiro ser aprovada pela(s) função(ões) correspondente(s) para ser incluída em um mapa.
NOTA 2
A promoção no status "Completo" também pode ser simulada a partir das seções "Distribuição" > "Simulação".
"Resgate de Cupom Calculado em Perfumaria"
Nova Promoção
- Clique em "Nova Promoção".
- A promoção será aplicada nos pontos de venda.
- Nesse caso, a promoção não terá sugestões habilitadas.
- A promoção informará os participantes para que o PDV possa identificar quais dos cupons inseridos, caso sejam vários, participaram da promoção.
Definição da Condição
A promoção deve ser definida por meio de Condições Simples que avaliam a existência de um Cupom do tipo "Calculado" (para o nosso exemplo será um Cupom do Tipo "3") e pelo menos um produto da Família "Perfumaria".
Para isso, adicionaremos um elemento do tipo de produto, na condição Simples, indicando que eles devem pertencer à Família "Perfumaria"
Também deve ser indicado que um cupom do tipo "calculado" (por exemplo, Cupom Tipo 3) deve ser inserido na transação.
As condições são definidas da seguinte forma:
Quando, dentro do contexto da transação, ambas as condições simples forem atendidas, o benefício definido na promoção será acessado.
Definição de Benefício
Você deve clicar em "Novo Benefício", e definir um benefício do tipo "Monetário", da classe "Resgate de Cupom Calculado".
- Clique em "Salvar" para concluir o carregamento do benefício.
Com essa definição, será indicado que a promoção dará como benefício o valor que o cupom inserido carregou no banco de dados.
NOTA
Caso seja necessário limitar ainda mais a aplicação do benefício, mais dados poderão ser especificados nos campos "Método de rateio", "Aplica-se a..." e "Critérios de Ordenação".
Visão geral da promoção
Deve-se verificar se a promoção aparece como "Completa", pois assim ela pode ser incluída em um mapa.
NOTA
Se você tiver mais de uma etapa de Fluxo de Trabalho habilitada, ela deverá primeiro ser aprovada pela(s) função(ões) correspondente(s) para ser incluída em um mapa.
NOTA 2
A promoção no status "Completo" também pode ser simulada a partir das seções "Distribuição" > "Simulação".
"Carregar 3 ou mais itens do departamento. Limpe, ganhe um cupom"
Nova Promoção
- Clique em "Nova Promoção".
- A promoção será aplicada nos pontos de venda.
- Nesse caso, a promoção não terá sugestões habilitadas e não denunciará os participantes.
Definição da Condição
A promoção deve ser definida por meio de uma condição simples que avalie a existência de três ou mais itens do departamento de Limpeza.
Para isso, adicionaremos um elemento do tipo de produto, na condição Simples, indicando que eles devem pertencer ao departamento de "Limpeza".
Será necessário indicar um critério de agrupamento dos elementos do departamento de limpeza que são inseridos na transação, uma vez que a condição de que existem 3 ou mais itens deste departamento deve ser cumprida para cumprir a condição e acessar o benefício.
Para fazer isso, clique no ícone "Lápis" à direita do elemento "Produto" e o próximo Pop-Up será exibido.
Aqui você deve selecionar a opção "Maior ou Igual a" para agrupar os elementos.
Isso exibirá as seguintes opções:
No pop-up é especificado que o critério de agrupamento será "Quantidade", "Maior que ou Igual a", "3".
Pressione "Continuar" e a condição será definida da seguinte forma:
Definição de Benefício
Você deve clicar em "Novo Benefício", e definir um benefício do tipo "Não Dinheiro", da classe "Cupom".
- Em Grant Coupons (Valor) deve ser colocado um "1", que indicará que um único cupom será concedido quando as condições impostas pela promoção forem atendidas.
- Em "Do tipo/Identificador" você deve especificar o tipo de cupom que será concedido neste benefício. O campo será preenchido automaticamente à medida que você digita, com os tipos de cupons já carregados no banco de dados e quando um for selecionado, o ID do cupom selecionado será exibido no campo.
NOTA
Caso seja necessário limitar ainda mais a aplicação do benefício, mais dados poderão ser especificados nos campos "Método de rateio", "Aplica-se a..." e "Critérios de Ordenação".
- Clique em "Salvar" para concluir o carregamento do benefício.
Visão geral da promoção
- Em Grant Coupons (Valor) deve ser colocado um "1", que indicará que um único cupom será concedido quando as condições impostas pela promoção forem atendidas.
