Essa tecnologia transmite automaticamente os dados dos pedidos de venda do seu PDV Linx para o POS Stone. Com a solução POS Connect 2.0 POS, seu PDV Linx estará integrado a uma POS Stone, garantindo mais segurança, e evitando diferença de caixa, erros sistêmicos e até mesmo fraudes financeiras. 

Cada Stonecode/CNPJ pode utilizar apenas um dos fluxos. Escolha o que melhor atende ao seu negócio (piscar o olho)

Listagem de Pedidos: Maquininha recebe até 30 pedidos que podem ser selecionados e finalizados com pagamento. Ideal para operação de Delivery.

Pagamento Direto: Maquininha aguarda o pedido, similar ao Pinpad. O terminal fica aguardando o pedido enviado pelo PDV.

Realize o fechamento do seu caixa de forma ágil, segura e automatizada.

(seleção)  Redução no tempo para finalizar o pagamento 

(seleção)  Maior agilidade no fechamento do caixa

(seleção)  Diminuição de filas nos caixas 

(seleção)  Conciliação automática da venda na POS para o PDV

(seleção)  Diminuição no número de erros operacionais 

(seleção)  Redução de preenchimento manual na POS

Principais benefícios: 

(seleção)  Menor custo de solução de software 

(seleção)  Menos risco de fraudes e erros operacionais 

(seleção)  POS armazena até 30 pedidos no modelo Lista 

(seleção)  Operação de pagamento delivery com integração 

(seleção)  Integração light com PDV 

(seleção)  Integração com conciliador Equals  



Veja abaixo como realizar vendas com o POS Connect no Linx Big Farma:




Pré-requisitos para realizar vendas com o POS Connect


Atenção:

Para seguir com os passos abaixo, você deve ser um parceiro Stone!

Ah, cliente, fique atento!

(aviso)  Caso você possua o seu PDV de caixa no Windows 7, faça a atualização do seu sistema operacional para uma melhor performance! 

Importante!

  • Caso não possua uma credenciadora Stone cadastrada, efetue o cadastro da credenciadora Stone. Se houver dúvidas quanto ao cadastro, clique aqui.
  • Para realizar o cadastro da maquineta POS, será necessário liberar a permissão no cadastro de grupo de usuários. Para isso, acesse no Retaguarda o menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários. Clique na aba Módulos. No campo de pesquisa digite POS e serão localizadas as opções de Cadastro de POS(Maquineta) e Gerenciador POS Connect (Invoice Layer - Stone) e na coluna Liberado? troque o N por S, para realizar a liberação do grupo de usuários.
  • É necessário realizar o cadastro da maquineta POS para que depois seja possível vincular o POS nas configurações. Se houver dúvidas quanto ao cadastro, clique aqui.
  • Após, realizado o cadastro do POS, verifique se existem estes tipos de pagamentos cadastrados abaixo, pois serão necessários para que seja possível depois salvar nas configurações do POS.

    • Cartão de crédito - para este tipo de pagamento é necessário que esteja configurado como cartão.
    • Cartão de débito - para este tipo de pagamento é necessário que esteja configurado como cartão.
    • PIX - para este tipo é necessário a configuração do Tipo de Pagto (SAT/NFC-e/NFe) seja igual Pagamento Instantâneo (PIX)
  • Fique atento às versões do seu ERP Linx Big para utilizar a Integração POS Connect:
    • O fluxo Listagem de Pedidos está disponível a partir da versão 3.0.20.0

Como realizar as vendas com POS Connect através do fluxo Listagem de Pedidos

Gerando a Venda Como Entrega

Para trabalhar com a opção de entregas de mercadorias no Linx Big, siga os passos abaixo:

Para efetuar uma venda como entrega, é necessário ter um cliente definido. Portanto, na tela de vendas, basta entrar com o usuário, informar a empresa e o cliente relacionado ou apenas o nome do cliente. Dessa forma, o nome da empresa será preenchido automaticamente.

Informe os produtos da venda e antes de finalizá-la, pressione as teclas Ctrl+F4 para que o status da venda mude de Balcão para Entrega.


Figura 01 - Vendas Balcão


Feito isso, feche a venda clicando na tecla Esc e selecione a opção . Após isso, será exibida a tela abaixo:


Figura 02 - Endereço Para Entrega


Note que são mostrados todos os endereços cadastrados para o cliente selecionado.

Além de visualizar os endereços, existem ainda duas opções:

  1. Alterar os endereços existentes com a tecla de atalho (F8), ou

  2. Inserir um novo endereço com a tecla (F5)

Utilizando a opção Alterar Endereço (F8) será exibida uma tela conforme Figura 03, onde poderá ser alterada qualquer informação do endereço do cliente. Depois de alterado, confirme  clicando no botão.



