Quando no campo tipo de cadastro for selecionada a opção Patrimônio, serão apresentadas apenas duas abas: Principal e Componentes, que permitirão o cadastro dos bens imobilizados da farmácia, como por exemplo: mesas, balcões, prateleiras, cadeiras, carros e entre outros.

Identificação do produto

A identificação do produto é realizada através dos campos código interno, código de barras, produto e apresentação.

Principal

Na aba principal são informados dados complementares referente ao bem selecionado. 

O campo descrição detalhada é obrigatório e permite ao usuário cadastrar maiores informações referente ao item,  somente serão permitido vincular o tipo de produto que esteja sinalizado como imobilizado (Parâmetros > Tipo de Produto), na sequencia deverá informar o fabricante.

  • Ao selecionar um fabricante que tenha um ou mais representantes cadastrados, o campo será um hiperlink que dará acesso a uma tela onde poderá selecionar qual representante é responsável pela comercialização deste produto. Quando houver troca de fabricante este vinculo será desfeito.

Deverá ser informado o código de localização do bem (conforme a aba ‘Localização’), assim como a unidade de medida, número de série e número de identificação do mesmo:

  • O número de série não é obrigatório;
  • No campo número de identificação, e utilizado quando a farmácia possuí um controle de patrimônio, essa informação será única, ou seja, deverá haver um único número de identificação para cada bem;

No campo classificação, é definido se o item é um bem ou componente, em tipo de bem deverá ser selecionada a opção móvel ou imóvel, quando selecionado móvel, será adicionada mais uma guia, chamada Veículo. No campo vida útil deve ser informado o tempo de vida útil do item. 

Marque o parâmetro nota já lançada, quando a mesma já foi lançada anteriormente, ou seja, não há registro de entrada no sistema. Quando marcado este campo, os próximos campos serão habilitados (filial, fornecedor, data de aquisição, ..., valor de aquisição). Ao gravar, será lançado uma (1) quantidade no estoque, de acordo com as informações da nota. Este campo estará desabilitado quando for aberto um cadastro que apresentar uma nota de entrada lançada no sistema ou que já foi realizada a baixa da nota;

Deve-se marcar o campo baixa já realizada se não há registro de saída no sistema. Este campo será habilitado somente quando marcado o campo anterior (‘Nota já lançada’);

Para melhor controle dos bens imobilizados, há o parâmetro item fora do estabelecimento, identifica se o bem está ou não na loja, ele somente será alterado quando realizada uma remessa para conserto, por exemplo, através do programa Transf/Saídas/Entradas na opção Saídas não especificadas, e quando recebida a nota de retorno do fornecedor esse campo será desmarcado.

Importante


Para fins de controlar o deslocamento dos patrimônios, o fornecedor deverá obrigatoriamente, enviar uma nota de retorno do produto, para que esta seja lançada no Linx Softpharma.

Informe em qual filial está o patrimônio, o fornecedor do mesmo, a data de aquisição e os dados da Nota Fiscal (número e série), valor do bem conforme a nota e a situação (ativo ou inativo).

No campo função do bem é um campo de observação onde o usuário deve descrever a utilidade do item que está sendo cadastrado.

Componentes

Existem bens que são formados por diversos componentes adquiridos de forma conjunta, e alguns destes componentes possuem especificações distintas, tais como o número de série e garantia. Por exemplo, um computador (o bem) é adquirido contendo monitor, gabinete, etc. (que são os componentes), sendo que o monitor possui número de série X45220 e garantia de um ano; já o gabinete possui outro número de série e garantia de 6 meses. Será através desta aba que poderão ser alterados, inclusos, atualizados ou excluídos os componentes do bem:

  • Código: Este será o código do componente, que será gerado automaticamente. Caso seja digitado um código já existente, o componente referente ao código será editado;
  • Descrição: Deverá ser inserida obrigatoriamente uma descrição para o componente;
  • Número de série: Deverá ser informado o número de série do componente.

Assim que todas as informações forem cadastradas, o registro será inserido na tabela que se situa na parte inferior da tela. Ao dar dois cliques sobre um determinado registro, este será editado.

Veículos

Esta aba estará visível somente quando estiver selecionada a opção ‘móvel’, do campo ‘tipo de bem’, na aba ‘1. Principal’. Aqui, serão cadastrados os dados dos veículos:

  • Tipo de veículo (automóvel, caminhão, trator, motocicleta e entre outros)
  • Placa
  • Nº do chassi
  • Modelo
  • Marca
  • Nº do RENAVAN
  • Ano de fabricação
  • Ano do modelo
  • Tipo de combustível.

Baixa

Esta aba estará visível somente após a baixa do item, ou seja, somente aparecerá se o produto selecionado já foi desincorporado do patrimônio da farmácia, e todos os campos estarão somente como leitura: data da baixa, destinatário, dados da nota fiscal da baixa, o motivo e o tipo de baixa.