A integração do Linx Promo com Empório permite criar promoções programadas com diversas pré-condições para ativação, beneficiando o cliente com descontos financeiros e/ou descontos não financeiros, como por exemplo vouchers.

A plataforma do Promo aplica os descontos aos produtos desejados no Emporio via comunicação XML.

Os módulos do Linx Promo, que estão integrados com Emporio são:

  • Benefícios Financeiros
  • Vouchers

Resumo das Funcionalidades

No quadro a seguir apresentamos as promoções disponíveis para parametrização na integração do PROMO com aplicação no PDV: 



Pré-Requisitos Básicos


Abaixo estão os requisitos base necessários para conseguir começar com a integração do Motor Promo


Pré-Requisitos Cadastro de Promoções

A configuração descrita a seguir é um pré-requisito do cadastro de promoções e deve ser realizada obrigatoriamente.

O Promo possui uma configuração para registro de código da promoção, sendo único para que não haja duplicidade de código. 

Para isso, deve ser configurado o Código promocional como gerado automaticamente e único, entrando em "Administração> Informação de Configuração", no campo "Palavra para pesquisa": "incrementalID". Na chave "promotion.code.active" é inserido o valor "true". Após verificar no filtro "Palavra para pesquisa" tipo: "chave". Em "promotion.codeKey" se o valor "true" foi definido).

Caso houver mais módulos de promoções, todos devem estar com valor "true", nenhum deles deve estar com valor "False"

Quando uma nova promoção for registrada, a próxima tela será apresentada onde o nome da promoção deve ser colocado, e o código será gerado automaticamente.

Ao pressionar "Salvar" o código será gerado automaticamente e atribuído à promoção, nesse momento, o código da promoção será anexado ao final do nome.


Na lista de Promoções o nome da Promo será mostrado com o código gerado automaticamente. O nome com o código também será exibido em relatórios envolvendo o nome da promoção.


Quando for editado uma promoção, poderá ser editado o nome, mas quando pressionar "Salvar", um novo código promocional exclusivo será anexado ao nome editado novamente.

Pré-Requisitos de Versão


Abaixo estão as versões mínimas das aplicações homologadas com o Motor Promo.


A tabela acima será atualizada conforme ocorrer a homologação de mais soluções com o PDV, referente à integração com o motor de promoção.



Configuração do Módulo


  • Acessar o cadastro do cliente que contratou o módulo;
  • Verificar no produto Linx Postos POS se está aparecendo: Integração Linx Promo (Synthesis);
  • Baixar uma nova chave do PDV.


Configurações da Retaguarda

O PDV possui integração com retaguardas de diferentes produtos, as quais necessitam de configuração para o correto funcionamento da Integração com Motor de Promoções. 

Uma vez cadastrado na Plataforma de Promoções o estabelecimento receberá um código de identificação na plataforma. Para que o PDV possa fazer a autenticação na plataforma e ter acesso as promoções, se faz necessário informar o "Company_id".

Disponibilizado no Seller Web na Tela de Configurações Gerais um novo campo para inclusão do "Company_id" (identificação) do Estabelecimento que estiver ativo na Plataforma PROMO.

  • MENU: Sistemas -> Configurações Gerais -> Linx Promo



Venda com Promo


Ao realizar uma venda no caixa PDV, caso o sistema identifique algum item cadastrado no Motor de Promoções, será apresentada uma mensagem informando sobre a promoção e serão aplicados os valores conforme a regra cadastrada.


Abaixo temos como exemplo uma promoção do tipo "leve 3 pague 2".

Ao lançar os 3 produtos na venda, o sistema irá consultar o Desconto Promo. Vai ser apresentado o valor total dos produtos na venda e o campo Descontos mudará a nomenclatura para Desc. Promo, apresentando o valor do desconto, que corresponde à unidade que sairá de graça.

No cupom fiscal será apresentado o desconto efetuado na venda e a promoção aplicada, conforme exemplo abaixo:


Promo com Geração de Voucher 


Caso tenha sido cadastrada uma promoção onde será gerado um voucher em compras a partir de um determinado valor, ao efetuar uma venda cujo valor seja a partir do cadastrado no Motor Promo, na finalização da venda o voucher será gerado.


No exemplo abaixo, a promoção foi cadastrada para gerar um voucher de 10% de desconto nas vendas a partir de R$ 100,00.

Voucher Gerado na Venda

 UTILIZANDO O VOUCHER NA VENDA

Quando o cliente retornar para utilizar o voucher, após iniciar a venda e selecionar o produto desejado, pressionar a tecla Z para informar o código do voucher.


Cabe ressaltar que não são cumulativos vouchers iguais, ou seja, dois vouchers da mesma promoção; será concedido somente o desconto de um deles e ambos serão consumidos mesmo assim.


Ao fechar a tela, o desconto do voucher será aplicado na venda.


Ao finalizar a venda o comprovante será emitido, conforme exemplo abaixo:

Venda com Regra de Preço 

Quando um produto possuir cadastro no Motor de Promoções e o cliente/produto possuir Regra de Preço cadastrada, irá prevalecer a Regra de Preço.

Ao identificar a venda com um cliente que possui regra de preço cadastrada, será apresentada uma tela para selecionar o desconto da Regra de Preço.





Selecionando o desconto da Regra de Preço cadastrada para o cliente, este será aplicado na venda.




Se a tela apresentada for fechada sem selecionar o desconto da Regra de Preço, será aplicado o Desconto Promo na venda.





Venda com Desconto Manual

Ao selecionar um produto cadastrado no Promo, e realizar um desconto manual pela tecla F8, este último prevalecerá sobre o desconto Promo.

No exemplo abaixo o produto possui desconto promo no valor de R$ 3,50.



Ao iniciar a venda com a tecla de atalho F8, e inserir um desconto manual no valo de R$ 4,00, este será aplicado ao item.




No cupom fiscal será apresentado o desconto manual aplicado ao item, conforme exemplo abaixo:



Tipos de Promoções mais Comuns

As regras cadastradas no motor de promoção podem estar condicionadas direto no produto, numa forma de pagamento, em um cliente, ou na combinação entre eles.

Abaixo podem ser conferidas os tipos de descontos mais comuns.


  • Leve 3 pague 2: Na compra de 3 itens, 1 dos itens sai de graça.



  • Pack de bebida: Na compra de uma determinada quantidade de bebida, será aplicado um desconto.



  • Desconto progressivo: a cada unidade adicionada à venda, o valor do desconto aumenta.


2 unidades


3 unidades


4 unidades


  • Desconto acima de uma certa quantidade de produtos: ao comprar acima de uma quantidade pré estabelecida de produtos, cada unidade terá um desconto.



  • Desconto fixo: ao selecionar o produto no momento da venda, este já será apresentado com desconto ou acréscimo, dependendo da configuração de preço fixo criado no Motor de Promoções.


  • Desconto no segundo item da venda: ao adicionar um segundo item à venda, independente do item, será aplicado um desconto.



  • Desconto da semana: O produto apresentará desconto caso a venda seja realizada no dia da semana cadastrado para o desconto. 


  • Forma de pagamento com desconto: Quando selecionada uma forma de pagamento que tenha sido cadastrado um desconto, será apresentada na tela uma mensagem informando.



  • Cliente com desconto: Ao identificar a venda com um cliente que possua desconto cadastrado no Promo, o produto selecionado já será apresentado com o desconto.


  • Promoção intervalo de tempo: O produto apresentará desconto caso a venda seja realizada no intervalo de tempo cadastrado para o desconto (Por exemplo no horário das 11h às 11h15). 


  • Promoção voucher: Nas compras acima de um determinado valor, o cliente ganha um voucher (Por exemplo, compras acima de R$ 100,00 ganha um voucher).





  • Sem rótulos