Sumário


1 Conceito

O Linx Postos AutoSystem® possui integração com o sistema Domínio Fiscal. A integração será responsável por exportar para um arquivo, as informações de cadastro de clientes, fornecedores, produtos, lançamentos financeiros, cupons fiscais e reduções z, para posteriormente importá-las ao sistema Domínio Fiscal.

2 Requisitos

Para utilizar a integração Domínio Fiscal, será necessário entrar em contato com o Departamento comercial do Linx Postos AutoSystem®, para que seja liberada a implantação do módulo.

3 Layout Domínio

As informações exportadas para os arquivos gerados, foram baseadas no layout estabelecido pela desenvolvedora da solução, conforme arquivo anexo:


Layout


4 Configurações

Antes de efetuar a exportação das informações será necessário realizar algumas configurações, conforme descrito nos capítulos a seguir.

4.1 Permissão de Acesso

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir lista das permissões disponíveis:

  • Configurações > Integrações > Contábil > Domínio – Domínio Contábil

Conforme imagem a seguir:


 


4.2 Configurar Módulo

Para realizar as configurações da integração, acessar o módulo Gerencial > Configurações > Integrações de Software > Sistemas de Terceiros. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


 


Esta tela possui os botões:

  • Executar: permitirá executar a exportação;
  • Configurar: permitirá configurar o módulo;
  • Ajuda: exibirá informações auxiliares à integração;
  • Fechar: permitirá fechar a tela.

Selecionar na coluna Produto a opção Domínio Fiscal e clicar no botão Configurar. A tela a seguir será exibida:


 


Na aba Acumulador serão cadastradas as informações referentes a cada tipo de lançamento, informar a empresa, CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações), entre outras informações.
Somente serão exportadas as notas fiscais que possuem o acumulador cadastrado, conforme os parâmetros selecionados.
Esta aba possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar acumuladores; 
  • Editar: permitirá editar o acumulador selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir o acumulador selecionado.

Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:


 


Esta tela possui os campos:

  • Empresa: informar a empresa;
  • CFOP: informar o CFOP;
  • Código: informar o código referente ao sistema Domínio;
  • Tipo de pagamento: selecionar o tipo de pagamento;
  • Situação tributária: selecionar a situação tributária.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para adicionar o acumulador à relação.
Na aba Caixa serão exibidas todas as contas caixa cadastradas no sistema, será necessário informar o código referente ao sistema Domínio. Conforme imagem a seguir:


 


Esta tela possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar contas à relação;
  • Excluir: permitirá excluir contas adicionadas.

A aba Espécie de documentos exibirá todos os modelos de documento cadastrados no sistema, será necessário informar o código referente ao sistema Domínio, na coluna Esp. Documento, conforme imagem a seguir:


 


A guia Contas exibirá todas as contas cadastradas no sistema, será necessário informar o código referente ao sistema Domínio, na coluna Código. Conforme imagem a seguir:



A aba Motivos de movimentação exibirá todos os motivos de movimentação cadastrados no sistema, será necessário informar o código referente ao sistema Domínio, na coluna Código. Os motivos de movimentação que não possuírem este código cadastrado, não terão as movimentações contábeis exportadas. Conforme imagem a seguir:


 


A aba Modalidade será utilizada para informar o código da modalidade conforme o CFOP e empresa. Este código indicará se a movimentação de entrada terá direito a crédito, compensação, regime especial ou outras situações. Por padrão o sistema exportará o código sem direito a crédito, cabe ao usuário somente configurar o que for diferente da regra geral. Conforme imagem a seguir:


 


Esta tela possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar modalidades; 
  • Editar: permitirá editar modalidades adicionadas;
  • Excluir: permitirá excluir modalidades.

Ao clicar no botão Adicionar a tela a seguir será exibida:


 


Esta tela possui os campos:

  • Empresa: informar a empresa;
  • CFOP: informar o CFOP;
  • Modalidade: selecionar a modalidade.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para adicionar a modalidade à relação.
Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

5 Funcionalidades

O Linx Postos AutoSystem® possui integração com o sistema Domínio Fiscal. A integração será responsável por exportar para um arquivo, as informações de cadastro de clientes, fornecedores, produtos, lançamentos financeiros, cupons fiscais e reduções z, para posteriormente importá-las ao sistema Domínio Fiscal.
Nos capítulos a seguir serão descritas as funcionalidades desta integração.

5.1 Exportar Dados

Para exportar os dados acessar o módulo Gerencial > Configurações > Integrações de Software > Sistemas de Terceiros. Será exibida a tela conforme imagem a seguir: 



Selecionar na coluna Produto a opção Domínio Fiscal e clicar no botão Executar. A tela a seguir será exibida:


 

Esta tela possui os campos:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Período: informar o período;
  • Diretório: informar o diretório em que o arquivo será alocado;
  • Perfil SPED: permitirá selecionar de que forma os registros serão exibidos: 
    • A – Analítico: exibirá os registros de forma detalhada;
    • B – Sintético: exibirá os registros de forma resumida.

O parâmetro Opções permitirá selecionar as opções:

  • Valor líquido e de ICMS zerados para cancelamentos na redução z: permitirá gerar valor líquido e de ICMS zerados para cupons cancelados na redução z;
  • Gerar saldo de estoque dos produtos – Registro 0140: permitirá gerar saldo de estoque dos produtos;

A guia Arquivos exibirá quais os arquivos poderão ser gerados na importação das informações. Permitirá selecionar as opções:

  • Clientes e Fornecedores: permitirá gerar um arquivo com as informações de clientes e fornecedores;
  • Grupos e Produtos: permitirá gerar um arquivo com as informações de produtos e grupo de produtos;
  • Notas Fiscais: permitirá gerar um arquivo com as informações de notas fiscais;
  • Redução Z e Cupons: permitirá gerar um arquivo com as informações de reduções z e cupons fiscais;

  • Lançamentos contábeis: permitirá gerar um arquivo com as informações de lançamentos contábeis.


Importante

Empresas que possuem o módulo Multi-empresa habilitado, poderão gerar os arquivos de cada filial, separadamente direto da Matriz. Recomenda-se renomear os arquivos gerados, pois ao gerar um novo relatório independentemente da empresa, o arquivo será sobrescrito.


Após selecionar as opções desejadas, clicar no botão Exportar, para que o sistema gere os arquivos selecionados no diretório informado.