Essa tecnologia transmite automaticamente os dados dos pedidos de venda do seu PDV Linx para o POS Stone. Com a solução POS Connect 2.0 POS, seu PDV Linx estará integrado a uma POS Stone, garantindo mais segurança, e evitando diferença de caixa, erros sistêmicos e até mesmo fraudes financeiras.
Cada Stonecode/CNPJ pode utilizar apenas um dos fluxos. Escolha o que melhor atende ao seu negócio
Listagem de Pedidos: Maquininha recebe até 30 pedidos que podem ser selecionados e finalizados com pagamento. Ideal para operação de Delivery.
Pagamento Direto: Maquininha aguarda o pedido, similar ao Pinpad. O terminal fica aguardando o pedido enviado pelo PDV.
Redução no tempo para finalizar o pagamento
Maior agilidade no fechamento do caixa
Diminuição de filas nos caixas
Conciliação automática da venda na POS para o PDV
Diminuição no número de erros operacionais
Redução de preenchimento manual na POS
Menor custo de solução de software
Menos risco de fraudes e erros operacionais
POS armazena até 30 pedidos no modelo Lista
Operação de pagamento delivery com integração
Integração light com PDV
Integração com conciliador Equals
Veja abaixo como realizar vendas com o POS Connect no Linx Big Farma:
Pré-requisitos para realizar vendas com o POS Connect
Atenção:
Para seguir com os passos abaixo, você deve ser um parceiro Stone!
Ah, cliente, fique atento!
Caso você possua o seu PDV de caixa no Windows 7, faça a atualização do seu sistema operacional para uma melhor performance!
Importante!
- Caso não possua uma credenciadora Stone cadastrada, efetue o cadastro da credenciadora Stone. Se houver dúvidas quanto ao cadastro, clique aqui.
- Para realizar o cadastro da maquineta POS, será necessário liberar a permissão no cadastro de grupo de usuários. Para isso, acesse no Retaguarda o menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários. Clique na aba Módulos. No campo de pesquisa digite POS e serão localizadas as opções de Cadastro de POS(Maquineta) e Gerenciador POS Connect (Invoice Layer - Stone) e na coluna Liberado? troque o N por S, para realizar a liberação do grupo de usuários.
- É necessário realizar o cadastro da maquineta POS para que depois seja possível vincular o POS nas configurações. Se houver dúvidas quanto ao cadastro, clique aqui.
Após, realizado o cadastro do POS, verifique se existem estes tipos de pagamentos cadastrados abaixo, pois serão necessários para que seja possível depois salvar nas configurações do POS.
- Cartão de crédito - para este tipo de pagamento é necessário que esteja configurado como cartão.
- Cartão de débito - para este tipo de pagamento é necessário que esteja configurado como cartão.
- PIX - para este tipo é necessário a configuração do Tipo de Pagto (SAT/NFC-e/NFe) seja igual Pagamento Instantâneo (PIX)
- Fique atento às versões do seu ERP Linx Big para utilizar a Integração POS Connect:
- O fluxo Pagamento Direto está disponível a partir da versão 3.21.0.0
Como realizar as vendas com POS Connect através do fluxo Pagamento Direto
Importante!
A funcionalidade do POS Connect não está disponível para vendas ECF.
Nos terminais Caixa, defina um cliente, entre com o usuário, informe a empresa e o cliente relacionado ou apenas o nome do cliente. Dessa forma o nome da empresa será preenchido automaticamente.
Informe os produtos e feche a venda
clicando na tecla Esc. Por fim, selecione a opçãoFigura 01 - Finalizar Venda
Em seguida, confirme a forma de pagamento entre as opções crédito, débito ou pix.
Figura 02 - Pagamento da Venda
Com os valores corretos, a tela pode ser fechada .
clicando no botão ou pela tecla de atalho F3Caso o POS não esteja configurado, será aberta a tela de Seleção de POS (Maquineta) onde serão listados todos os POS disponíveis para a filial.
Figura 03 - Seleção do POS
Selecione o POS que deseja realizar a venda e clique em .
Após esse processo, será mostrada a tela para confirmar o valor total a ser pago.
Figura 04 - Total a Pagar
Selecione a tecla F2 para aplicar o valor total a pagar e clique no botão
O sistema irá aguardar o processo de pagamento ser finalizado.
Atenção!
É estipulado um prazo de 180 segundos para a realização do pagamento. Após esse prazo, o pagamento é excluído, gerando a seguinte mensagem:
Problema ao concluir o pagamento: Não foi possível concluir o pagamento.
Caso a mensagem apareça em tela, basta clicar em OK e recomeçar o processo de pagamento.
Nesse momento, informe o cliente para inserir o cartão na maquineta. Abaixo descrevemos o fluxo de venda direta no PDV:
- O parceiro cria um pedido a ser pago diretamente para um POS integrado que fica em espera, aguardando a criação de uma cobrança direcionada a ele.
