A depreciação é a perda de valor dos ativos ou bens de uma empresa ao longo do tempo. Em outras palavras, a depreciação é definida pelo tempo em que um ativo se mantém operante ou necessário para a linha de produção. Esses bens podem ser tanto imóveis, máquinas, equipamentos ou veículos.

Os motivos para podem variar, porém os principais são:

-Desgaste natural
-Desgaste pelo uso
-Obsolescência

De acordo as regras da legislação fiscal, para fins tributários, a depreciação deve ser registrada no balanço das empresas. Quem determina qual a vida útil estimada de um bem ou ativo e, com base nela, sua taxa anual de depreciação, é a Receita Federal.

A tabela abaixo mostra a taxa de depreciação anual de alguns dos principais bens, segundo as regras da Receita, de acordo com a Instrução Normativa RFB nº 1.700, de 2017:
http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=81268

Importante

O cliente deve verificar com a contabilidade a taxa anual de depreciação e vida útil correta do patrimônio.


EXEMPLO:

Nesse exemplo será usado um cadastro de item patrimônio, uma impressora SAT FISCAL D-SAT, referenciada a conta patrimônio Computadores e periféricos (que baseado na tabela acima, a vida útil é de 5 anos (60 meses) e depreciação de 20% anual).

Emsys > Ativo Patrimonial > cadastros > item do patrimônio

O campo R$ Residual é o valor pendente para depreciação. (quando zerar, o item finalizou a depreciação)
O campo Dep. acum.: é o valor acumulado da depreciação já lançada.
O campo CONTA, é a conta patrimônio ao qual o item patrimônio vai fazer parte do calculo.


Emsys > Ativo Patrimonial > cadastros > cadastro conta patrimônio

No cadastro de conta patrimônio, é configurado o calculo da depreciação, conforme orientação da contabilidade do cliente.

Emsys > Ativo Patrimonial > movimentações > lançamento depreciação

Para lançar a depreciação de item patrimônio:

1- Informar o código do item

2- Informar a data da depreciação:
Informar a data do ultimo dia do mês a ser depreciado. Nesse exemplo é o primeiro registro de depreciação, então se o inicio é 06/2022, a depreciação é dia 30/06/2022.
Caso seja um item que já foi iniciada a depreciação, verificar o campo "ultima depreciação", e realizar a depreciação do mês seguinte (31/07/2022).

3- Clicar em 'calcular depreciação' 
Baseado na informação de custo unitário do item, e meses e taxa de depreciação informado na conta patrimônio, será definido o valor da depreciação mensal.
Logo após basta incluir o registro.


Emsys > Ativo Patrimonial > movimentações > calculo da depreciação

Na tela de calculo de depreciação, é possível calcular depreciação em lote, selecionando a conta patrimônio e assim depreciando todos os itens dessa conta.
Basta selecionar as contas patrimônio e informar a data do mês que vai depreciar.


Importante

É importante que a depreciação seja feita mês a mês em sequencia. Se pular um mês, e gerar o próximo, a depreciação em lote não funciona. Desse modo o cliente vai ter que lançar as que falta individualmente, ou estornar ate a data que faltou, para realizar novamente em lote.




  • Sem rótulos