1. Conceito
Este guia tem por objetivo orientar nos procedimentos de uso e e configuração do comissionamento de pedidos realizados através do menu Consignado/Comodato.
A nova funcionalidade permite aos estabelecimentos definirem quais produtos deseja aplicar um percentual de comissão, realizar a seleção de vendedor durante o cadastro do pedido e obter relatórios de comissionamento por funcionários/Vendedores.
1.1 Glossário
“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
> = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.
2. Premissas
- A Retaguarda Empório na versão 11.30.2000 ou superior;
- Ambiente deve possuir o sistema PEDIDOS e COMODATO habilitado.
- Possuir permissão de acesso aos menus:
- Cadastros → Sistema → Configurações Gerais
- Cadastros → Produtos → Produtos
- Operações → Produtos → Ajuste em Lote
- Operações → Consignado/Comodato
- Relatórios → Vendas → Relatório Vendas Dinâmico
- Relatórios→ Vendas→ Comissão
2.1 Configurações Gerais
Para utilizar esta funcionalidade de comissionamento por PRODUTO é necessário a configuração do parâmetro para indicar que seu estabelecimento Utiliza comissionamento para pedidos.
Para habilitar acesse o menu: Cadastros → Sistema → Configurações Gerais, na guia Gerais → Comissionamento, após clicar em <ALTERAR> marque o CheckBox Utiliza comissionamento para pedido.
O checkbox Obrigatório seleção de vendedor no Pedido/Comodato irá bloquear inclusão/alteração de pedidos caso o usuário não defina um funcionário/ vendedor. Após as configurações de comissionamento clique em <SALVAR>.
IMPORTANTE: As opções 'Tipo de comissionamento', 'Utilizar o mesmo atendente para produtos comissionados na venda' e 'Obrigatório selecionar um Atendente da lista' são funcionalidades relacionadas ao PDV e não impactam nas operações de comissionamento de pedidos da retaguarda.
3. Cadastro de comissionamento
A definição de percentual de comissionamento do produto deve ser realizada através do menu de cadastro de produtos ou através de ajuste em lote :
3.1 Cadastro de produtos
Após acessar o menu de Cadastro de Produto, utilizando o menu Cadastros → Produtos → Produtos, deve ser selecionado o produto desejado e clicar em <ALTERAR> e preencher o campo Comissão %, indicando o percentual de comissionamento do produto.
O Campo de comissionamento não possui preenchimento obrigatório, e permite definição de percentual 0 até 100%
Através da tela de pesquisa de produtos, em Opções avançadas é possível buscar produtos através da definição de produtos comissionados:
3.2 Ajuste em Lote
Através do menu Operações → Produtos → Ajuste em Lote o usuário pode aplicar em uma lista de produtos pré-definidos o percentual de comissionamento desejado.
Após a definição de percentual de comissão é necessário definir quais produtos deseja aplicar o percentual. Conforme o filtro de produtos aplicados a retaguarda irá apresenta um alerta sobre a quantidade de produtos que será aplicado a alteração quando o usuário clicar em <APLICAR>. Basta clicar em <OK> para confirmar a alteração desejada.
O Grid de produtos possui uma coluna que exibe o percentual atual de comissão que consta vinculado ao produto;
Através da funcionalidade Filtros é possível aplicar diversas combinações para realizar a busca de produtos cadastrados na retaguarda:
4. Definição de vendedor no cadastro de cliente
Quando o estabelecimento possuir a configuração de Utiliza comissionamento para pedidos marcada, será liberado um novo campo no cadastro de cliente para o estabelecimento definir o vendedor relacionado ao cliente.
IMPORTANTE: No campo Vendedor Comissionamento será listado os funcionários do estabelecimento. Nesse caso para conseguir vincular o cliente ao seu vendedor é necessário primeiro realizar o cadastro do funcionário, utilizando o menu cadastro → Sistema → Funcionários.
Quando for realizado um pedido para um cliente que já possui definição de vendedor no cadastro de cliente, pelo menu de pedido não será possível realizar alterações de vendedor para comissionamento.
Através da edição/alteração dos pedidos também será possível realizar o vinculo definitivo do vendedor com o cliente. Utilizando a funcionalidade que explicaremos a seguir:
Após vincular pelo menu de pedido um vendedor ao cliente somente pelo cadastro de cliente será possível realizar a remoção de vendedor, caso seja necessário. Nos próximos pedidos será exibido o vendedor vinculado automaticamente.
5. Pedidos com Comissionamento
Quando o estabelecimento possuir a configuração de Utiliza comissionamento para pedidos marcada, será liberado um novo campo na Aba do Pedido para o o estabelecimento definir qual o vendedor deseja informar no pedido .
Após selecionado o cliente desejado no campo Vendedor será necessário escolher o vendedor de comissionamento desejado:
A funcionalidade de Vincular vendedor ao cadastro do cliente integra o cliente ao vendedor para novos pedidos na retaguarda;
IMPORTANTE: A definição de vendedor só podem ser realizadas para pedidos que não tem faturamento realizado.
Após o faturamento do pedidos de VENDA, LOCAÇÂO ou VENDA em CONSIGNAÇÃO será contabilizado o percentual de comissão que o funcionário/Vendedor irá receber.
6. Relatório de Comissionamento
O Relatório de comissionamento, disponível no menu: Relatórios → Vendas → Comissão é especifico para consulta das vendas comissionadas, e permite a exportação com base nos filtros aplicados.
Principais Filtros do relatório Comissão
- Período: Permite ao usuário selecionar Data Inicial e Data Final, utiliza-se do mês atual como valor padrão;
- Tipo de Consulta: Analítico, que permite uma visão mais detalhada, e Sintético significa uma visão mais macro dos resultados que se deseja consultar;
- Agrupar por: Permite ao usuário definir como deseja agrupar a visualização do resultado, opções Setor ou Produto;
- Detalhes de Agrupamento: Permite que o agrupamento possua mais um nível de visualização: Funcionário, Turno e Produto;
- Código Produto: Permite obter o relatório utilizando a definição do produto desejado;
- Funcionário/Vendedor: Seleção dos funcionário/ vendedor que se deseja o relatório.
7. Relatório de Vendas dinâmico
No Relatório de Vendas dinâmico disponível no menu Relatório →Vendas → Vendas Dinâmico é possível incluir através do Seletor <
> as colunas Comissão %, Comissão R$ e Vendedor para obter relatórios e visões sobre os totais comissionados nos períodos, após o faturamento das Vendas, Locação e Vendas em Consignação.O usuário pode definir Agrupamentos e quais colunas deseja manter no relatório.
Após a definição do relatório desejado basta ao estabelecimento clicar em <personalizar> para salvar a visão criada para que nos próximos acessos possa obter o mesmo relatório com os filtros definidos.