O que é D-Tef?
D-TEF é um sistema de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) que permite aos estabelecimentos comerciais realizar transações financeiras com cartões de crédito e débito:
-Integração com as principais redes de pagamentos do país
-Pagamentos com débito, crédito ou voucher
-Consulta a restritivos
-Comunicação entre o estabelecimento comercial e a operadora de cartão.
O que é PINPAD?
O Pin Pad é um dispositivo eletrônico que recebe pagamentos por cartão de crédito, débito, vale-refeição e outras formas de pagamento:
Leitura de cartões por chip ou tarja magnética,
Captura da senha do cartão,
Pagamento por aproximação (contactless),
Criptografia dos dados do cartão,
Envio dos dados para adquirentes ou subadquirentes.
O Pin Pad é um equipamento que precisa de estar ligado a outro dispositivo para funcionar, como um caixa ou tablet, por meio de cabos USB ou Serial.
O que é NSU?
O NSU é o Número Sequencial Único gerado pelo DTEF e utilizado para identificar uma transação.
O que é uma adquirente?
Adquirentes, em suma, são as mediadoras entre a bandeira do cartão e o negócio do cliente.
Elas fazem a conexão entre a loja, a bandeira do cartão e o banco, de modo a receber o dinheiro do consumidor e repassar o mesmo ao lojista, dentro de um determinado prazo e cobrando as taxas previstas no contrato da adquirente.
Abaixo, segue alguns exemplos e adquirentes.
- Linx Pay;
- Stone;
- Rede;
- Getnet;
- Cielo;
- PagSeguro;
- Mercado Pago.
Caso a loja utilize DEGUST PDV:
Após cancelar a venda e a nota é necessário cancelar a transação do cartão.
OBSERVAÇÃO: PARA TODA TRANSAÇÃO DE CANCELAMENTO, SEMPRE É NECESSÁRIO O CARTÃO DO CLIENTE.
Precisa clicar no botão -> TEF Rede/Visa/Amex
Clicar em -> Cancelamento:
Pode escolher o tipo do cancelamento, se for a última transação selecione 1, se for outra transação feita selecione 2:
Digite a data da transação (a data que a venda foi realizada):
O NSU da venda pode ser encontrado no comprovante do TEF:
Informe o NSU da venda:
Informar o valor da venda que será cancelada:
Aproxime, insira ou passe o cartão:
Sistema irá reconhecer se é débito, crédito, ou voucher.
Após confirmar a solicitação desejada, clique em SIM:
Sistema irá retornar o cartão do cliente, a data, o valor da venda, o valor que foi cancelado, e o NSU=DOC.
Após realizar os procedimentos acima, o sistema irá solicitar a senha do cartão:
Solicitará o cancelamento para a Adquirente:
Imprimindo, e irá solicitar para remover o cartão:
Venda CANCELADA com sucesso!
A seguir temos um vídeo de um exemplo de Cancelamento, passo a passo:
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Caso a loja utilize TASTE ONE PDV:
Após cancelar a venda e a nota é necessário cancelar a transação do cartão.
OBSERVAÇÃO: PARA TODA TRANSAÇÃO DE CANCELAMENTO, SEMPRE É NECESSÁRIO O CARTÃO DO CLIENTE.
Para cancelar a nota e a venda precisa ir em Menu → Monitor de Notas:
Clicar nos 3 pontinhos.
Clicar em cancelar.
Escolher a opção SIM, pois estamos cancelando a venda diretamente na tela das notas (Monitor de Notas)
Selecione qual o pagamento foi realizado nessa venda (Débito, Crédito ou QrCode):
O sistema já compreende qual venda é, e aguarda a sua confirmação desse cancelamento.
Precisa clicar em CONFIRMAR CANCELAMENTO.
Sistema irá confirmar a autorização desse cancelamento.
Transação CANCELADA com sucesso!!
A seguir temos um vídeo de um exemplo de Cancelamento, passo a passo:
Precisa ir em Menu -> Reimpressão e Cancelamento
Informar a data da venda atual da venda que precisa ser cancelada -> clicar em Pesquisar
Localizar o NSU na coluna destacada acima o NSU que precisa ser cancelado.
Clique no botão da Impressora:
Aqui é possível ver o NSU que pertence a essa venda.
Porém, é possível reimprimir clicando no botão → Reimprimir cupom (opcional).
Digite o NSU que deseja cancelar.
Sistema mandando a solicitação do cancelamento.
Reimpressão FEITA com sucesso!!!
Próximo passo é cancelar a venda, clicar no botão [x].
Clique em Confirmar cancelamento
Selecione qual o pagamento foi realizado nessa venda (Débito, Crédito ou QrCode):
Nesse momento precisa inserir o cartão do cliente ou aproximar.
O sistema já compreende qual venda é, e aguarda a sua confirmação desse cancelamento.
Precisa clicar em CONFIRMAR CANCELAMENTO.
Sistema mandando a solicitação do cancelamento.
Venda CANCELADA com sucesso!
A seguir temos um vídeo de um exemplo de Cancelamento, passo a passo:
Tabela de estado do fluxo de cancelamento do TEF no Degust PDV e TasteOne PDV
Precisa do Cliente e do Cartão para realizar o procedimento? | Deseja Cancelar a Venda? |
A Data da venda é a data ATUAL? |
Sabe o NSU/DOC da venda? |
O que fazer? |
Sim | Sim | Sim | Sim | Cancele a transação na tecla do TEF no PDV informada acima. |
Sim | Sim | Sim | Sim | Cancele a transação no Menu -> Reimpressão e Cancelamento no botão [x] no TasteOne. |
Não | Sim | Não | - | Cancelar a transação diretamente com a adquirente. |
Não |
Sim |
Sim |
Não | Entrar em contato com o Suporte do Time de Cross através do número: (11) 2103-4321 Lembrando que esse número também é WhatsApp. Horário de funcionamento das 6h às 23h59. |
PARA TODA TRANSAÇÃO DE CANCELAMENTO, SEMPRE É NECESSÁRIO O CARTÃO DO CLIENTE.
Não esqueça de ler com muita atenção a Tabela de estado do fluxo de cancelamento do TEF no Degust PDV e TasteOne PDV.
Está com alguma dúvida?
Consulte todos nossos guias na busca de nossa página principal clicando aqui.