1. A primeira ação é conectar no servidor e verificar pelo tasklist (atalho no desktop ou em c:\wts) acompanhando as tarefas do broker. O tasklist serve sempre como um termômetro de como está a situação no exato momento. Caso a fila esteja muito grande com muitos processos rodando com tempo elevado, abrir tarefa no Jira para SaaS Servidores, ou entrar em contato com o time de servidores SaaS para verificação no banco em casos urgentes.
  2. Em seguida e em paralelo, conectar em uma estação do cliente para acompanhar o processo que o cliente está executando, algumas vezes, em caso de movimentações de faturamento, a demora ocorre localmente, na etapa de comunicação com o SAT antes da impressão
  3. Executar um teste de rota da estação até o servidor usando o comando tracert + IP do servidor via prompt de comando (CMD), pode consultar o IP ou DNS na estação, em c:\millenium\wtsconfig.exe:

    Exemplo: tracert 177.85.161.3

    Nesse teste de rota, o pacote irá sair da interface de rede da máquina, passando pelo roteador/modem até sair para internet, onde percorrerá o trajeto até entrar no data center e por fim cair no servidor. No trajeto pela internet, o pacote passa por outros meios compartilhados as vezes de outras operadoras, e pode ocorrer perdas, quanto menos melhor. A rota que é percorrida é configurada pela operadora.
  4. Verificar na estação se não há muitos aplicativos abertos sem necessidade, um grande vilão é o navegador, que se estiver com muitas abas abertas pode elevar o consumo principalmente de memória RAM, feche sempre que possível.
  5. Se possível, reproduzir a operação também direto no servidor, acessando o sistema internamente.
  6. Analisar o método que o processo está chamando, pode ser identificado também via tasklist. Em caso de lentidão no método, abrir pendência para o P&D analisar


Autor: Marcelo Sheiji Toma 

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