1. Conceito
Este guia tem por objetivo orientar os procedimentos para utilização do módulo de Consignado/Comodato integrado com a forma de pagamento Boleto, através das funcionalidades existentes no cadastro de centro monetário permite realizar a emissão de arquivo de remessa e arquivo de retorno para os os principais bancos.
1.1 Glossário
“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
> = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.
2. Premissas
- A Retaguarda Empório na versão 10.01.0100 ou superior;
- Ambiente deve possuir o sistema PEDIDOS e COMODATO habilitado.
- Forma de pagamento boleto bancária ativa;
- Centro monetário configurado;
- Possuir produtos cadastrados como mercadoria para revenda;
- Possuir clientes do estabelecimentos cadastrados.
2.1 Forma de pagamento Boleto
Para o sistema habilitar dentro do criação de pedidos na guia pagamentos a forma de pagamento boleto para utilização é necessário ativar a forma de pagamento através do menu Cadastros -> Financeiro -> Formas de Pagamento.
A Forma de pagamento boleto é exclusiva para utilização da retaguarda com o módulo de emissão de pedidos. Desta forma não será integrada como forma de pagamentos para os pdvs do estabelecimento e permite ao usuário da retaguarda apenas ativar ou inativar a forma.
2.2 Cadastro de Centros Monetários
Para a geração do boleto e posterior geração arquivos de remessa e retorno é necessário parametrizar o banco que será utilizado na cobrança. As configurações devem ser realizadas através do centros monetário, disponível em Cadastros -> Financeiro -> Centros monetários, é necessário que os dados do banco estejam devidamente cadastrados e configurados corretamente conforme orientado pela instituição.
Para posterior utilização da forma de pagamento boleto, dentro do menu Consignado/Comodato constaram disponíveis os centros monetários que estiverem marcados com a opção:
Atualmente a retaguarda Empório possui integração homologada com os bancos Itaú - CNAB 400 e CNAB 240 , Santander - CNAB 400 e CNAB 240, Safra CNAB 400, Bradesco CNAB 400, Sicoob CNAB 240 e Sicredi CNAB 400.
Se já houver centro monetário cadastrado para o banco desejado basta alterá-lo marcando a opção Disponível para Emissão de Cobrança Bancária (Boletos, CNAB), na seção Centro Monetário que o sistema irá disponibilizar a seção "Informações para Boleto e Remessa/Retorno de Arquivos" e preencher os campos: Carteira de Cobrança, Número do Convênio, Código do Cedente, Padrão Arquivo Cnab, Espécie de Documento de Cobrança e Tipo de Integração Bancária, conforme informações passadas pelo banco.
Se não houver centro monetário cadastrado deve ser clicado na opção <incluir>. Após realizar a seleção do banco desejado, cadastre os campos obrigatórios na seção Centro Monetários e os demais campos da seção Informações para Boleto e Remessa/Retorno de Arquivos.
2.2.1 Compartilhamento de Centro Monetário entre estabelecimentos da rede
Após Salvar o cadastro de centro monetário é possível definir as Empresas da rede que poderão utilizar o centro monetário criado para geração de Boleto.
Basta clicar em incluir e selecionar a empresa desejada:
Após preenchimento dos campos basta salvar o cadastro novamente, será exibida a mensagem: Centro monetário cadastrado com sucesso.
Após definição dos estabelecimentos ao selecionar a forma de pagamento Boleto em um pedido será listado o centro monetário que foi compartilhado anteriormente.
2.3 Configuração de geração de Boleto e Remessa/Retorno de Arquivos para o banco Santander
Caso o estabelecimento for gerar Boleto, Remessa/Retorno de Arquivos com o banco Santander, quando for escolhido a opção: CNAB 400, no campo <Padrão de Arquivo CNAB>, a conta do centro monetário deve possuir 9 dígitos.
IMPORTANTE: Caso a conta tenha menos do que 9 dígitos, deve ser completado com zeros a esquerda.
Quando for realizada a configuração do Banco Santander e opção: CNAB 240 no campo Numero do convênio deve ser preenchido a combinação de Agência + Código do Cedente, colocando 15 dígitos conforme orientação do banco e o campo "Código do Cedente" deve manter em 8 dígitos.
2.4 Configuração de geração de Boleto e Remessa/Retorno de Arquivos para o banco Sicredi - CNAB 400
Para gerações de Boleto, Remessa/Retorno de Arquivos com o banco SICREDI, quando for escolhido a opção: CNAB 400, no campo <Código do Cedente> deve ser preenchido o número do código do beneficiário do banco.
Carteira de Cobrança: Carteira fornecida pelo SICREDI, geralmente vai ser o número 1;
Número do Convênio: Número do convênio informado pelo SICREDI.
