Linx Administrativo > Módulos > Nota Fiscal > Manutenção



OBJETIVO

O principal objetivo da tela "Autorização XML de Nota Fiscal" é auxiliar na importação/enviar de arquivo de XML de Nota Fiscal de Importação Direta (NF) gerada e não autorizada para o sistema da SEFAZ. Por meio desta tela, também é possível realizar consultas destas informações, gerar DANFE, entre outros.

PROCESSOS

Para realizar o processo de solicitação de autorização para a SEFAZ,  de notas fiscais (NF) que constam como “não autorizada”, acesse a tela “Autorização XML de Nota Fiscal de Importação” e realize o procedimento descrito abaixo para importação/enviar do arquivo XML.

Avisos importantes!

  • O parâmetro: VALIDA_ITEM_XML_AUT_IMPORTACAO_DIRETA deve ser habilitado para validar se os itens do XML estão cadastrados no Linx UX antes de autorizar o XML de importação direta.
    Os parâmetros de configuração de impostos, também devem ser corretamente configurados.
    Acesse aqui a página com mais informações sobre os parâmetros de configuração.
  • A Nota Fiscal que foi emitida neste processo gera um Romaneio, ficando pendente de entrada.
    Acesse aqui as orientações para o processo. 


Selecione o Código da Filial conforme as imagens abaixo:


Após, informe a série (da qual será gerada NF):

Nesta validação, o sistema Linx UX consulta no arquivo de XML o CNPJ dessa filial que foi informado na tela e irá comparar com o CNPJ do emitente deste arquivo XML.
Se os dados conferirem com os do arquivo XML, o sistema Linx UX continuará com as importações do documento anexado para a SEFAZ. Se for diferente, ele barrará a importação do arquivo XML. 


Após a validação do arquivo XML da Nota Fiscal (NF) pelo sistema e a confirmação de que a NF-e não foi previamente autorizada pela SEFAZ, o sistema permitirá a importação do arquivo para a SEFAZ. Para realizar a importação, clique no botão “Importar XML” e selecione o seu arquivo XML da NF-e ,no seu computador.

Uma das validações que o botão “Importar XML” realiza durante o processamento de envio, é verificar se no arquivo XML da NF realmente não tem as tags de autorização e se não foi autorizada, e se o produto já consta como cadastrado ou não dentro do sistema Linx UX. 

Após a importação para a SEFAZ ser concluída com sucesso, a NF será considerada válida e a mensagem abaixo será apresentada: 


O sistema Linx UX utiliza a chave, a data de emissão e a série informadas no arquivo XML anexado pelo usuário na tela "Autorização XML de Nota Fiscal de Importação". Ele gera uma sequência de número de nota fiscal (conforme o sequencial já cadastrado no Linx UX) e importa o arquivo para a autorização pela SEFAZ.


É necessário que o produto descrito no arquivo XML já esteja como cadastrado dentro do sistema Linx UX. Essa é uma das validações que a tela "Autorização XML de Nota Fiscal de Importação" realiza. 
Nota: O parâmetro: VALIDA_ITEM_XML_AUT_IMPORTACAO_DIRETA deve ser habilitado para Validar se os itens do XML estão cadastrados no Linx UX antes de autorizar o XML de importação direta.


Como funciona:

No exemplo abaixo, no arquivo do XML da NF, <CProd> significa o código do produto já existente no sistema Linx UX, e <cEAN> significa o código de barras.

O sistema Linx UX primeiramente valida se existe algum item com o código de barras descrito, caso não encontre o sistema verifica se o item existe através do código do produto.


O sistema Linx UX realiza a pesquisa do produto primeiramente pelo código do produto SKU. Caso não encontre, realiza a pesquisa pelo código de barras. A pesquisa ocorre na tela “Cadastro Artigo/ SKU” tentará localizar através da aba “Fornecedores” e campo “Ref. Fornecedor”

Caso não exista algum produto nesta pesquisa, o sistema Linx UX apresentará na tela de Importação uma mensagem exibindo quais produtos não foram cadastrados.

Após o sistema Linx UX importar/enviar o arquivo XML para a SEFAZ, e a mesma ser autorizada com sucesso ou não, os dados serão apresentados na tela conforme a imagem abaixo. Caso ocorra algum erro ou a NF não seja autorizada, as informações também serão exibidas. 

Assim, com a NF autorizada pela SEFAZ, o próximo passo é cadastrá-la dentro do sistema Linx UX.


> Funcionalidades da tela:

No botão “Visualizar XML Importado” é possível verificar o documento XML importado na ocasião da importação para a Sefaz, garantindo assim um histórico para acompanhamento. 

No botão “Visualizar XML Gerado” é possível verificar o XML gerado pelo sistema Linx UX: 

Caso desejar, é possível visualizar, fazer download e imprimir a DANFE ao clicar no botão “Imprimir DANFE”

O botão "Visualizar NF no Monitor" é um atalho para a tela Monitor de Emissão de Nota. Somente irá funcionar caso NF esteja cadastrada no sistema Linx UX.

Caso a nota não seja autorizada devido a algum erro de autorização, é possível inutilizar esse número clicando no botão "Inutilizar".

O botão “Visualizar XML Distribuição” permite visualizar o arquivo  XML autorizado pela SEFAZ, ou seja, este botão apresenta a NF válida.

> Processo de cadastro da NF no sistema Linx UX

O próximo passo é cadastrar a NF dentro do sistema Linx UX. Por meio do botão “Cadastrar NF”.

Ao clicar no botão “Cadastrar NF” o sistema Linx UX confere novamente os itens de forma mais completa, ou seja, verificando se não SKU’s duplicados, se as informações que constam no arquivo de XML, como, por exemplo: unidade de medida (por ex. peso) está preenchida corretamente, entre outros.

Exemplo abaixo da informação da unidade de medida dentro do arquivo de XML da nota:


Após o sistema Linx UX concluir essa nova validação, a mensagem abaixo é exibida:

E a NF estará disponível para consulta dentro do sistema Linx UX, como Nota Fiscal Própria. 


Para consultar, acesse a tela “Monitor de Emissão de Notas”, no campo abaixo, digite o número da NF:


Selecione a opção Status e Situação da Nota fiscal:


Cole ou digite o número de Chave de Acesso:


A Nota Fiscal será exibida no sistema Linx UX conforme abaixo, indicando que foi emitida. 

Atenção!

A Nota Fiscal que foi emitida neste processo gera um Romaneio, ficando pendente de entrada.  

Após o processo acima, ao acessar novamente a tela "Romaneio para Entrada de Produtos" e clicar no botão "atualizar a página", a informação no campo “Considera Estoque”, o mesmo constará como “finalizado” 


Na tela Cadastro de Nota Fiscal de Entrada, cole ou digite a chave de acesso e pesquise:

Na aba “Itens” é possível visualizar os itens desta NF : 

A coluna Imposto Regra não será preenchida, não é vinculado o ID da Regra, devido a NF não ter sido gerada no sistema Linx UX:


Para o cálculo do custo no sistema Linx UX, é utilizada a coluna "Valor Compõe Custo". Essa coluna considera o valor do item com a dedução do imposto conforme configura na regra de imposto.

  • Sem rótulos