1- Qual a finalidade do relatório de tempo de atendimento?
O objetivo desse reltório é mostrar, para cada agenda, o tempo que a agenda ficou em cada um dos status.
A informação que queremos extrair e, por exemplo, quanto tempo o paciente ficou em "Aguarda atendimento", representando uma espera para ser atendido. Ou podemos extrair quanto tempo o o paciente ficou "Em atendimento" representando o tempo que o médico demorou na consulta.
Também podemos analisar o tempo que o paciente ficou em "Triagem" e outras análises.
Atenção
Para que o relatório mostre dados reais, os status do agendamento devem ser alterados de forma a representar o fluxo do paciente no agendamento.
Ou seja, uma alteração que faz sentido seria algo como:
Confirmado → Aguarda atendimento → Triagem → Em atendimento → Atendido
2- Quais as colunas que posso filtrar o relatório?
1) Período
Para a geração do relatório, o usuário precisa selecionar o período das agendas a serem analisadas. Para isso, basta selecionar uma data inicial e uma data final para a análise.
Por padrão, o sistema sugere a data atual, mas é possível editar as datas do período.
2) Profissionais
Outro filtro possível é a escolha de 1 ou mais profissionais para a geração do relatório. O campo não é obrigatório, portanto, caso nenhum profissional seja selecionado o relatório deve trazer as agendas de todos os profissionais da unidade onde o usuário está logado.
3) Status
Na lista de status a selecionar, o objetivo é entender quais status quer analisar, por exemplo, quero analisar o tempo que o paciente ficou em "Aguarda atendimento" ou em "Triagem".
O sistema irá listar todos os status que são exibidos na agenda, incluindo os genéricos e os criados exclusivamente para a unidade e/ou grupo, exceto o status de "Não chegou", pois ele é o status inicial da agenda e o tempo nesse status não é relevante.
Após a seleção dos filtros, basta clicar no botão "Relatório" para o mesmo ser gerado.
3- O que signicam os dados exibidos no relatório por cada agenda?
Para ilustrar o significado de cada coluna no relatório gerado, vamos imaginar o seguinte cenário abaixo:
Quero fazer uma análise das agendas geradas no dia 05/11/2024 para o profissional "Ped Teste". E quero analisar os status de "Aguarda atendimento", "Triagem", "Em atendimento" e "Atendido".
Ao gerar o relatório, vamos nos deparar com algo parecido com a imagem abaixo:
Na sessão A vamos ter sempre as 4 colunas representando os dados da agenda, sendo o nome do profissional, a data da agenda, a hora da agenda e o nome do paciente.
Na sessão B, cada 2 colunas representa um status que foi selecionado nos filtros do relatório.
A primeira coluna do par sempre mostra quando o status inicial com data e hora e a segunda coluna mostra o tempo total que a agenda ficou nesse status em minutos.
Exemplo 1 - Daniel Teste
Por exemplo, temos que o paciente "Daniel Teste" ficou 3 minutos em "Aguarda atendimento", em seguida ele ficou 9 minutos em "Triagem", depois 4 minutos em atendimento. Note que existe o registro de atendido, que finaliza o fluxo, portanto não existe tempo no status de "Atendido".
Exemplo 2 - João Teste
Na segunda linha temos o paciente "João Teste", que ficou 12 minutos em "Aguarda atendimento", depois 4 minutos em "Triagem" e veja que "Em atendimento" está 0 e não tem data de "Atendido". Isso quer dizer que o status atual da agenda ele é "Em atendimento" e só vai registrar o tempo nesse status após sair dele e passar para "Atendido"
ATENÇÃO
O tempo em um status só será contabilizado no momento que a agenda passar para o próximo status. Se a agenda ainda estiver no status, ele não mostra o tempo total