Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 7 Atual »

Sumário

1 Conceito

As rotinas de vendas com pagamento antecipado permitirão ao cliente, efetuar o pagamento ao estabelecimento, referente às mercadorias e serviços que serão consumidos posteriormente. Será concedido ao cliente um saldo determinado, e a cada venda, o saldo será debitado.

Esta operação garante maior controle das vendas e consumos, garantindo que em nenhum momento o cliente ficará com pendências com o estabelecimento.


2 Requisitos

Para utilizar as rotinas de venda antecipada será necessário realizar as configurações no módulo Gerencial.


3 Configurações

As configurações para funcionamento das rotinas de vendas antecipadas serão descritas nos capítulos a seguir.


3.1 Plano de Contas

Para utilizar as rotinas de venda antecipada será necessário incluir a conta Venda Antecipada ao plano de contas do sistema. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Plano de Contas.

A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá adicionar uma conta ao plano de contas;
  • Editar: permitirá editar uma conta;
  • Excluir: permitirá excluir uma conta;
  • Procurar: permitirá procurar por uma conta;
  • Atualizar: permitirá atualizar o plano de contas;
  • Fechar: permitirá fechar a tela.

Para incluir a conta Venda Antecipada, selecionar a conta Passivo > Circulante e clicar no botão Novo



Preencher os campos:

  • Tipo contábil: selecionar a opção Crédito;
  • Nome: informar o nome da conta.

Habilitar as opções Aceitar lançamentos e Controlar pendências.



Utilizar a barra de rolagem localizada à direita e localizar a seguinte opção a ser habilitada: 

  • Ativar compensação de adiantamento de clientes/fornecedores para essa conta;



Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações. A conta será apresentada na estrutura selecionada.



Após realizar o cadastro do plano de contas, é necessário efetuar o vínculo à chave correspondente à venda antecipada. Para isso, acessar o menu Configurações > Parâmetros > Contas . Localizar a Chave Venda Antecipada e no campo Conta informar a conta cadastrada anteriormente, conforme imagem abaixo:



Para concluir clicar em Salvar Informações.


3.2 Motivos de Movimentação

Para acessar as rotinas de venda antecipada será necessário cadastrar motivos de movimentação conforme será descrito nos capítulos a seguir. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de Movimentação.


Para informações referentes a motivos de movimentação, acessar o Manual Cadastros Gerais.


A tela a seguir será exibida: 



3.2.1 Pagamento Antecipado (PDV)

Para registrar pagamentos antecipados no módulo Caixa, será necessário criar o motivo de movimentação de Pagamento Antecipado (PDV), para isto clicar no botão Novo. Preencher os campos conforme descrito a seguir: 



Preencher os campos:

  • Nome: informar o nome do motivo de movimentação;
  • Conta debitar: informar a conta do Pontos de Venda;
  • Conta creditar: informar a conta Venda Antecipada, cadastrada anteriormente no plano de contas.


Na guia Campos, algumas opções devem ser selecionadas:



Selecionar as opções:

  • Documento;
  • Valor;
  • Pessoa
  • Gerar automaticamente número do documento.

Estas opções serão validades na venda e são de importância para controle do cliente.


Será necessário também configurar um recibo que será emitido no ECF (Emissor de Cupom Fiscal) e servirá como comprovante do pagamento antecipado realizado pelo cliente no estabelecimento.

Para isto, acessar a guia ECF/TEF, conforme imagem a seguir: 



Nesta tela, informar os campos:

  • Emitir comprovante: selecionar a opção Relatório Gerencial;
  • Índice totalizador: informar o índice totalizador do ECF;
  • Nr. Vias do CNFV: informar o número de vias do Comprovante Não Fiscal Vinculado, a ser impresso;

Após preencher os campos, definir o layout do cupom através da guia Layout do Cupom Não Fiscal Vinculado.

Para mais informações referentes à guia ECF/TEF e emissão de comprovantes, acessar o Manual Cadastros Gerais.

Após preencher os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


3.2.2 Pagamento Antecipado (Gerencial)

Será possível também registrar pagamentos antecipados através do módulo Gerencial. Para isto será necessário criar um motivo de movimentação específico.

Ainda na funcionalidade Motivos de Movimentação, clicar no botão Novo e preencher os campos conforme descrito a seguir: 



Preencher os campos:

  • Nome: informar o nome do motivo de movimentação;
  • Conta debitar: informar a conta Caixa ADM;
  • Conta creditar: informar a conta Venda Antecipada.


Na guia Campos, algumas opções devem ser selecionadas:

Selecionar as opções:

  • Documento;
  • Valor;
  • Pessoa
  • Gerar automaticamente número do documento.


Será necessário também configurar um relatório que servirá como comprovante de pagamento antecipado pelo cliente ao estabelecimento. Para isto, acessar a guia Documentos, conforme imagem a seguir: 



Para poder ser selecionado na relação, o modelo do documento deverá estar inserido no diretório C:\autosystem\relatorio\modelo.

Selecionar o arquivo e clicar no botão Salvar para registrar as informações. 



3.2.3 Venda com Pagamento Antecipado

Para registrar as vendas no módulo Caixa, que foram pagas antecipadamente, será necessário utilizar um motivo de movimentação de Venda Com Pagamento Antecipado. Para isto, clicar no botão Novo e preencher os campos conforme descrito a seguir: 



Preencher os campos:

  • Nome: informar o nome do motivo de movimentação;
  • Conta debitar: informar a conta de Venda Antecipada;
  • Conta creditar: informar a conta de Pontos de Venda;
  • Tipo movto: selecionar a opção Forma de Pagamento.

