Sumário

1. Conceito

Este guia tem por objetivo orientar nos procedimentos de Reserva de Chopp Brahma Claro para fábrica, disponível para os estabelecimentos vinculados a franqueadora CBE. A nova funcionalidade permite aos estabelecimentos informarem a sua necessidade de reserva que será solicitado na próxima semana.

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.

2. Premissas

  • A Retaguarda Empório na versão 11.28.0000 ou superior;
  • Possuir permissão de acesso aos menus:
    • Operações → Solicitação de Reserva

Para utilizar esta funcionalidade é necessário a configuração do parâmetro para indicar que seu estabelecimento possui liberação de acesso ao menu de Reserva de Chopp.

Em casos de dúvidas sobre a configuração de seu ambiente entre em contato com nosso time de suporte.

2.1 Liberação do perfil de acesso

Para habilitar quais perfis de acesso pode acessar o menu de Reserva de Chopp é necessário acessar Cadastros → Sistemas → Perfis de acesso.


Após selecionar o perfil desejado basta clicar no ícone de permissões para realizar a alteração do perfil.

3. Solicitação de Reserva

Para estabelecimentos parametrizados para realizar a solicitação de Reserva será disponibilizado o menu Operações-> Solicitação de Reserva:

A solicitação de reserva via retaguarda Empório permite que para as 3 variações de Chopp Brahma Claro (10L, 30L ou 50L) o estabelecimento envie a estimativa de compra dessa mercadoria. Para realizar o envio da reserva de chopp após acessar o menu basta iniciar uma nova reserva.

4.1 Nova Reserva

Após clicar em <NOVA RESERVA> o usuário será direcionado para a janela de solicitação de reserva de mercadoria. Onde devem ser informadas as quantidades desejadas de Barris de Chopp de 10L, 30L ou 50L.

A nova solicitação iniciará com o status em ABERTO, e o usuário só precisa informar a quantidade que deseja reservar para a próxima semana e < Enviar Reserva>.


Pode ser o seletor de incremento de quantidade ou digitada o valor desejado em barril. 

Não é necessário informar quantidade solicitada para todos os produtos listados, manter com campo com o valor Zero caso não deseje reservar.


Informações sobre os campos da tela de Reserva:

  • STATUS: Indica o status da reserva da semana, podendo constar como Aberto, Enviado ou Cancelado;
    • ABERTO: Reserva que ainda não foi realizado o processo de enviar reserva para a franquia;
    • ENVIADO: Reserva que já foi preenchido os valores e o usuário clicou em <enviar reserva>;
    • CANCELADO: Caso após o envio da reserva o usuário informe o valor zero nos campos de quantidade solicitada a reserva semanal será cancelada.
  • PREVISÃO DE ENTREGA: As reservas possuem uma previsão de entrega de acordo com a semana vigente e a data de solicitação. A previsão inicia sempre nas segundas-feiras e encerra em uma sexta-feira da semana seguinte a data máxima de envio. Exemplo se a data máxima para envio da reserva é 28/08, a previsão de entrega iniciará em 02/09 até 06/09.
  • RESERVA NÚMERO: Sequencial automático de controle do número da reserva;
  • DESCRIÇÃO PRODUTO: Exibe a descrição completa dos produtos disponíveis para reserva;
  • CÓDIGO EAN: Exibe o código de barras para indicar o produto que será reservado;
  • DATA DA SOLICITAÇÃO: Exibe a data de solicitação da reserva semanal
  • UNIDADES VENDIDAS ÚLTIMOS 7 DIAS: Exibe a quantidade vendida que foi faturada (emitido notas) nos últimos 7 dias.
  • UNIDADES VENDIDAS ULTIMOS 30 DIAS: Exibe a quantidade vendida que foi faturada (emitido notas) nos últimos 7 dias.
  • INCLUIDO POR: Nome do usuário que clicou em nova reserva
  • DATA ALTERAÇÃO: Data de alteração da reserva 
  • QUANTIDADE SOLICITADA (BARRIL) : Campo para informar a quantidade que o usuário deseja reservar.


IMPORTANTE: Existe uma janela de envio de reservas acordada com a AMBEV, dessa forma será exibida em cada acesso ao menu a data máxima para envio da reserva para o consultor da franquia. A Janela de envio permite 1 solicitação de reserva semanal, onde o limite para envio é todas as quartas-feiras até 18horas.

Reservas enviadas após esse horário serão contabilizas para a próxima semana.

4.2 Visualização de Reservas anteriores

Através do ícone <VISUALIZAR SOLICITAÇÕES ANTERIORES> é possível visualizar as reservas de períodos anteriores conforme os filtros disponíveis em tela:

Será possível realizar consultas utilizando os filtros de Nº da Solicitação, Data de Reserva( de e até), Status (em Aberto, Enviado, Cancelado);

As reservas exibidas na pesquisa permitem a visualização detalhada das reservas anteriores, conforme filtros de pesquisa aplicados: