Relatório Contábil: Saldo de Fornecedor no Linx Big Farma

Para maiores informações acesse o link abaixo:


Esse novo relatório está disponível a partir da versão 3.24.0.0.

O módulo Contábil oferece uma geração aprimorada de lotes contábeis, proporcionando uma ampla gama de opções de configuração, filtros e processamento. Esse módulo é dedicado exclusivamente à contabilidade, tornando essencial a disponibilidade de relatórios para conciliações. Com ele, é possível comparar o saldo do fornecedor no sistema contábil com o Linx Big Farma.

Portanto, foi criado um novo relatório que consta os títulos incluídos no contas a pagar e que foram pagos de acordo com o fornecedor.

Permissão 

Para habilitar essa funcionalidade é necessário liberar a permissão de usuário.

Para isso, vá até o menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários,  clique na aba "Módulos", selecione a categoria "Contábil" e localize a opção "Razão de fornecedor".


Figura 01 - Permissão de Usuário


Troque o "N" pelo "S" para habilitar a permissão e seta para cima ou para baixo do teclado para registrar a alteração.


Relatório Razão de Fornecedor 

Foi criada uma nova tela para filtrar as informações que serão mostradas no relatório de saldo de fornecedor gerado através do Sistema Big.

Para acessar a nova tela e gerar o relatório, vá até o menu Contábil > Razão de Fornecedor.


Figura 02 - Relatório Razão de Fornecedor


Na seção Opções de pesquisa é possível escolher entre data de competência ou data de emissão referentes ao Contas a pagar.

Selecione o Período com as datas inicial e final.

É possível filtrar por Filial ou Fornecedor, onde ao clicar em um dos botões, será aberta a tela para selecionar a filial ou o fornecedor.

Para gerar o relatório com sucesso é preciso selecionar pelo menos um fornecedor.

Na seção Inclusão/Pagamento estão disponíveis checkboxes que podem ser marcados de acordo com o desejo ou necessidade. São eles:

  • Separar Taxa - Ao marcar esta opção o valor da taxa será separado do valor pago. Dessa forma, a taxa será subtraída do valor pago;
  • Separar Juros/Multa - Ao marcar esta opção os juros/multas serão separados do valor pago. Dessa forma, os juros/multas serão subtraídos do valor pago;
  • Separar Descontos - Ao marcar esta opção será incluído o valor de desconto ao realizar o pagamento do título. Dessa forma, será acrescentada a linha de desconto do título;
  • Incluir Devolução de Fornecedor - Ao marcar esta opção serão mostradas as notas emitidas do fornecedor;

Escolha o Tipo de relatório entre Analítico (com os lançamentos detalhados) ou Sintético (com os lançamentos resumidos).

Após definir todos os filtros, clique no botão para gerar o relatório.  


Figura 03 - Exemplo de Relatório Saldo de Fornecedor


O relatório conta com as seguintes colunas no modelo analítico e sintético: 

Data do tipo do evento:

  • Quando for Pagamento de título, será considerada a data de pagamento origem do contas a pagar (independente do tipo de data solicitado na geração);
  • Quando for Devolução ao fornecedor, será considerada a data da emissão da nota fiscal (independente do tipo de data solicitado na geração);
  • Quando for Inclusão de título, será considerada a data selecionada na geração, entre data de emissão ou data de competência, originadas através do contas a pagar;

Tipo do evento, sendo estes:

  • Inclusão de título;
  • Pagamento de título;
  • Devolução ao fornecedor;
  • Desconto de título (No tipo pagamento de título);

Número da nota fiscal.

Na coluna Crédito serão considerados os registros do tipo Pagamento de título, Devolução ao fornecedor e Desconto.

Na coluna Débito serão considerados os registros do tipo Inclusão de título.

Na coluna Saldo é considerado o saldo inicial com subtração do valor de crédito e com a soma do valor de débito.


No módulo contábil, é considerado o título como no exemplo abaixo:

Inclusão
Débito - Conta para pagamento.
Crédito - Conta do fornecedor
 ---- 1000,00 ----

Pagamento
Débito - Conta do fornecedor
Crédito - Conta financeira
 ---- 990,00 ---- (Desconto)

 ---- 1005,00 ---- (Juros/Multa)

 ---- 1000,00 ---- (Taxa de boleto) - componente do valor do documento (1,99)

Desconto
Débito - Conta do fornecedor
Crédito - Conta de descontos
 ---- 10,00

Juros
Débito - Conta de juros
Crédito - Conta financeira
 ---- 5,00

Taxa de boleto
Débito - Conta de taxa de boleto
Crédito - Conta financeira
 ---- 1,99

Valor considerado na inclusão -> valor documento do contas a pagar
Valor considerado no pagamento -> valor pagamento do contas a pagar

Separar o desconto:

  • Se marcado deve trazer o valor de pagamento + a linha do desconto lançado separado no crédito. Conforme exemplo acima seria o valor de 990,00 + 10,00.
  • Se desmarcado deve trazer o valor de pagamento. Conforme exemplo acima seria o valor de 990,00.

Separar o juros/multa:

  • Se marcado deve trazer o valor de pagamento menos (subtrair) o valor do juros/multa. Conforme exemplo acima seria o valor de 995,00.
  • Se desmarcado deve trazer o valor de pagamento. Conforme exemplo acima seria o valor de 1005,00.

Separar o taxa de boleto:

Para inclusão:

  • Se marcado deve trazer o valor de doc. menos (subtrair) o valor do taxa de boleto. Conforme exemplo acima seria o valor de 998,01.
  • Se desmarcado deve trazer o valor de pagamento. Conforme exemplo acima seria o valor de 1000,00.

Para pagamento:

  • Se marcado deve trazer o valor de pagamento menos (subtrair) o valor do taxa de boleto. Conforme exemplo acima seria o valor de 998,01.
  • Se desmarcado deve trazer o valor de pagamento. Conforme exemplo acima seria o valor de 1000,00.