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Impressão de Etiqueta e Rastreio via API


Caminho:
Vendas > Pedido de Venda > Ações

Objetivo

Possibilitar a consulta de rastreio das entregas realizadas por meio da integração entre o e-Millennium e a empresa de Correios, utilizando a nova tecnologia disponibilizada, que possibilita maior agilidade e rapidez nos processos de consultas.


Para liberação dos serviços contratados com os correios, o cliente deverá acessar a plataforma e logar com seu usuário e senha (fornecidos pelo correio).


O serviço poderá ser utilizado por uma filial única ou por várias filiais da empresa ao mesmo tempo, desde que devidamente configuradas no sistema, com seus usuários e as respectivas senhas.

Índice


ATENÇÃO

Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.



Pré-Requisitos

Instalar os módulos millenium!gf_correios_api.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.



Parâmetros

 Em Logística, incluir os cadastros de:

  1. Tipos de Frete, em Estoque\Cadastros;
  2. Transportadoras, em TMS\Cadastros
  • Na guia Geral, preencha os dados de identificação;
  • Na guia Frete e Seguro, preencher os preços dos fretes, de acordo com os tipos de frete cadastrados.
    • Ligar o parâmetro Calcular pelo Peso Cubado
    • Ligar o parâmetro Gateway de Frete
    • No campo Módulo, selecione a opção Correios API (necessário para habilitar a aba contendo os campos de acesso ao gateway)
    • Preencher os dados do SIGEP
  • Na guia Correios API, preencher os campos com os dados para acesso:
    • Usuário API
    • Senha API
    • Ambiente API, selecione a opção Homologação, para realização de testes, ou Produção, para envios de fato.
    • CNPJ do Cliente
    • Serviço de Consultas (mesmo tendo contrato com os dois serviços selecione um deles). Porém, se houver contratado apenas um dos tipos, selecione corretamente, caso contrário o e-Millennium não poderá acessar os serviços no sistema do correio.)
    • Cartão postagem (Se for apenas uma filial utilizando o serviço)
    • Quantidade de Etiquetas
    • Solicita Coleta (caso a empresa tenha contratado este serviço junto aos correios), ao ser ligado o parâmetro, o sistema enviará uma solicitação de coleta no local
    • Salvar Logs dos Erros (quando ligado, o sistema irá gravar os erros retornados da API, para que possam ser consultados, acessando pelo caminho: Logística\Correios\Log de Erros com API Correios PPN)


NOTA

Quando a integração com API dos Correios for utilizada por filial, estas informações deverão ser preenchidas para cada filial respectiva no grid Configuração de Filiais. Lembrando que cada filial deverá ter seus próprios dados de conexão com a API.




Entradas

Preenchimento automático pelo CEP

No cadastro de clientes do e-Millennium, ao consultar o CEP via Web, alguns campos do endereço serão preenchidos pelo próprio sistema, agilizando a tarefa de preenchimento dos dados do cliente.
Em Vendas\Cadastros\Clientes:

  • Clique no botão + para expandir;
  • Ligar o parâmetro Faz a Consulta na Web;
  • Preencha o campo Consulta Cep;
  • Tecle Enter;


Após teclar Enter, o sistema fará a consulta no servidor dos correios utilizando os dados informados e preencherá automaticamente os campos:

  • País
  • Estado
  • Cidade
  • Bairro
  • endereço

Busca automática de serviço

Para que o sistema liste automaticamente todos os serviços disponíveis para a empresa, é necessário ter um contrato de prestação junto ao Correios.


NOTA

Não serão listados todos os serviços que os Correios oferecem, na tela serão listados somente aqueles que a empresa tem contratados.


Em Logística\Estoque\Cadastros:

  • Selecione Tipos de Frete;
  • No campo Código Sigep, selecione o serviço contratado para o tipo de frete.


Inclusão de pedido de venda com frete dos correios

Em Vendas\Pedido de Venda:

1.Preencha as informações do cabeçalho do pedido;

2.Preencha os produtos no grid;

3.Selecione a condição de pagamento;

4.Preencha os campos Transportadora e Tipo de frete, selecionando o gateway e o tipo de frete a ser despachado (e que deverá estar selecionado no grid de tipos de frete, no cadastro da transportadora).


5.No campo Valor Frete, clique na lupa para acionar a consulta no gateway e visualizar as opções de fretes disponíveis para o tipo de frete informado.

6.Será exibida uma listagem com as transportadoras e os tipos de frete, para ser selecionado e lançado no pedido de venda.


7.Na tela também é possível visualizar o valor do frete por produto e um histórico dos valores enviados pelo gateway, clicando no botão Memória de Cálculo.

8.Clique no botão Selecionar Transportadora, para lançar o frete selecionado na tela do pedido. Observe que o sistema assume a transportadora, o tipo de frete, preenche o valor do frete e liga o parâmetro Informar Valor do Frete.

Faturamento do pedido de venda com emissão de etiqueta

Durante a operação de faturamento, também é possível consultar a numeração das etiquetas de embarque diretamente no site dos correios. Para que isso ocorra, será necessário configurar o evento para que faça a consulta no site:

  • Selecionar o evento;
  • Acessar a guia Logística;
  • Ligar o parâmetro Emitir Etiquetas;
  • Selecione a impressora
  • Selecione o arquivo com o logotipo a ser impresso na etiqueta, se houver.


Em Venda\Movimentações, ao faturar o pedido de venda:

  • Preencha a Tabela de Caixas;
  • Efetive;
  • Aguarde mensagem de emissão da nota fiscal;
  • Aguarde emissão da etiqueta de transporte.


Inclusão de embarque com impressão de etiqueta

Em Logística\Expedição\Embarque:
Incluir Embarque;
Na guia Geral, preencher os campos da tela;

Na guia Itens do Embarque, selecione as notas a serem incluídas no embarque e efetive.

Faça uma consulta e selecione o embarque;

No link Ações, selecione a opção Etiqueta Sigep;
Selecione a impressora;
Clique em Salvar.



Validações e Saídas

Rastreio SRO

Após o status dos embarques estarem atualizados para CONCLUÍDOS, eles serão enviados para os correios e poderão ser rastreados pela empresa ou pelo cliente.
Em Vendas\Pedido de Venda:

  • Faça uma busca e selecione o pedido a ser consultado;
  • No link Ações, selecione a opção Rastreio SRO.


Logs de erros com a API Correios (PPN)

Ao emitir etiqueta, caso ocorra algum erro, por se tratar de um processo que não pode ser interrompido, a etiqueta será impressa sem o número.
Para que o cliente/operador, consiga analisar o erro de forma mais ágil, foi criado a flag: Salvar Logs de erros.


ATENÇÃO

Como os logs são salvos na base de dados, existe um scheduler que limpa a tabela de logs a cada 12hrs, apagando os registros com mais de 24hrs.


Em Logística\Correios, os erros que ocorreram durante as integrações de dados entre o e-Millennium e a API poderão ser consultados, para que as ações de correção possam ser tomadas.
Na tela de consulta de logs, o operador poderá também:

  • Consultar ou ajustar a movimentação (Abrir Movimento);
  • Tentar a reimpressão da etiqueta (Etiqueta de Transporte);
  • Limpar todo o log (Outras Funções/Limpar a tabela de log).


  • Sem rótulos