Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 2 Próxima »

Bem- vindo ao Tac Auto, o sistema de Autoatendimento que redefine a eficiência e conveniência no atendimento, transformando a experiência de pagamento em um processo rápido, intuitivo e autônomo. Com uma interface moderna e de fácil navegação, o Tac Auto permite que os usuários realizem pagamentos de forma independente, otimizando o fluxo de atendimento, eliminando filas e melhorando a satisfação do cliente. 

Sumário

1. Requisitos:

Monitor Touch: Deve ser um monitor sensível ao toque para facilitar a interação.

Compatibilidade: Funciona exclusivamente em sistemas Windows. Inicialmente, compatível apenas com o SITEF; o suporte para DTef será implementado posteriormente.

Impressoras Suportadas:

  • Sweda (SI300)
  • Epson (TMT-20, TMT-20x)

2. Instalação:

O instalador do TAC Auto é independente do instalador/atualizador do TAC, garantindo uma configuração específica e eficiente. Basta realizar realizar o download para instalar o TAC Auto.

3. Licenciamento:

Necessária liberação de licença para utilizar a funcionalidade SMART TAC.


4. Acesso ao Sistema

O acesso ao sistema pode ser realizado de duas maneiras: Acesso via senha do dia e Login Operador.

Acesso via senha do dia

Utilizada quando o serviço não está conectado. O usuário deve inserir uma senha gerada com base na data atual, clicando três vezes no quadro de identificação do sistema para realizar o acesso, isso ativará as operações administrativas, clique em OK.




  • Para habilitar a senha do dia clique no botão Acesso via senha do dia e insira a senha calculada de acordo com a data e confirme e aguarde a autenticação.



Operações Administrativas

A tela de Operações Administrativas será exibida, neste caso o serviço ainda não esta conectado, apenas os menus de Configurações e Aparência se tornam disponíveis.

Menu Configurações: 

  • No menu Configurações, é possível ajustar e personalizar o sistema de acordo com as necessidades do negócio, como por exemplo:  Razão Social e CNPJ, configurações da Balança, Impressora Fiscal e Terminal de Atendimento.


Menu Aparência

  • Customização da Aparência, nesta tela existem opções para alterar cores e temas do sistema, tornando-o mais agradável e adaptável ao estilo da empresa. Clique me voltar para acessar a tela de login da Área Administrava.


Acesso com conexão ao serviço

  • Caso alguma configuração tenha sido realizada enquanto o serviço ainda não estava conectado, será necessário recarregar as configurações. Para isso clique três vezes no botão oculto acima da Situação de Conexão, conforme indicado pela flecha em verde. 



  • Clique no botão Recarregar as configurações, e em seguida sistema irá perguntar quais configurações clique Todas configurações, aguarde e clique me ok.




  • Com a situação de conexão totalmente carregada, insira usuário e senha do operador.



  • Ainda na Área administrativa, mas agora com o serviço conectado, após um novo acesso, na tela de Operações Administrativas, podemos observar que foram exibidos os Menus adicionais de Operações e Vendas.

Menu Operações

  • É possível gerenciar ações nas seções Abrir Caixa, Fechar CaixaTEF Administrativo onde é possível verificar integrações de pagamentos.




Menu Vendas

  • Nas seções disponíveis é Permitido que os usuários filtrem as vendas por categoria e realizem ações como cancelar vendas ou reimprimir comprovantes.

Todas

  • Relação de todas as vendas Processadas e Canceladas.


Processadas

  • Relação apenas das vendas processadas. Ao clicar no card da venda e selecionar Opções da Venda e realizar cancelamento ou reimpressão de comprovante, de acordo com a imagem demonstrada.
Cancelamentos de Venda com Forma de Pagamento Cartão de Débito 
  • No menu de vendas, ainda na seção de Processadas selecione card da transação desejada.
  • Clique em Opções da Venda e escolha Cancelar Documento Fiscal e Pagamento.
  • O sistema mostrará uma mensagem informando que, após o cancelamento, o valor pago será estornado, e uma nova venda precisará ser realizada. Esta ação requer autenticação de usuário e autorização do supervisor.
  • A inclusão do motivo para o cancelamento é opcional. Confirme a operação.
  • O sistema solicitará novamente autenticação, insira o código do supervisor. 
  • Após as ações realizadas, o sistema solicitará que aproxime ou insira o cartão na leitora para concluir o cancelamento.
  • Aguarde a conclusão e a emissão do comprovante de cancelamento.



Cancelamento com Forma de Pagamento Pix
  • Acesse a tela de operações administrativas e selecione TEF Administrativo.
  • No menu seguinte, escolha Cancelamento de Transação.
  • O sistema pedirá o código do supervisor. Selecione Cancelamento Carteira Digital e depois Pix.
  • Informe o valor da transação original, o número do documento e a data.
  • Aguarde a conclusão e a emissão do comprovante de cancelamento.



  • Canceladas: Relação de vendas realizadas. Ao clicar no card da venda e selecionar Opções da Venda, estará disponível a funcionalidade de Reimprimir Comprovante.


Pendentes

  • Relação de vendas que não foram concluídas ou autorizadas, permitindo que os operadores façam a gestão adequada dessas transações. Ao clicar no card da venda e selecionar Opções da Venda, estará disponível a funcionalidade de Reenviar Venda para Autorização e Excluir Venda (não possui Documento Fiscal).


Login do Operador

  • Para desativar o acesso administrativo, clique na opção Cancelar e em seguida Desativar Operações Administrativas  e Confirmar a ação. Isso garante que as operações administrativas não estejam acessíveis até que uma nova autenticação seja realizada.




  • A tela de Acesso ao Sistema será exibida, insira os dados do operador, desta forma o sistema reconhecerá que o turno esta aberto.


5. Operações de Venda

1. Início da Operação: O cliente pode iniciar o processo de venda simplesmente clicando em qualquer parte da tela, facilitando o acesso e a navegação.



2. Registro do Cliente: Ao acessar a área de vendas, o sistema solicita a inserção do CPF ou CNPJ do cliente, o que ajuda na personalização do atendimento.



 3. Registro e exclusão de Itens: Os produtos podem ser adicionados de duas maneiras:

    • Registro através do Leitor de Código de Barras: Para uma inserção rápida e precisa.
    • Registro Manual: O usuário pode digitar o código do produto na tela ou teclado.
    • Exclusão de Itens: Para remover um item da venda, basta clicar na lixeira, neste caso é necessário que o operador insira sua senha do para confirmar, a ação é irreversível.



4. Códigos de Desconto: Na parte inferior da tela, há um botão específico para a inserção de códigos de desconto, proporcionando flexibilidade nas promoções. Para prosseguir, clique no botão pagamento.



5. Finalização do Pagamento: Se os dados do cliente estiverem cadastrados serão apresentados na tela.

  • Escolha a forma de pagamento demonstrada na tela abaixo, após isso o sistema exibirá o valor final da compra, incluindo descontos e acréscimos.
  • Se optar pelo Pix, clique em QR,  o menu carteira digital será exibido, clique em Pix,
  • Para pagamentos com cartão, selecione a opção da tela dela, insira ou aproxime o cartão e digite a senha.



6. Impressão do Cupom: Após a conclusão do pagamento, a opção de imprimir o cupom fiscal é disponibilizada. Se não houver interação, a operação é finalizada automaticamente.

  •  Uma mensagem de confirmação é exibida, garantindo que o cliente saiba que a operação foi bem-sucedida.





  • Sem rótulos