- Em "Do tipo/Identificador" você deve especificar o tipo de cupom que será concedido neste benefício. O campo será preenchido automaticamente à medida que você digita, com os tipos de cupons já carregados no banco de dados e quando um for selecionado, o ID do cupom selecionado será exibido no campo.
NOTA
Caso seja necessário limitar ainda mais a aplicação do benefício, mais dados poderão ser especificados nos campos "Método de rateio", "Aplica-se a..." e "Critérios de Ordenação".
A promoção no status "Completo" também pode ser simulada a partir das seções "Distribuição" > "Simulação".
"Compre 1 unidade e receba 10% de desconto, se comprar 2 você recebe 30% de desconto na segunda unidade, e se comprar 3 você recebe 50% de desconto na terceira unidade se aplica à marca Coca-Cola (o benefício sempre se aplicará ao item mais barato da condição formada)"
Definição da condição
Para este exemplo de aplicação, a condição deve ser definida por meio de uma condição por composição, uma vez que o objetivo é que o benefício escalonado itere e aplique o maior número de vezes possível, com base nos elementos inseridos na transação
Definição de Benefício
Um benefício "Dinheiro" da classe "Desconto percentual" deve ser definido. O valor a ser definido no campo "O seguinte percentual (%) *" indicará o valor padrão que será aplicado quando nenhuma das etapas definidas no benefício for cumprida.
Definição de Etapas
A "Unidade de Passo" usada para este exemplo será "Quantidade"
Pressionar "Continuar" exibirá a primeira etapa adicionada da seguinte maneira:
Você precisará pressionar "Adicionar" novamente para definir o próximo.
Pressionar "Continuar" exibirá a segunda etapa recém-definida da seguinte maneira:
Você precisará pressionar "Adicionar" novamente para adicionar a última etapa deste exemplo e ela será concluída com os seguintes dados:
Pressionar "Continuar" resultará nas três etapas definidas a seguir:
Nesse caso, o que se busca nessa promoção é que, quando cada uma das etapas for concluída, o benefício seja aplicado em apenas um dos itens que compõem cada etapa e que aquele item seja o mais barato dos itens que o compõem. Para fazer isso, o campo "Aplicação máxima (valor)" deve ser definido como 1 no lucro e o campo "Aplicação máxima (medida)" em quantidade, bem como indicar no campo "Critérios de classificação", "Mais barato primeiro".
" Compre 1 unidade e receba 10% de desconto, se comprar 2 recebe 30% de desconto, e se comprar 3 recebe 50% de desconto aplica-se à marca Coca-Cola."
DEFINIÇÃO DA CONDIÇÃO
Para este exemplo de aplicação, a condição deve ser definida por meio de uma condição por composição, uma vez que o que se busca é que o benefício hierárquico itere até 3 vezes (limites de aplicação = 3) e se aplique quantas vezes forem apropriadas, com base nos elementos inseridos na transação
DEFINIÇÃO DO BENEFÍCIO
A "Unidade de Passo" usada para este exemplo será "Quantidade"
Pressionar "Continuar" exibirá a primeira etapa adicionada da seguinte maneira:
Você precisará pressionar "Adicionar" novamente para definir o próximo.
Pressionar "Continuar" exibirá a segunda etapa recém-definida da seguinte maneira:
Você precisará pressionar "Adicionar" novamente para adicionar a última etapa deste exemplo e ela será concluída com os seguintes dados:
Pressionar "Continuar" resultará nas três etapas definidas a seguir:
Neste caso, o que se busca nesta promoção é que quando cada uma das etapas for cumprida, o benefício seja aplicado proporcionalmente a todos os itens que compõem cada etapa, por esse motivo nenhuma restrição será feita no nível "Informações do Aplicativo"."
Anexo VIII - Cache
de Promoções
(de 7.EP2)
O objetivo do cache de Promoções é gerar informações para sites de e-commerce onde, para ter uma navegação ágil, você deseja ter as informações de Promoções associadas aos diferentes produtos.
Para isso, a Promo possui um processo que avalia as promoções e produtos associados à publicação no ecommerce. Essas informações são geradas como mensagens em uma fila do RabbitMQ da qual os sites podem retirá-las. (mais informações sobre o formato de saída e configuração da fila consulte PROMO - Manual de Integração 7.0 - Filas de Mensagens).
