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O que é a ferramenta?
No cenário econômico atual, manter um bom relacionamento com os clientes é algo essencial e muito importante, isso trará frutos excelentes para a empresa. O SetaERP disponibiliza diferentes ferramentas para trabalhar o CRM de sua empresa. Neste treinamento, aprenderemos a utilizar a ferramenta Motor de Relacionamento, uma das mais importantes para garantir um CRM elevado.
Conheça mais sobre o que é CRM
Vídeos da ferramenta
Manual de uso da ferramenta
Configurações de Permissão de Acesso
Acesse o retaguarda, configurações, permissão de acesso:
Essa permissão permite que você tenha aceso a tela de Motor de Relacionamento.
Campos disponíveis na tela de Motor de Relacionamento
Com o intuito de realizar uma consulta mais eficaz, com as informações realmente necessárias, o SetaERP disponibiliza diversos campos para elaborar um filtro mais aprofundado. Tais campos serão explicados a seguir.
Clientes:
- Cliente: irá filtrar conforme o nome constante no cadastro do cliente;
- Status do Cliente: trará essa informação do cadastro do cliente (ativo, simplificado, especial, etc.);
- Status SCPC: também trará essa informação do cadastro do cliente, guia SCPC (nada consta, reabilitado, seprocado, etc.);
- Vendedor Responsável: informe um vendedor para filtrar os clientes que possuem ele como responsável, irá puxar essa informação do cadastro de cliente;
- Atividade: irá filtrar pela profissão informada no cadastro do cliente;
- Time: irá filtrar pelo time que o cliente torce, conforme informado em seu cadastro;
- Tamanho que calça: filtrará pelo tamanho de calçado que o cliente utiliza;
- Sexo: possibilitará realizar o filtro informando o sexo do cliente, também puxará o que estiver em seu cadastro;
- Bairro: irá puxar a informação que está no cadastro do cliente;
- Cidade: irá puxar a informação que está no cadastro do cliente;
- UF: irá puxar a informação que está no cadastro do cliente;
- Complemento: irá puxar a informação do complemento de endereço que está no cadastro do cliente;
- Data do Aniversário: permitirá que o filtro seja realizado por aniversariantes, trazendo as informações que estão no cadastro do cliente;
- Idade: serão filtrados os clientes que possuem a idade informada;
- Aniversário Cônjuge: caso este campo esteja preenchido no cadastro do cliente, o filtro poderá ser realizado conforme o aniversário de seu cônjuge;
- Celular 1/Operadora: filtrará com base no número de telefone constante no cadastro do cliente;
- Celular 2/Operadora: filtrará com base no número de telefone constante no cadastro do cliente;
- Telefone: filtrará com base no número de telefone constante no cadastro do cliente;
- Telefone que contenha: irá pesquisar pelos telefones que contenham um determinado número;
- E-mail: poderá ser pesquisado pelos clientes que possuem ou não e-mail informado em seu cadastro;
- Convênio: caso a loja forneça convênio com algum estabelecimento, poderá ser informado neste campo, sendo que o filtro irá se basear com a informação de convênio informado no cadastro do cliente;
- Complemento Crediário: puxará a informação cadastrada para o cliente na guia Crediário;
- Crédito Rotativo: filtrará com base no limite de crédito disponível para cliente comprar em Crediário na loja, também irá puxar conforme informado em seu cadastro.
Cliente autorizou enviar:
- Marcando os campos abaixo, o sistema irá filtrar com base na permissão concedida pelo cliente para enviar (puxará a informação do cadastro do cliente):
- SMS/WhatsApp;
- Envio de e-mails;
- Ligações telefônicas;
- Envio de Cartas.
