Esta funcionalidade está disponível a partir da versão 3.29.0.0.

O Sistema Big agora oferece a possibilidade de enviar a nota fiscal diretamente para o e-mail do cliente, garantindo praticidade e agilidade. Além disso, o sistema permite escolher se a nota será impressa ao finalizar a venda, proporcionando mais autonomia e flexibilidade.

Configurações 

Envio por E-mail

Existem algumas configurações a serem realizadas para o envio das notas por e-mail.

Primeiro, é necessário que os dados da filial estejam preenchidos corretamente.

Para isso, vá até o menu Configurações > Filiais > Dados da Filial > Dados.


Figura 01 - Configurações Filiais - Dados da Filial


Na seção Dados do e-mail para envio de NF-e, verifique se o e-mail do remetente está corretamente preenchido e válido. 

Após validar as informações, ainda na tela de Cadastros e Configurações de Filiais, vá até Vendas e localize a opção Envio do DANFE por e-mail.


Figura 02 - Configurações Filiais - Vendas


Selecione entre as opções:

  • Nunca Enviar: Ao selecionar esta opção, a nota não será enviada para o e-mail do cliente;
  • Sempre Enviar: Ao selecionar esta opção, a nota sempre será enviada para o e-mail do cliente;
  • Perguntar: Ao selecionar esta opção, o Sistema irá exibir uma mensagem perguntando se o usuário deseja enviar ou não a nota para o e-mail do cliente;

 Após selecionar a opção desejada, salve as alterações clicando em .

Impressão da Nota

Para realizar a configuração de impressão da DANFE, na tela de Cadastro e Configurações de Filiais, vá até NFC-e e localize a opção Impressão do DANFE NFC-e.


Figura 03 - Configurações de Filiais - NFC-e


Selecione entre as opções:

  • Nunca Imprimir: Ao selecionar esta opção, não será realizada a impressão da nota ao finalizar uma venda;
  • Sempre Imprimir:  Ao selecionar esta opção, sempre será realizada a impressão da nota fiscal ao finalizar uma venda;
  • Perguntar:  Ao selecionar esta opção, o Sistema irá exibir uma mensagem perguntando se o usuário deseja realizar a impressão da nota fiscal ao finalizar uma venda;


Tela de Vendas 

No PDV, realize uma venda normalmente.

Após finalizar a venda, caso o parâmetro para envio do e-mail (Figura 02) esteja marcado como Perguntar, será exibida a mensagem de confirmação, conforme a Figura abaixo:


Figura 04 - Confirmar Envio por E-mail


  • Caso o parâmetro estiver marcado como Nunca Enviar, a venda seguirá normalmente sem o envio da nota fiscal para o e-mail do cliente.
  • Caso o parâmetro estiver marcado como Sempre Enviar, a venda seguirá normalmente com o envio da nota fiscal para o e-mail do cliente.

Ao confirmar o envio, será exibido o campo para preenchimento do e-mail do cliente.

Figura 05 - E-mail do Cliente

Caso o cliente já possua um e-mail para envio de DANFE cadastrado (Cadastros > Clientes > Dados > E-mail para envio da NF-e), é possível utilizar o e-mail do cadastro utilizando o atalho F2 - Utilizar o e-mail do cadastro.

Se o cliente não possuir um e-mail cadastrado, basta digitar o e-mail no respectivo campo.

clique em OK (F3) para prosseguir.

Caso o e-mail do remetente esteja incorreto ou inválido nos dados da filial (Figura 01), será exibida a mensagem de alerta:


Figura 06 - Mensagem de Alerta


Neste caso, para enviar a NFC-e por e-mail, será necessário informar um e-mail de remetente válido nas Configurações de Filiais.

Após o preenchimento do e-mail do cliente, a NFC-e será enviada com sucesso.

Figura 07 - NFC-e Enviada com Sucesso

Caso o parâmetro para impressão do DANFE (Figura 03) esteja marcado como Perguntar, será exibida a mensagem de confirmação, conforme a Figura abaixo:

Figura 08 - Imprimir DANFE

  • Caso o parâmetro estiver marcado como Nunca Imprimir, a venda seguirá normalmente e não será realizada a impressão da nota.
  • Caso o parâmetro estiver marcado como Sempre Imprimir, a venda seguirá normalmente e será realizada a impressão da nota de forma automática.


  • Sem rótulos