1. Conceito
Esta documentação tem o objetivo de informar e orientar os clientes referente à Mesa Digitalizadora. A Mesa Digitalizadora, por sua vez, é uma solução de coleta de assinatura que visa atender estabelecimentos que utilizam a coleta de assinaturas de clientes por meio de assinatura digital.
Para esta solução, desenvolvemos a integração com a Mesa Digitalizadora Wacom, onde será feita a captura da assinatura digital no PDV do AutoSystem, em vendas com as formas de pagamento a prazo. A assinatura pode ser salva no Banco de Dados ou Localmente (isso é configurável), de modo que possa ser enviada eletronicamente ao cliente através das rotinas de faturamento de Notas; ou por uma rotina de exportação de assinaturas eletrônicas - eliminando, assim, o custo com envios físicos do estabelecimento.
2. Configuração da Assinatura
Para que seja possível utilizar a funcionalidade de Mesa Digitalizadora, torna-se necessário fazer algumas configurações.
Importante
Para ver os pré-requisitos desta funcionalidade e fazer as configurações necessárias, acesse a documentação de Assinatura Digital do AutoSystem.
Inicialmente, deve-se acessar o menu Configurações > Módulos > Assinatura Digital no sistema de Retaguarda, onde pode-se marcar o campo Ativação Assinatura Digital (para habilitar a funcionalidade) e, também, configurar o comprovante com assinatura.
Veja a imagem de exemplo abaixo:
Veja algumas informações e comportamentos do sistema:
- O campo Ativação Assinatura Digital é sincronizado para o PDV e, então, é feito o devido tratamento nesse sistema, onde é solicitada a assinatura digital dos clientes;
- Com o módulo LINXPOSTOSPOS ativo, a assinatura sempre será salva no Banco Local e sincronizada junto com a venda para o Banco do AutoSystem, independentemente do tipo de gravação selecionada;
- Caso também seja informado um diretório, então, a assinatura será salva nos seguintes locais:
- Pasta (como PDF); e
- Banco de Dados;
- A estrutura salva localmente irá respeitar as regras: quando for utilizada a Gravação da Assinatura Local, o arquivo será salvo no Diretório informado na seguinte estrutura: Diretório/Ano/Mês/Prefixo_CNPJ/Dia_Mês_Ano_Doc_Valor_Prefixo.pdf. Caso as pastas dentro do Diretório não existirem, elas serão criadas automaticamente;
- Atualmente, o campo Prefixo fica habilitado sempre. Como ele somente é utilizado quando a gravação é do tipo Local, o campo fica bloqueado para Banco de Dados;
- O Prefixo também é sincronizado para o Banco do PDV, sendo utilizado no nome do arquivo que será salvo localmente.
3. Motivo de Movimentação (Layout)
No Motivo de Movimentação > guia ECF/TEF > guia Layout, deve-se configurar a tag &assinatura_digital. Sem essa tag configurada, ela não será gravada no comprovante da assinatura.
A tag &assinatura_digital:
- É sincronizada e tratada no PDV para que possa ser impressa no comprovante, de acordo com a assinatura;
- A tag não é mandatória para o PDV solicitar a assinatura, ou seja: caso ela não esteja habilitada no comprovante, mas as outras configurações estejam corretas, a assinatura será solicitada durante a venda.
4. Vencimento por Conta
Para cada cliente, é possível configurar uma Conta com o Motivo de Movimentação desejado para a assinatura. Esse cadastro do cliente pode ser feito no menu Cadastro > Clientes > Política Comercial > Contas ou no menu Cadastros > Grupos de Clientes > Vencimentos.
4.1 Limites/Vencimentos
Deve-se escolher a conta desejada para que a assinatura seja coletada e, então, deve-se marcar a opção Assinatura Digital.
- Essa opção é sincronizada para o PDV;
- Essa opção é validada durante a venda, onde é visto se está habilitada, para que solicite a assinatura digital, de acordo com o cliente e o Motivo de Movimentação identificado na venda.