Figura 03 - Alterar Endereço


Caso opte por Inserir Novo Endereço (F5), será exibida uma tela semelhante à Figura 03. Basta então informar os dados do novo endereço.

Em seguida, confirme a forma de pagamento entre as opções crédito, débito ou pix



Figura 04 - Pagamento da Venda


Com os valores corretos, a tela pode ser fechada  clicando no botão  ou pela tecla de atalho F3, e os dados para a entrega estarão disponíveis no terminal caixa para que a  entrega seja iniciada e esta possa sair da loja.

Iniciando a Saída da Entrega

No terminal caixa, entre com o usuário 901 (Controle de Entregas) e será exibida uma tela contendo todas as entregas disponíveis.


Figura 05 - Controle de Entregas - Iniciar saída


Selecione a(s) entrega(s) que deseja, e com a tecla F2 marque para iniciar a saída. Confirme a mensagem de entrega, entre com seu o usuário e senha de acesso ao Sistema para autorizar a saída da entrega e em seguida defina o entregador.


Figura 06 - Entregador


Após definir o entregador, o sistema mostrará a seguinte tela:


Figura 07 - TEF / Maquineta


Selecione a opção 2 Maquineta.

Em seguida, confirme o valor conforme a tela abaixo:


Figura 08 - Confirmar Valor


Após a confirmação do valor, será gerado o cupom.


Figura 09 - Cupom


Após clicar no botão no canto superior esquerdo da tela, a entrega é iniciada.

Fluxo do envio das Entregas para o POS

Após iniciar a entrega, retorne à tela de Controle de Entregas (digitando 901 no campo de usuário no PDV ou pelo caminho do Retaguarda: Operacional > Controle de entregas) para enviar o pedido ao POS.


Figura 10 - Enviar para POS


Marque as entregas com o botão padrão de seleção F5 e selecione a opção Enviar para POS (Ctrl + J), destacada na Figura acima.

O sistema filtra somente as entregas que estão associadas a um Tipo de pagamento cartão de crédito e débito ou PIX.

Se não houver registros que atendam às condições de filtro, o sistema notificará a mensagem abaixo e a operação será cancelada.


Figura 11 - Mensagem POS

Lembrando que cada POS pode armazenar até 30 pedidos no modo lista!

Após enviar a(s) entrega(s) para o POS, o sistema vai solicitar qual o POS que receberá a(s) mesma(s).


Figura 12 - Seleção de POS


Se houver apenas um POS configurado e ativo para uso, será este o POS que vai receber as entregas.

Após confirmar o envio da entrega para a maquineta, a Situação do pedido será alterada para Pendente na tela de Controle de Entregas.


Figura 13 - Situação Pendente


Veja abaixo como o seu entregador vai finalizar a venda no cliente:

  1. O entregador vai clicar na opção Pagamentos da POS;
  2. Serão listadas na tela do POS todas as entregas a serem realizadas com nome do cliente e o valor;
  3. Nesse momento, o entregador vai clicar na entrega correspondente;
  4. O entregador vai indicar o pagamento do valor total e o tipo de pagamento desejado (crédito, débito ou pix);
  5. Será inserido ou aproximado o cartão e o cliente deve digitar a senha
  6. Por fim, o comprovante fiscal é impresso.


Figura 14 - Pagamento na Maquineta


Após a finalização da venda com o entregador, o status atualizado pode ser consultado na tela, sendo alterado para Recebido.


Figura 15 - Situação Recebido


Você pode ficar sabendo se o entregador já realizou a venda antes dele voltar na loja, atualizando o status manualmente através da opção Atualizar situação POS (Ctrl + L).

Finalizando a Entrega

Assim que o entregador retornar à loja, a entrega deve ser finalizada no Controle de entregas. Para isso, entre com o usuário 901 no PDV ou acesse o Controle de Entregas pelo Retaguarda e localize a entrega que deseja finalizar. Após localizá-la, selecione e finalize-a com a tecla F3

No caso de múltiplas entregas, selecione-as com o atalho padrão do Sistema F5, e finalize-as através do atalho Ctrl + F3.


Figura 14 - Finalizar Entrega


Em seguida, entre com o seu usuário e senha de acesso ao Sistema. Na sequência, será mostrada a tela de Pagamento da Venda:

Observação!

Caso o entregador altere o tipo de pagamento na POS com o cliente, essa informação irá retornar para o Sistema Big automaticamente e o tipo de pagamento será alterado ao final da entrega.


Figura 15 - Confirmar Pagamento da Venda


Clique no botão  ou tecle F3 e a entrega estará finalizada e não será mais exibida no Controle de entregas.

Gerenciador POS Connect 

É possível acompanhar as suas vendas que estão pendentes ou que foram finalizadas ou canceladas através do Gerenciador. O mesmo pode ser acessado pela tela de Controle de entregas pelo atalho Ctrl + M no Controle de entregas ou pelo Retaguarda através do menu Utilitários > Integrações > Gerenciador POS Connect (Invoice Layer - Stone).


Figura 16 - Gerenciador 


Na parte superior dessa tela existem três campos mostrando as informações de:

  • Total a receber: Exibe a totalização da coluna de mesmo nome, de transações que estão sendo exibidas na grade;
  • Total recebido: Exibe a totalização da coluna de mesmo nome, de transações que estão sendo exibidas na grade;
  • Marcado (Registros selecionados): Exibe a totalização dos registros marcados em grade;


Opções de Pesquisa

Por padrão pode ser pesquisado o registro da transação pelo numero da nota.

Ao lado da barra de pesquisa também existe o botão  que vai permitir fazer a pesquisa por Situação, Terminal POS vinculado, Data de Envio, Cliente e Filial.

O filtro de Filial não vai aparecer quando o Gerenciador POS for aberto diretamente pela loja, esse filtro vai aparecer somente quando o usuário estiver utilizando o Retaguarda no ambiente do Escritório. 

O botão  permite configurar o período de análise. Virá como padrão configurado para 7 dias e tem como funcionalidade minimizar o número de registros em tela.


Legendas

Nesse informativo de legendas aparecem os atalhos para fazer marcações na grade, que são:

  • (F5) Marcar;
  • (F6) Marcar todos;
  • (F7) Desmarcar todos;

Também é exibida a legenda com os ícones da situação, sendo elas:

  •  - Pendente;
  •  - Recebido;
  •  - Cancelado;
  •  - Recebido com Divergência;
  •  - Baixado;
  •  - Entrega Vinculada;


Abaixo da grade de detalhes, existem os botões:

  • : O botão só tem funcionalidade quando o registro estiver com a situação Pendente. Ao selecionar esse botão será feito a atualização da situação das transações;
  • : O botão tem funcionalidade para transações que estão com a situação Pendentes, Recebidos e Recebido com divergência;
  • : O botão tem a funcionalidade de vincular um lançamento registrado no Gerenciador POS Connect para uma transação de entrega existente na tela do controle de entregas; 
  • : O botão tem a funcionalidade de desvincular um lançamento registrado no Gerenciador POS Connect de uma transação de entregas existentes na tela do controle de entregas;
  • : O botão tem a funcionalidade de fazer a troca do Terminal POS, caso o POS escolhido esteja ocupado;


Por Exemplo

Foi enviada uma entrega para o POS X, mas o POS X já está com entregador ocupado em rota. Portanto, é possível selecionar o botão e trocar a venda com o status Pendente para outra maquineta POS.


  • : O botão possibilita exportar para Excel as informações das entregas exibidas no Gerenciador;

Como realizar baixa e cancelamento de entregas no Gerenciador POS Connect

Para realizar a baixa ou o cancelamento de alguma entrega, basta selecionar a opção Baixar / Cancelar no Gerenciador POS Connect.


Figura 17 - Baixar/Cancelar


Quando acionada, o sistema verifica:

  1. Se há registros marcados;

  2. Se, entre os marcados, há registros com Situação POS igual a Pendente, ou igual a Recebido e que não estejam vinculadas a Entregas.
    1. Se não houver registros marcados, o Linx Big deverá notificar o usuário com a mensagem a seguir e então a operação será cancelada:

"Marque os registros das transações cujo POS deseja baixar e/ou cancelar".


Na sequência, o Linx Big verifica se entre os registros marcados há transações cuja Situação POS esteja definida como Pendente, ou igual a Recebido e que não estejam vinculadas à Entregas.

Se não houver, o sistema notificará o usuário com a mensagem a seguir e então a operação será cancelada:

"Esta operação apenas pode ser realizada para transações com Situação POS igual a Pendente, ou igual a Recebido e que não estejam vinculadas a uma Entrega".


E, se dentre os registros marcados, houver transações com Situação POS diferente de Pendente e de Recebido, ou igual a Recebido e que estejam vinculadas a uma Entrega, o Linx Big vai desmarcar os registros que estão nesta condição e notificar o usuário com esta mensagem:

"Foram selecionadas transações com Situação POS diferente de Pendente e de Recebido, ou que estão na Situação de Recebido mas estão vinculadas a uma Entrega.

Elas não suportam a baixa ou cancelamento e, portanto, serão desmarcadas".

As transações com Situação POS igual a Recebido ou Recebido com divergências e que estão vinculadas a uma entrega podem ser baixadas pela opção Finalizar entregas do próprio Controle de entregas.


  • Sem rótulos

1 comentário

  1. Ficou mais intuitivo para o usuário final =)