Configuração
Inserindo Informações de Configuração temos uma série de parâmetros associados a esta funcionalidade que são:
Para que ele funcione corretamente, deve-se levar em conta que o cache faz parte da loja (motor) que servirá ao site de comércio eletrônico na avaliação das Promoções para que haja consistência entre todas as instâncias. Com isso em mente, a loja virtual deve ser configurada para que, quando um mapa for distribuído, ele também chegue ao cache de Promoções para avaliação. Isso é feito a partir da definição das lojas, como:
Operação
Uma vez configurado, há um processo que será executado automaticamente durante as primeiras horas do dia para regenerar ou atualizar as informações no cache. Em qualquer caso, se necessário, você pode executar o processo manualmente a partir do mesmo local onde os mapas são distribuídos usando o botão "Atualizar cache". Por exemplo:
Anexo IX - Alarme de Movimento de Contorno
A partir desta versão, é adicionado este novo alarme que permitirá visualizar as unidades ou valores ($) utilizados nas promoções onde foram definidos limites, a fim de acompanhar os benefícios concedidos.
Este alarme deve ser acionado quando o saldo limite atingir o valor em porcentagem (%) ou valor ($) definido no alarme. Se definido como 100%, o alarme de consumo total do limite será emitido.
Ex:
Caso a promoção seja definida, por exemplo, pelo número de aplicativos por loja e o alarme seja definido para 80%, se o limite definido na promoção for 10, quando o contador atingir 8 pedidos, um alarme deve ser emitido.
O mesmo acontecerá caso a promoção seja definida pela quantidade de dinheiro por cliente $1500 e o alarme seja definido para um valor de $1000, quando o contador atingir $1000 um alarme deve ser emitido.
Aplicar-se-á ao âmbito dos limites (loja, geral) e a todos os tipos de limites (Número de candidaturas, Produtos beneficiados, montante em dinheiro, cupões e/ou pontos atribuídos, etc.).
Ex:
Uma promoção é criada com o limite definido no alarme
Quando as transações são feitas:
Quando a quantidade de dinheiro atingir o limite definido (quando atingir 8, no nosso exemplo) o alarme será emitido e um e-mail será enviado para o usuário configurado.
E-mail:
Apêndice X - Promoções de Cashback
Os reembolsos parciais podem ser feitos na Promo e a partir da promoção 7.2. 3 também devoluções totais.
Uma promoção como a que está por exemplo é criada:
A venda é feita, o que será refletido em: Relatório/Transação/Relatório de Vendas:
Se a compra for devolvida; Isso é detalhado no Relatório de Transação/Devolução:
Se a devolução for feita novamente; isso será refletido no Relatório de Transações/Vendas/Detalhes:
e também será refletido no Relatório de Devolução/Erros:
Se for feita uma venda, à qual é aplicada uma promoção que emite um cupom,; isso está refletido no Relatório de Transações/Vendas:
Sobre o cliente que recebeu o cupom:
e na visualização do cupom:
Ao fazer a devolução:
Anexo XI - Exemplo de Promoções com Limite de Quantidade de Dinheiro por Cliente
Vai ser definida uma promoção que tem um limite por cliente e por quantia de dinheiro.
Esta promoção oferecerá um desconto de 30% sobre o preço beneficiado de qualquer produto adquirido pelo cliente.
Este benefício será concedido até que o cliente atinja a soma de R$ 5000,00 de desconto.
A promoção é distribuída:
Uma venda é feita:
<message companyId="2" store="3" terminal="1" date-time="2023-08-04 17:05:00" init-tck="false" messageId="1" void-trx="false" response="true" status="sale" evaluate="true" suggest="false" limitBalances="true"> <customer-add seq="1" id="9" email="[email protected]" identifier="5690000" lastName="Gonzalez" limitedBenefits="" name="JUAN" segment=""/> <item-add seq="1" unitprice="4000" xprice="4000" qty="1" code="111"/> </message>
---- message ------ <?xml version="1.0" encoding="UTF-8" standalone="no"?> <message ack="0" companyId="2" engine="7.2.6#282" mapversion="76" messageId="1" store="3" terminal="1"> <optional> <promo id="Promo Descuentos" nro="64cd5282a62e431960edd5d5"> <benefit TLOGMessage="Promo Descuentos" account="" applicationMethod="resume" baseAmount="4000.00" benefitType="PercentageDiscount" discountPercentage="30.00" displayMessage="Promo Descuentos" hasLimit="true" name="64cd5282a62e431960edd5d5" nro="64cd52b6a62e431960edd5dd" order="1" printerMessage="Promo Descuentos" prorationMethod="PROPORTIONAL" unit="qty"> <apply> <item magnitude="0.000" qty="1.000" seq="1" value="1200.00" valueWithTaxes="1200.00" xprice="4000.00"/> </apply> </benefit> </promo> </optional> <limitBalances> <limit amount="3800.00" id="64cd52b6a62e431960edd5de" max="5000.00" promotionName="64cd5282a62e431960edd5d5"/> </limitBalances> </message>