4.2 Faturamento > Opções
Para o envio automático do comprovante por e-mail, a opção Enviar comprovante assinado por e-mail deve estar habilitada.
- Essa opção é sincronizada para o PDV;
- Ao finalizar uma venda, o comprovante será enviado, desde que tenha a assinatura vinculada ao comprovante.
5. Operação de Venda no PDV
No PDV, é validado se o cliente/Motivo de Movimentação possui a configuração para a assinatura digital. Ao iniciar o processo de finalização da venda/inicialização do pagamento, o PDV apresenta uma janela solicitando a assinatura do cliente.
Exemplo: caso seja pago no cartão, a assinatura será solicitada antes dos dados do cartão.
Assim que a assinatura for finalizada, o Operador de Caixa deve escolher umas opções, onde:
- OK: clicando nesta opção, a assinatura é salva de acordo com as configurações de armazenamento e, então, o sistema segue para a finalização da venda;
- Apagar: ao clicar nesta opção, a assinatura é removida, sendo necessário assinar novamente;
- Cancelar: em caso de cancelamento ou falha, o Operador deve questionar o usuário se deseja continuar com a coleta da assinatura ou finalizar a venda sem ela.
Veja uma imagem de exemplo:
- Após confirmar, a venda é finalizada emitindo o Cupom Fiscal e o comprovante, realizando um disparo por e-mail (se necessário);
- Mesmo que a venda seja feita com pagamento parcial, é solicitada a assinatura (se o sistema for configurado para isso);
- Caso a venda seja cancelada (após finalizada), os anexos são excluídos - seja do Banco ou Local (conforme o configurado).
6. Financeiro > Saídas
Ainda no PDV, é possível visualizar as saídas por formas de pagamento. Para isso, há disponível as "ações" para os tipos de pagamento A Faturar.
Botões
Os botões são apresentados, de acordo com as permissões, onde:
- Primeiro verifica se teve baixa da Nota. Se existir, é aberta a tela com todos os campos bloqueados, permitindo somente incluir/alterar a assinatura;
- Primeiro verifica se teve baixa da Nota. Se existir, é exibida uma mensagem e não permite excluir;
- Reimprime o comprovante relacionado à saída, independentemente se a Nota foi baixada ou não.
O comprovante, por sua vez, é reimpresso as modificações realizadas.
Permissões
O PDV avalia se o usuário logado possui as seguintes permissões:
- Alterar Saídas no Caixa;
- Deletar Saídas no Caixa;
- Imprimir Saídas no Caixa.
Caso o usuário não tenha permissão, o botão referente às alterações não é exibido. Ao selecionar uma saída e clicar em
, o PDV permite a visualização da tela:Nesta janela, possui o campo referente à assinatura:
Na tela acima, há os seguintes botões:
- O arquivo aqui selecionado é salvo no Banco do PDV e enviado, posteriormente, para o sistema de Retaguarda;
- Caso já exista um arquivo, o PDV questiona a alteração:
- Clicando em Sim: o sistema exclui a assinatura atual e permite coletar outra;
- Clicando em Não: o sistema mantém a assinatura já alocada.
Permite que o usuário selecione e importe um arquivo Local para o comprovante.
- Exibe uma mensagem de questionamento ao usuário.
- Clicando em Sim: o sistema remove o vínculo da assinatura com a venda, excluindo do Banco/Pasta:
- É exibida uma mensagem ao usuário confirmando a remoção;
- Na sequência, é enviada a exclusão para o sistema de Retaguarda.
- Clicando em Não: o sistema retorna para tela anterior, exibindo o lançamento no Financeiro.
Permissões de usuário
O PDV avalia se o usuário logado possui as permissões:
- Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > Cadastros > Permite adicionar assinatura;
- Configurações > Usuários > Grupos de Usuários> Cadastros > Permite remover assinatura.
Caso o usuário não tenha permissão, o sistema solicita a elevação de permissão para a ação. Ao final, quando confirmada as alterações dos dados, todos eles são reenviados e alterados no sistema de Retaguarda.