- Ao receber um pedido, o POS entra automaticamente na tela de pagamento para realizar a transação.
- Realiza o processo informando a forma da pagamento, o valor e senha.
- Processa o pagamento.
- E efetua o pagamento ou cancelamento a transação.
Figura 06 - Pagamento através da Maquineta
Após realizar o cliente realizar o pagamento na maquineta, o processo é finalizado e é retornada a confirmação no sistema.
Figura 07 - Pagamento Realizado
Gerenciador POS Connect
É possível acompanhar as suas vendas que estão pendentes ou que foram finalizadas ou canceladas através do Gerenciador. O mesmo pode ser acessado pela tela de Controle de entregas pelo atalho Ctrl + M no Controle de entregas ou pelo Retaguarda através do menu Utilitários > Integrações > Gerenciador POS Connect (Invoice Layer - Stone).
Figura 16 - Gerenciador
Na parte superior dessa tela existem três campos mostrando as informações de:
- Total a receber: Exibe a totalização da coluna de mesmo nome, de transações que estão sendo exibidas na grade;
- Total recebido: Exibe a totalização da coluna de mesmo nome, de transações que estão sendo exibidas na grade;
- Marcado (Registros selecionados): Exibe a totalização dos registros marcados em grade;
Opções de Pesquisa
Por padrão pode ser pesquisado o registro da transação pelo numero da nota.
Ao lado da barra de pesquisa também existe o botão que vai permitir fazer a pesquisa por Situação, Terminal POS vinculado, Data de Envio, Cliente e Filial.
O filtro de Filial não vai aparecer quando o Gerenciador POS for aberto diretamente pela loja, esse filtro vai aparecer somente quando o usuário estiver utilizando o Retaguarda no ambiente do Escritório.
O botão permite configurar o período de análise. Virá como padrão configurado para 7 dias e tem como funcionalidade minimizar o número de registros em tela.
Legendas
Nesse informativo de legendas aparecem os atalhos para fazer marcações na grade, que são:
- (F5) Marcar;
- (F6) Marcar todos;
- (F7) Desmarcar todos;
Também é exibida a legenda com os ícones da situação, sendo elas:
- - Pendente;
- - Recebido;
- - Cancelado;
- - Recebido com Divergência;
- - Baixado;
- - Entrega Vinculada;
Abaixo da grade de detalhes, existem os botões:
- Pendente. Ao selecionar esse botão será feito a atualização da situação das transações; : O botão só tem funcionalidade quando o registro estiver com a situação
- Pendentes, Recebidos e Recebido com divergência; : O botão tem funcionalidade para transações que estão com a situação
- : O botão tem a funcionalidade de vincular um lançamento registrado no Gerenciador POS Connect para uma transação de entrega existente na tela do controle de entregas;
- : O botão tem a funcionalidade de desvincular um lançamento registrado no Gerenciador POS Connect de uma transação de entregas existentes na tela do controle de entregas;
- : O botão tem a funcionalidade de fazer a troca do Terminal POS, caso o POS escolhido esteja ocupado;
Por Exemplo
Foi enviada uma entrega para o POS X, mas o POS X já está com entregador ocupado em rota. Portanto, é possível selecionar o botão
Como realizar baixa e cancelamento de entregas no Gerenciador POS Connect
Para realizar a baixa ou o cancelamento de alguma entrega, basta selecionar a opção Baixar / Cancelar no Gerenciador POS Connect.
Figura 17 - Baixar/Cancelar
Quando acionada, o sistema verifica:
- Se há registros marcados;
- Se, entre os marcados, há registros com Situação POS igual a Pendente, ou igual a Recebido e que não estejam vinculadas a Entregas.
- Se não houver registros marcados, o Linx Big deverá notificar o usuário com a mensagem a seguir e então a operação será cancelada:
"Marque os registros das transações cujo POS deseja baixar e/ou cancelar".
Na sequência, o Linx Big verifica se entre os registros marcados há transações cuja Situação POS esteja definida como Pendente, ou igual a Recebido e que não estejam vinculadas à Entregas.
Se não houver, o sistema notificará o usuário com a mensagem a seguir e então a operação será cancelada:
"Esta operação apenas pode ser realizada para transações com Situação POS igual a Pendente, ou igual a Recebido e que não estejam vinculadas a uma Entrega".
E, se dentre os registros marcados, houver transações com Situação POS diferente de Pendente e de Recebido, ou igual a Recebido e que estejam vinculadas a uma Entrega, o Linx Big vai desmarcar os registros que estão nesta condição e notificar o usuário com esta mensagem:
"Foram selecionadas transações com Situação POS diferente de Pendente e de Recebido, ou que estão na Situação de Recebido mas estão vinculadas a uma Entrega.
Elas não suportam a baixa ou cancelamento e, portanto, serão desmarcadas".
As transações com Situação POS igual a Recebido ou Recebido com divergências e que estão vinculadas a uma entrega podem ser baixadas pela opção Finalizar entregas do próprio Controle de entregas.