Nota-se que dos $5000 que o cliente tinha disponíveis para descontos; Você já recebeu R$ 1200 e só tem R$ 3800
<limitBalances> <limit amount="3800.00" id="64cd52b6a62e431960edd5de" max="5000.00" promotionName="64cd5282a62e431960edd5d5"/> </limitBalances>
No console você pode ver que o limite ainda não foi atingido:
Outra venda é feita:
<message companyId="2" store="3" terminal="1" date-time="2023-08-04 17:35:00" init-tck="false" messageId="1" void-trx="false" response="true" status="sale" evaluate="true" suggest="false" limitBalances="true"> <customer-add seq="1" id="9" email="[email protected]" identifier="5690000" lastName="Gonzalez" limitedBenefits="" name="JUAN" segment=""/> <item-add seq="1" unitprice="500" xprice="500" qty="1" code="222"/> </message>
----- message ------ <?xml version="1.0" encoding="UTF-8" standalone="no"?> <message ack="0" companyId="2" engine="7.2.6#282" mapversion="76" messageId="1" store="3" terminal="1"> <optional> <promo id="Promo Descuentos" nro="64cd5282a62e431960edd5d5"> <benefit TLOGMessage="Promo Descuentos" account="" applicationMethod="resume" baseAmount="500.00" benefitType="PercentageDiscount" discountPercentage="30.00" displayMessage="Promo Descuentos" hasLimit="true" name="64cd5282a62e431960edd5d5" nro="64cd52b6a62e431960edd5dd" order="1" printerMessage="Promo Descuentos" prorationMethod="PROPORTIONAL" unit="qty"> <apply> <item magnitude="0.000" qty="1.000" seq="1" value="150.00" valueWithTaxes="150.00" xprice="500.00"/> </apply> </benefit> </promo> </optional> <limitBalances> <limit amount="3650.00" id="64cd52b6a62e431960edd5de" max="5000.00" promotionName="64cd5282a62e431960edd5d5"/> </limitBalances> </message>
No console:
Por fim, outra venda é feita:
<message companyId="2" store="3" terminal="1" date-time="2023-08-04 18:00:00" init-tck="false" messageId="1" void-trx="false" response="true" status="sale" evaluate="true" suggest="false" limitBalances="true"> <customer-add seq="1" id="9" email="[email protected]" identifier="5690000" lastName="Gonzalez" limitedBenefits="" name="JUAN" segment=""/> <item-add seq="1" unitprice="15000" xprice="15000" qty="1" code="333"/> </message>
----- message ------ <?xml version="1.0" encoding="UTF-8" standalone="no"?> <message ack="0" companyId="2" engine="7.2.6#282" mapversion="76" messageId="1" store="3" terminal="1"> <optional> <promo id="Promo Descuentos" nro="64cd5282a62e431960edd5d5"> <benefit TLOGMessage="Promo Descuentos" account="" applicationMethod="resume" baseAmount="15000.00" benefitType="PercentageDiscount" discountPercentage="30.00" displayMessage="Promo Descuentos" hasLimit="true" limitApplied="true" name="64cd5282a62e431960edd5d5" nro="64cd52b6a62e431960edd5dd" order="1" printerMessage="Promo Descuentos" prorationMethod="PROPORTIONAL" unit="qty"> <apply> <item magnitude="0.000" qty="1.000" seq="1" value="3650.00" valueWithTaxes="3650.00" xprice="15000.00"/> </apply> </benefit> </promo> </optional> <limitBalances> <limit amount="0.00" id="64cd52b6a62e431960edd5de" max="5000.00" promotionName="64cd5282a62e431960edd5d5"/> </limitBalances> </message>
Observa-se que o valor total disponível para descontos foi consumido:
<limitBalances> <limit amount="0.00" id="64cd52b6a62e431960edd5de" max="5000.00" promotionName="64cd5282a62e431960edd5d5"/> </limitBalances>
No console, você também pode ver que o limite foi atingido:
Se uma venda for feita, uma vez atingido o limite, o lucro não será dado:
<message companyId="2" store="3" terminal="1" date-time="2023-08-04 18:30:00" init-tck="false" messageId="1" void-trx="false" response="true" status="sale" evaluate="true" suggest="false" limitBalances="true"> <customer-add seq="1" id="9" email="[email protected]" identifier="5690000" lastName="Gonzalez" limitedBenefits="" name="JUAN" segment=""/> <item-add seq="1" unitprice="300" xprice="300" qty="1" code="444"/>
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