• Como transmitir notas que estão aguardando envio para contingência?
  • Porque as notas ficam presas no gerenciador?
  • O que é Mid?

Transmissão de NFCe pelo MID - Nota pendente de transmissão por falha técnica PDV 


É importante entender o motivo pelo qual as notas entram em contingência:


  • A NFC-e em contingência é utilizada quando há problemas técnicos na autorização do documento, seja por uma oscilação na internet, instabilidade na Sefaz, entre outros fatores ambientais.

Veja como funciona o fluxo no seu PDV:

1. Tentativa de transmissão: a NFC-e nº 20 é encaminhada para a Sefaz, porém problemas técnicos impedem que a ação seja concluída.

Quando se utiliza a NFC-e em contingência, não é permitido utilizar o mesmo número do documento que foi encaminhado para a Sefaz normalmente para evitar duplicidade. Portanto, o modelo em contingência é emitido com o nº 21.

2. Emissão offline: a NFC nº 21 é emitida em contingência. Você deve imprimir a DANFE em duas vias ou armazenar digitalmente em local seguro, caso seja solicitado pelo Fisco.

Importante: se ao fazer a tentativa de transmissão (opção 1), o serviço de comunicação voltar ao normal, o correto é cancelar a NFC-e nº 20. Por outro lado, se a tentativa não for efetivada, pode-se manter a numeração utilizada na emissão offline. 

3. Transmissão da NFC-e: depois que o problema técnico foi resolvido, a NFC-e nº 21 é transmitida à Sefaz para autorização. Se o documento for rejeitado, é preciso gerar o arquivo novamente com a mesma numeração e série para transmitir novamente.  Fonte: https://enotasgw.com.br/blog/o-que-e-nfc-e-em-contingencia/


Sempre que você tiver notas pendentes de transmissão por falha técnica PDV, elas estarão armazenadas em contingência no MID. Lá você poderá acompanhar o status da nota, se ela está pendente de envio ou se já foi enviada.


Clientes que utilizam Mid-e, é essencial que sigam este manual para ter sucesso nas transmissões de notas e entender a causa das contingências no TACRetail3.

Neste manual será abordado o processo correto a ser seguido, no caso das lojas que utilizam o Mid-e.

O Mid-e é um aplicativo que armazena e transmite as notas do sistema de vendas para a Sefaz, com ele o processo de transmissão de notas nem sempre acontece em tempo real, devido que o mesmo precisa do tempo para gravação dos XML's no repositório e do retorno da Sefaz. Em caso de perda de banco de dados, é o Mid que irá gravar todos os XML's das vendas. 

Para identificar este aplicativo, você deverá acessar o diretório: C:\Program Files (x86)\Linx Sistemas\Linx MIDe Client

  

Ao clicar no aplicativo "Linx Mid-e. Client.ServicoConfig" será exibida a seguinte tela:

Para acessar a página de acesso as notas é necessário clicar em "//localhost:8089/"      

Você será direcionado para a página do Mid-e, conforme a imagem abaixo:

  1. Clique em "Login"
  2. Acesse a "Contingência"


Atenção

Quando ocorre a falha técnica, automaticamente o TACRetail entra em modo de contingência, para que você possa fazer as transmissões, e para que o caixa não fique travado.

Contudo as impressões dos cupons ocorre normalmente no modo offline.

  Para conferir se o sistema está em contingência, no  menu superior acesse: NFCE > Contingência


Nesse momento as notas ficarão retidas no TacRetail, conforme abaixo:

Nesse exemplo, a nota está emitida em contingência. Para agilizar a sua transmissão basta entrar no Mid-e seguindo os passos que estão no início deste documento e ver  se ela está pendente de envio ou se já foi enviada.

Observe que o Mid-e, armazena todas as notas que saem do TACRetail. No nosso exemplo a nota 17550 saiu do TAC, foi para o Mid-e, que em seguida fez o envio para a Sefaz. Veja que o status da mesma consta como enviado. Sendo assim, basta fazer a consulta da nota no TAC, como no exemplo abaixo:

Como transmitir as notas que estão pendentes no Mid-e

 Se ao entrar no Mid-e, você constatar que a nota está com o botão de "Enviar" habilitado, clique, para agilizar o processo de transmissão das suas notas, segue o exemplo:

Observe que diferente do primeiro exemplo que demos acima, neste caso a nota ainda está com status pendente de envio, e se estiver assim, a nota não será transmitida no TAC enquanto a nota estiver com esse botão de "Enviar" ativo. Clique no "Enviar" para que agilizar o processo de envio da nota para Sefaz.


Feito isso, o sistema dará o retorno de autorizada ou que ainda está aguardando envio.  Nesse segundo caso, basta aguardar 10 minutos e efetuar nova consulta, no TAC.


Após o envio das notas, RETIRAR O SISTEMA DA CONTINGÊNCIA PARA QUE NÃO ACUMULE NOTAS PENDENTES NO TAC, QUANTO MAIOR NÚMERO DE NOTAS EM CONTINGÊNCIA MAIS DEMORADO SERÁ O PROCESSO DE TRANSMISSÃO.



Está com alguma dúvida?

Consulte todos nossos guias na busca de nossa página principal clicando aqui.