Visão Geral
A exibição de estoque no e-commerce atrelada à quantidade de transportadoras e abrangência de endereços que uma filial atende, pode aumentar muito o número de pedidos para uma mesma filial. Esse acréscimo no volume de pedidos pode se tornar um problema e sobrecarregar os operadores - principalmente durante campanhas de marketing.
A Capacidade de Atendimento permite controlar quantas entregas uma filial poderá atender de acordo com sua capacidade física e prazo de atendimento.
Benefícios
A Capacidade de Atendimento oferece a possibilidade de controle automático da quantidade de entregas que uma filial pode atender de acordo com os status de cada entrega. Isso evita a sobrecarga de entregas em uma filial e otimiza a sua operação.
Assim que a capacidade máxima é definida e os status para compor a contagem são configurados pelo nosso time interno, o Linx Omni passa a contar a alocação de entregas de acordo com os status para cada uma das filiais parametrizadas.
Configuração de Produto
A lista de status contabilizada é única, configurável e válida para todas as filiais, de acordo com seu modelo de negócio. Esta configuração deverá ser realizada no próprio Cockpit a partir da configuração da tela abaixo.
Já a Capacidade de Atendimento é por filial e parametrizável diretamente no Cockpit.
A contabilização de entregas inicia no momento em que são configurados a lista de status. A partir disto toda entrega ou atualização de status de entrega passa a ser considerada na contagem de capacidade das filiais.
- Exemplo: se uma filial tem 10 pedidos em WAITING e esse status deveria contabilizar para o limite máximo - só iremos contar os pedidos que entraram em WAITING após a habilitação.
Com isso, quando uma filial atinge o limite configurado, o Linx Omni poderá apresentar um de dois comportamentos possíveis, de acordo com as opções abaixo.
a) Deixa inelegível à cotação (padrão). Nesse caso, quando a capacidade ATUAL for igual a capacidade MÁXIMA, a filial ficará inelegível à cotação. Conforme as entregas forem sendo tratadas, a filial voltará automaticamente a participar da cotação de frete, eleita novamente para novas entregas.
b) Manter elegível, cadastrando dias para ser somado ao prazo de manuseio.
- Exemplo: Se a capacidade máxima for igual a 100:
- pedidos entre 100 e 200, será somado UMA vez o tempo cadastrado ao prazo de manuseio.
- pedidos entre 200 e 300, será somado DUAS vezes o tempo cadastrado ao prazo de manuseio.
Conforme figura abaixo, onde encontra-se a capacidade de atendimento utilizada de todas as filiais, todo processo ocorre de maneira transparente para que se possa ter visibilidade para otimização da sua operação.
Para a conclusão e ativação da nova funcionalidade, se faz necessário entrar em contato com o time de Operação Linx Omni.