Comportamento de compra:
- Empresas analisadas: será possível filtrar pela loja desejada (deixando em branco irá trazer todas as compras);
- Período de Compra: poderá ser filtrado por um período mais longo de compras realizadas;
- Última Compra: poderá ser filtrado pelas últimas compras realizadas, como por exemplo os clientes que compraram no último ano;
- Nº de Compras: o sistema irá filtrar com base na quantidade de compras realizadas pelo cliente;
- Total Comprado: o sistema irá filtrar com base no valor total de compras realizadas pelo cliente;
- Maior Compra: o sistema irá filtrar com base no valor da maior compra realizada pelo cliente;
- Vendedor: informando um vendedor, o sistema irá apresentar os clientes atendidos pelo referido vendedor (vendedor da venda);
- Grupo: filtrará conforme o grupo dos produtos que o cliente comprou;
- Marca: filtrará conforme a marca dos produtos que o cliente comprou;
- Linha: filtrará conforme a linha dos produtos que o cliente comprou;
- Empresas com Vendas: informando uma ou mais empresas neste campo, será possível filtrar pelos clientes que compraram apenas na(s) loja(s) selecionada(s);
- Empresas sem Vendas: informando uma ou mais empresas neste campo, será possível filtrar pelos clientes que não realizaram compras apenas na(s) loja(s) selecionada(s);
Comportamento financeiro:
- Limite Crédito Disponível: informando um valor neste campo, será possível filtrar pelos clientes que possuem um limite de crédito disponível dentro do valor informado;
- Dias de Atraso: informando um valor neste campo, não serão apresentados os clientes que possuam atraso nas parcelas;
- Média Atraso: possui a mesma ideia do campo acima, porém, ao invés de dias, irá realizar uma média;
- Última Ligação: apresentará a relação de clientes que foram contactados no período informado.
Cartão Fidelidade:
- Pontos Expirados e a Expirar: irá apresentar as informações de pontuação constante na tela de Fidelidade (ctrl + i).
Remover do Resultado Filtrado:
- Operação: selecionar neste campo qual operação deseja remover da listagem;
- Data Ocorrência: informar o período referente a operação selecionada acima.
Registros:
- Nº de clientes na Pesquisa: irá limitar a quantidade de clientes que aparecerão na listagem.
Importante: como posso filtrar os clientes que não realizaram compra há algum tempo? Para isso, basta deixar o primeiro campo de Última Compra em branco e no segundo campo informar o período desejado. Por exemplo, pode-se informar no segundo campo uma data anterior há um ano, assim, mostrará os clientes que não compraram na loja neste período.
Ocorrências de Telemarketing (F9 - Ver Detalhes)
Acesse o link do material para ver os detalhes da funcionalidade: Motor de Relacionamento - Cliente consultados - no SetaERP
Relatórios para análise das ações realizadas
Após realizar as ações necessárias para a loja, é necessário analisar essas ações para conseguir visualizar se houve ou não retorno.
Para isso, acesse o Menu Relatórios > Ocorrências.
Nesta tela estarão disponíveis alguns relatórios, com eles será possível visualizar quantos contatos foram estabelecidos no dia, quais os tipos dos contatos realizados, entre outras informações.
Utilizando o relatório 2 – Listagem do Desempenho de Telemarketing, é possível visualizar se as ações realizadas foram positivas ou não.
Serão apresentadas a quantidade de clientes que foram contactados e quantos foram faturados, ou seja, quantas vendas para o referido cliente foram realizadas após o contato realizado.
Dicas Úteis
- Na tela Clientes Encontrados, há uma coluna chamada Último Contato. O sistema irá trazer essa informação de acordo com a data que a ocorrência foi registrada;
- Na mesma tela, o sistema apresenta uma coluna chamada Dias Atraso. Essa coluna apresenta os dias que o cliente atrasou seu pagamento, deixando em vermelho, dando um destaque para essa informação. Tal registro é de extrema importância para levar em consideração se aquele cliente deve ser contactado para falar de promoções;
- Também nesta tela, o sistema apresenta a coluna Pontos, resgatando a informação do Programa de Fidelidade (ctrl+i);
- Ainda nesta tela, é possível fazer ordenações clicando no título das colunas;
- Para marcar o box da coluna Ok, basta selecionar a linha e pressionar a barra de espaço em seu teclado.