Descrição: No módulo de Livros Fiscais, na tela 012006 - Resumo da apuração, ao pesquisar uma apuração é retornada a mensagem:
Não existe o saldo anterior ao período
Causa: Apuração do mês anterior não realizada.
Ao realizar uma pesquisa na tela 012006, a tela primeiramente verifica se a filial selecionada já realizou alguma apuração para o imposto selecionado. Caso seja a primeira apuração, a tela trará os dados normalmente, e será possível salvar a apuração. Caso a filial já tenha realizado a apuração alguma vez, a tela exigirá que seja realizada a apuração do mês anterior.
Por exemplo, se precisamos realizar a apuração do mês de setembro, o sistema exigirá uma apuração que possua a data final como 31 de Agosto.
Solução: Para corrigir, realize os passos a seguir:
- Acesse o caminho Módulo Livros Fiscais > Tela 012011 - Consulta e Alteração da Apuração;
- Pesquise filtrando os campos Matriz Fiscal e Imposto;
3. Localize a última apuração realizada pela filial;
4. No caminho Livros Fiscais > Tela 012011 - Exercício e período, cadastre o período que a filial ficou sem gerar as apurações;
5. Realize a apuração desse período na tela 012006;
6. Após realizar a apuração do período retroativo será possível gravar normalmente a apuração do período atual.