Código do Cedente: Número do convênio informado pelo SICREDI.
Posto do Cedente: Posto da cooperativa/agência beneficiária, fornecido pelo SICREDI;
Dias de Protesto: Dias para protesto de multa , caso preenchido será necessário utilizar a Espécie de Documento de Cobrança DUPLICATA;
% Multa: Percentual de multa ;
% Juros ao dia: Percentual de Juros ao dia;
Padrão Arquivo CNAB: Onde é definido o layout da carteira de cobrança no SICREDI, selecionar CNAB 400;
Espécie de Documento de cobrança: Permite seleciona opção OUTROS ou DUPLICATA;
Tipo de Integração Bancária: Boleto e arquivo de Remessa;
Extensão do arquivo de remessa: Selecionar .REM ou .TXT;
Demais campos de Instrução não são de preenchimento obrigatórios.
IMPORTANTE: O arquivo de remessa será gerado corretamente apenas quando número do convênio e código do cedente constarem com o mesmo valor, deve ser respeitado a informação enviada pelo Cooperativa/Agência beneficiária e informado os ZEROS a esquerda se houver necessidade.
O estabelecimento deve realizar contato com a Cooperativa/Agência beneficiária SICREDI antes de transmitir o primeiro arquivo de remessa para solicitar a parametrização do sequencial do Header, para informar que não irá utilizar numeração sequencial de arquivos.
Devido a uma regra de negócios entre a cooperativa SICREDI e cartórios de protesto, deve ser utilizada a espécie DUPLICATA caso o Estabelecimento deseje informar no arquivo de remessa dias para protesto.
2.5 Configuração de geração de Boleto e Remessa/Retorno de Arquivos para o banco Safra- CNAB 400
Para gerações de Boleto, Remessa/Retorno de Arquivos com o banco SAFRA, deve ser preenchido o percentual de Juros ao dia.
3. Funcionalidades
3.1 Inclusão de pedidos com a forma de pagamento boleto
Para informar a forma de pagamento Boleto nos pedidos o usuário deve acessar o menu Operações -> Consignado/ Comodato e dentro do pedido selecionar na guia Pagamentos e realizar a seleção da Forma de Pagamento:
Após selecionado a forma de pagamento será exibindo no campo Valor o total pendente de recebimento do pedido, e campos para o usuário selecionar a data de vencimento do Boleto. O Sistema permite parametrização para que os usuário opte por seleção de dias para vencimento do Boleto ou visualização de calendário.
O Valor do boleto pode ser alterado até o valor total do pedido de venda.
O valor pendente de recebimento do pedido pode ser dividido em mais de uma forma de pagamento.
Após adicionar a forma ou as formas de pagamento deve ser salvo o pedido, através da opção <SALVAR> . Após salvar o pedido será exibido a ação para geração do título de boleto.
A ação <Gerar Boleto> irá criar e disponibilizar o boleto para download.
Através da ação <Imprimir Boleto> é possível realizar a baixa do arquivo do boleto e impressão em formato de arquivo PDF.
Após os procedimentos de adição de forma de pagamento o usuário pode seguir o fluxo de faturamento do pedido, gerar novos pedido ou acessar outras funcionalidades da retaguarda.
3.1.1 Seleção de dias de vencimento
Quando habilitada o sistema irá calcular com base na data atual o dia de vencimento do boleto considerando a seleção de dias realizada, ex: Boleto para 5 dias, 7 dias , 15 dias . Cada estabelecimento pode solicitar a inclusão de novas faixas de seleção de data para utilização em seu ambiente.
O procedimento de inclusão de novas faixas de seleção de data e utilização dessa funcionalidade deve ser realizada pelo time de implantação ou de suporte.
IMPORTANTE: Por padrão a visualização de calendário é habilitada para todos os estabelecimentos, mas pode ser alterado se desejado.
3.1.2 Visualização de calendário
A visualização de calendário permite que o estabelecimento selecione qualquer data para vencimento do boleto bancário, sendo assim com base na seleção de data definida será adicionada a data de vencimento do boleto no pedido.
3.1.3 Inclusão de valor de outras cobranças no Boleto para pedidos
Para estabelecimentos que desejem incluir no boleto uma valor adicional o sistema permite habilitar no centro monetário o campo de OUTRAS COBRANÇAS.
Quando informado um valor em todas as emissões de boleto será apresentado uma mensagem ao usuário adicionar outras cobranças e incluir o valor adicional:
O Valor adicional NÂO será incluído no total geral do pedido ou da forma de pagamento, será possível verificar no PDF do Boleto ou no arquivo de remessa. Sempre que incluído o valor adicional será exibido a informação automaticamente nas instruções do Boleto. Sendo que para boletos gerados após o faturamento da nota fiscal de venda também será incluído o número e série da nota fiscal de venda.
