Através desta aba é possível cadastrar as substâncias, farmacológicos e terapêuticos utilizados na farmácia. Selecione a opção que deseja cadastrar.

Substância

Para o cadastro de uma substância informe um código, descrição e o código DCB (quando houver). 

Marque o campo Gerar informações para o SNGPC quando for obrigatório realizar o controle de lotes e vencimentos dos produtos que contenham essa substância, além de ter de informar o registro no Ministério da Saúde. Essa opção é exatamente a mesma do 'Tipo de produto'.

Em identifique a substância para o SNGPC se não será identificada, ou se a mesma é Antimicrobiana ou Controle Especial. Porém se o campo “Gerar informações para o SNGPC” estiver marcado deverá selecionar uma opção diferente de “Não Identificar”.

Quando efetuar a manutenção dos cadastros das substâncias controladas nos campos “Identificação da Substância no SNGPC”, “Lista”, “Tipo/Cor da Receita e Validade” e o “Código DCB” somente serão efetivados mediante autorização do farmacêutico responsável através de senha/biometria.

No campo Tipo/Cor da Receita a ser exigida na venda deve selecionar o tipo de receita que será exigida na venda do produto:

  • Nenhuma
  • Notificação de Receita A (Amarela)
  • Notificação de Receita B (Azul)
  • Receita de Controle Especial em 2 vias (Branca)
  • Notificação de Receita Especial (Branca)
  • Receita Antimicrobiano em 2 vias.

Na sequencia informe o prazo de validade da receita (em dias).

No campo Lista, somente para substâncias controladas, informar a classificação da mesma (A, B, C, C1...). Através do campo Balanço Oficial realizado é possível visualizar a data do último balanço oficial por lista.

Importante


Se houver a necessidade de desmarcar o campo “Gerar informações para o SNGPC” ao gravar as informações o sistema fará as validações necessárias e em caso positivo será solicitada a autorização por senha/biometria do farmacêutico responsável.

O Adendo é uma publicação de lei que faz com que um produto que exceda "x" quantidade em miligramas de uma substância seja tratado pontualmente de forma diferenciada, e ao marcar esse campo indica que essa substância se enquadra em algum Adendo, e receita a ser solicitada na venda e livros são diferentes.

Após configurar o campo "Adendo" habilitará os campos "Tipo/Cor da receita a ser exigida na venda" e "Validade da Receita" para que seja possível parametrizar as informações que serão exigidas e importadas na venda de um produto que seja incluso no adendo.

Somente será possível excluir cadastros de substâncias que não estejam vinculadas a produtos.

Importar Substâncias

Através do botão importar substâncias dá acesso ao programa de Classificação de Substâncias e produtos, que por sua vez permite:

  • Importar substâncias: este filtro traz a opção ‘antimicrobianas’, a qual não poderá ser alterada inicialmente, pois somente as informações referente às substâncias antimicrobianas estão disponíveis. Mais adiante, nos próximos releases, poderão ser selecionadas outras substâncias, tais como ‘controle especial’ ou ‘todas’;
  • Atualizar substâncias já cadastradas: quando for marcado este campo, todas as informações das substâncias serão atualizadas, inclusive o campo que indica se a substância será controlada pelo SNGPC. (A fonte de todas as informações de substâncias será o Plugpharma, através de arquivo XML);
  • Atualizar Registro MS do cadastro de produtos: quando marcado, os produtos que tiveram substâncias vinculadas à eles terão o Registro MS atualizado (conforme identificado o código de barras no XML);

O cadastro/atualização de substâncias serão feitos de acordo com o DCB da substância. As substâncias no Softpharma que não possuem vínculo com nenhum produto serão excluídas. Quando identificado no XML que a substância importada é antimicrobiana, será marcado o campo ‘gerar informações ao SNGPC’ do Cadastro de produtos. Assim que as substâncias forem importadas, elas serão vinculadas aos produtos. Esse vínculo será realizado entre DCB e código de barras, ou seja, conforme o XML, será verificado no sistema quais os códigos de barras que estão vinculados à um DCB e, para os códigos de barras existentes deverão ser vinculadas as respectivas substâncias.

Ao efetuar a importação de substâncias e marcar o campo referente a atualização do Registro MS, será atualizado somente o Registro MS Principal do Cadastro de Produto, ou seja, essa informação não será replicada para os lotes.