Na opção Tipo movto habilitar a opção Forma pagamento.


Na guia Campos, algumas opções devem ser selecionadas:

Selecionar as opções:

  • Valor;
  • Pessoa
  • Gerar automaticamente número do documento.


Na guia subguia Informações, localizada dentro da guia Informações, é necessário configurar o tipo de pagamento para NFC-e ou CF-e dependendo da UF de utilização. Esta configuração é obrigatória para quaisquer formas de pagamento. O exemplo abaixo é para uso de NFC-e:



Será necessário também configurar um recibo que será emitido no ECF (Emissor de Cupom Fiscal) e servirá como comprovante do pagamento antecipado realizado pelo cliente no estabelecimento.
Para isto, acessar a aba ECF/TEF, conforme imagem a seguir:


 

Nesta tela, informar os campos:

  • Emitir comprovante: selecionar a opção Sangria;
  • Índice totalizador: informar o índice totalizador do ECF;
  • Nr. Vias do CNFV: informar o número de vias do Comprovante Não Fiscal Vinculado, a ser impresso;

Após preencher os campos, definir o layout do cupom através da guia Layout do Cupom Não Fiscal Vinculado. Para mais informações referentes à guia ECF/TEF e emissão de comprovantes, acessar o manual Cadastros Gerais.

Para baixar o template, clique aqui

Após preencher os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


4 Funcionalidades

As rotinas de Venda Antecipada permitirão que o cliente realize uma compra antecipada no estabelecimento e retire ou consuma os produtos posteriormente. A cada retirada, o saldo será debitado do valor pago pelo cliente.

Será possível realizar o recebimento antecipado através do módulo Caixa e através do módulo Gerencial. Além disso, será possível realizar a venda antecipada através do módulo Caixa.


4.1 Recebimento Antecipado Módulo Caixa

Para realizar o recebimento de venda antecipada através do módulo Caixa, acessar o menu Caixa > aba Entradas. A tela a seguir será exibida: 



Esta tela possui os botões:

  • Adicionar – F8: permitirá adicionar um registro de entrada;
  • Modificar – F6: permitirá editar um registro de entrada;
  • Remover – F7: permitirá remover um registro de entrada;
  • Imprimir – F3: permitirá imprimir os registros.

Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida: 



Selecionar o motivo de movimentação Pagamento Antecipado (PDV) conforme criado, e clicar no botão Confirmar. Será exibida a tela de Lançamento de movimentação financeiro, conforme imagem a seguir: 



Esta tela possui os campos:

  • Data movto.: exibirá a data da movimentação financeira;
  • Turno: exibirá o turno de abertura do caixa;
  • Usuário: exibirá o usuário do operador de caixa;
  • Motivo: exibirá o motivo de movimentação selecionado posteriormente;
  • Crédito: informar a conta de crédito;
  • Documento: informar o número do documento;
  • Data doc.: informar a data de emissão do documento;
  • Lote: informar o número do lote;
  • Pessoa: informar a pessoa;
  • Vencimento: informar a data de vencimento;
  • Valor: informar o valor da movimentação;
  • Observação: informar uma observação. Esta tela possui os botões:
  • Confirmar: permitirá confirmar o lançamento da movimentação financeira;
  • Cent. Custo: permitirá vincular um centro de custos;
  • Informações: permitirá incluir informações adicionais;
  • Cancelar: permitirá cancelar a movimentação financeira.

Após preencher os campos, clicar no botão Confirmar. O sistema registrará o lançamento financeiro e exibirá novamente a tela Lançamento de movimentação financeira, caso desejar registrar mais movimentações.

No ECF será exibido um comprovante conforme configurado no capítulo 3.2.1. O comprovante será exibido conforme imagem a seguir:



4.2 Recebimento Antecipado Módulo Gerencial

Será possível também realizar o recebimento antecipado através do módulo Gerencial. Para isto, acessar o menu Financeiro > Movimentação de Contas ou através do botão Contas do módulo.

Será exibida a tela a seguir: 



No campo Conta informar a conta Venda Antecipada, conforme cadastrado no capítulo 3.1.
Para mais informações referentes movimentação de contas, acessar o Manual Movimentação de Contas.
Após preencher os filtros, clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida: 



Para adicionar um novo recebimento clicar no botão Novo. A tela a seguir será exibida: 



Selecionar o motivo de movimentação Pagamento Antecipado (Gerencial) e clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os campos conforme descrito no capítulo 4.1.


4.3 Venda com Pagamento Antecipado

Após registrar o pagamento antecipado, realizado pelo cliente, será possível vender para o mesmo. Isto poderá ser feito através do módulo Caixa, nas rotinas de vendas.

Iniciar uma venda de produtos ou combustíveis e após visualizar o cupom fiscal na tela, clicar no botão Encerrar Venda (F5). A tela a seguir será exibida: 


 

Nesta tela será necessário preencher o campo Forma pagto com a forma de pagamento configurada para venda, conforme descrito no capítulo 3.2.3

Para informações referentes ao fechamento de venda, acessar o Manual Caixa - Vendas.
Após preencher os campos, clicar no botão Confirmar – F5 para registrar a venda antecipada.
Caso o cliente não possua crédito sistema exibirá uma tela que o valor ultrapassa o crédito disponível


Caso o cliente possua crédito disponível, a venda será finalizada normalmente.



  • Sem rótulos