IMPORTANTE Quando o usuário selecionar Não na mensagem de outras cobranças o boleto será gerado apenas com o valor da forma de pagamento. Para habilitar o valor de outras cobranças
3.3 Geração do Arquivo de Remessa
A geração do arquivo de remessa é realizada através da opção " Remessa" disponível em: Financeiro -> Contas a Receber -> Gerenciamento de Arquivos -> Remessas, na guia Pedidos:
Os filtros disponíveis para seleção dos Pedidos são:
- Empresa: seleção da empresa desejada;
- Banco: seleção do centro monetário cadastrado e configurado;
- Tipo Data: seleção do tipo de data desejada nos campos de data, podendo ser selecionado por emissão ou vencimento;
- Data Inicial e Data Final: informe o período dos boletos que deseja que sejam incluídos no arquivo de remessa, para isso, se necessário, altere as datas nos campos;
- Valor maior ou igual a: é de preenchimento opcional, informe o valor dos boletos a serem apresentados no resultado da pesquisa, se desejar alterar, basta informar o valor desejado nesse campo;
- Nosso Número: é de preenchimento opcional, utilizado para filtrar o boleto. Se desejar refinar a pesquisa, informe o Nosso Número;
Após preencher todos os campos necessários para realizar a pesquisa, clique no botão <Pesquisar>. No resultado serão listados todos os pedidos conforme os filtros definidos para pesquisa.
Clique na CheckBox <Incluir> apresentada à esquerda de cada um dos boletos que deseja selecionar, ou no topo da coluna para selecionar todos os boletos. Será totalizado a quantidade de pedidos selecionados e o valor total.
Através do menu REMESSA também é possível realizar o download do boleto no formato em PDF.
Para geração do arquivo de remessa selecione o boleto ou boletos desejados e no botão <Gerar Arquivo>, conforme exemplificado na imagem a seguir:
Após a geração, o usuário será direcionado a guia ARQUIVOS, os arquivos disponibilização ações para Detalhar arquivo de Remessa, Download, Registro e Cancelamento, conforme exemplificado na imagem a seguir:
Para obter o arquivo de remessa deve ser utilizada a ação Download do Arquivo:
A função de Registro confirma que foi realizado o envio do arquivo ao banco:
O Cancelamento do arquivo permite a inclusão dos títulos em outro arquivo:
Se o arquivo for cancelado ele só será listado quando marcado a opção exibir arquivos cancelados:
3.4 Conferência de turno
Após o faturamento de pedidos vinculadas a forma de pagamento boleto no menu Operações -> Tesouraria ->Conferência de turno será listado a forma de pagamento boleto e sumarizado todos os valores recebidos dentro do turno selecionado para essa forma de pagamento:
3.4 Importação do Arquivo de Retorno
A opção de importação do arquivo de retorno está disponível em: FINANCEIRO > CONTAS A RECEBER -> GERENCIAMENTO DE ARQUIVOS -> RETORNO.
Para realizar a importação do arquivo de retorno recebido do banco, primeiramente selecione a Empresa, depois o Banco e no campo Selecione um arquivo, selecione o arquivo de retorno a ser importado.
Na sequência, clique no botão <Adicionar Arquivo> e por último, no botão <Importar Arquivo> conforme exemplificado na imagem a seguir:
Será exibido em Movimentação de liquidação os título lidos no arquivo de retorno.
Após importação do arquivo deve ser realizada a ação de <Efetuar Lançamento>. Sendo exibido o alerta de arquivo processado com sucesso.
IMPORTANTE
- Títulos não encontrados na retaguarda serão exibidos como NÃO IDENTIFICADO, sendo ignorados na liquidação automática dos boletos na gerenciamento de títulos.
- Deve ser realizada a importação do arquivo de retorno após a conferência de turno que o Boleto está vinculado. Não são listados no gerenciamento de títulos vendas a boleto de turnos que não constem conferidos nas retaguarda.
3.5 Contas a Receber - Gerenciamento de títulos
No relatório de Contas a receber -> Gerenciamento de títulos na conta VENDA BOLETO será exibidos todos os títulos vinculados a forma de pagamento Boleto, após a conferência do turno.
Na consulta dos títulos de venda a Boleto é possível visualizar Título, N° da Nota fiscal, N° do Pedido, Emissão, Cliente e Valor referente ao pedido.
Exemplo de Consulta de título do tipo Conta Venda Boleto pendente de liquidação, dentro da visualização do títulos também é exibido o número do pedido.
Exemplo de Consulta de título do tipo Conta: Venda Boleto - Liquidado:
Detalhes do título liquidado: