Descrição: Como efetuar o cadastro de novas transações no Linx StorEx?


Solução: Para cadastrar uma nova Transação, realize os passos a seguir:

  1. Acesse o Portal BigRetail através do link http://xx:8080/portal-big-retail-v2/#/login. e preencha os campos Login e Senha com sua credencial de acesso, conforme imagem abaixo:



    OBS:
    O acesso ao Portal BigRetail depende da configuração de ambiente de cada cliente, onde o link pode conter:

    IP: porta/portal-big-retail-v2/#/login 

    Localhost: porta/portal-big-retail-v2/#/login

  2. Acesse a opção Tesouraria > Cadastros > Transações:



    O sistema exibirá a tela para cadastro da transação desejada:



  3.  Preencha um código e uma descrição (nome) para a nova transação, conforme indicado na imagem abaixo:




  4. Acesse a Aba Gerais e preencha os campos conforme instruções abaixo:



    Instruções de preenchimento aba Gerais: 

    • GRUPO DE TOTALIZAÇÃO: grupo ao qual a transação estará vinculada;

    • TIPO DE TRANSAÇÃO: tipo de transação ao qual a transação que você está cadastrando estará vinculada;

    • ENTRADA/SAÍDA/TRANS.: tipo da transação, que pode ser de entrada, de saída ou de transferência;

    • CONTABILIZAÇÃO: flag que indica se a transação contabiliza em alguma sequência contábil;

    • TRANSAÇÃO AUTOMÁTICA: flag que indica se a transação é gerada pelos caixas que estão operando nas lojas;

    • TRANSAÇÃO DE ESTORNO: flag que indica a transação que você está tentando cadastrar é de estorno de uma já existente;

    • TRANSAÇÃO DE ESTORNO ASSOCIADA: código da transação de estorno associada à transação que você está tentando cadastrar;

      USADO NA FUNÇÃO DE PAG /REC: flag que indica a transação poderá ser usada durante o registro de pagamentos e recebimentos na retaguarda:

               - Se marcado SIM, pode ser criado um pagamento ou recebimento vinculado a esta transação.

               - Se marcado NÃO, esta transação não será exibida como uma opção na tela de RECEBIMENTOS/PAGAMENTOS.

    • EXIGE ASSOCIAÇÃO DE NOTA D/C: flag que indica se a transação terá uma associação obrigatória a uma nota de débito ou crédito;
    • TRANSAÇÃO DE SOBRA/FALTA: flag que indica se a transação é de sobra/falta:

              - Se marcado SIM, esta transação poderá ser exibida nos campos onde for necessário escolher uma transação de sobra/falta.

    • PERMITE TODOS OS NUMERÁRIOS: flag que indica se a transação pode ser usada com todos os numerários cadastrados na tesouraria;

              Atenção: Se você selecionar a opção NÃO, você deverá escolher pelo menos 1 numerário na aba NUMERÁRIOS.

    • CÓDIGO TIPO SERVIÇO: código do tipo de serviço não fiscal vinculado à transação que você está cadastrando;

              - Dica: Para saber os códigos de tipos de serviço disponíveis, consulte o manual de integração, tabela P2K_ITEM_SERVICO.

    •  TIPO SERVIÇO: tipo do serviço não fiscal associado à transação que você está cadastrando. Pode ser venda ou cancelamento do serviço;

    • PERÍODO DE VALIDADE: validade da transação. Ela só poderá ser elegível ao processamento pela tesouraria durante o período definido no cadastro;

    • OBRIGATÓRIO NO SISTEMA: flag que indica se a transação é obrigatória no sistema da tesouraria (default NÃO);

    • ATIVO: flag que indica se a transação está ativa no sistema. Isso também determina se ela poderá ser processada ou não pela tesouraria;

              - Se a transação estiver dentro do período de validade, mas não estiver ATIVA, ela não será processada pela tesouraria

  5. Acesse a Aba Complementos e preencha os campos conforme instruções abaixo:



    Instruções de preenchimento aba Complementos:

    Na aba Complementos você pode inserir ou remover informações complementares para esta transação. Estes campos serão exibidos na tela de Pagamentos e Recebimentos.

    Para inserir uma informação complementar, basta preencher os campos abaixo e clicar em  :

    ▪ DESCRIÇÃO DA COLETA: Nome do campo para o qual serão coletados os dados na tela de Pagamento e Recebimento.

    ▪ TIPO DO CAMPO: Tipo de informação que indicará qual o formato a ser validado no preenchimento das informações, hoje existem as seguintes opções abaixo pré definidas:

    - ALFANUMERICO

    - NUMERICO INTEIRO

    - NUMERICO COM DUAS CASAS DECIMAIS

    - DATA (FORMATO DD/MM/AAAA)

    - DATA (FORMATO MM/AAAA)

    - CPF/CNPJ

    ▪ TAMANHO: Tamanho do campo

    ▪ OBRIGATÓRIO: Flag que indica a obrigatoriedade de preenchimento do campo (Default SIM).

    ▪ VALOR MÍNIMO: Valor mínimo do campo (usado para campos do tipo NUMERICO INTEIRO ou NUMERICO COM DUAS CASAS DECIMAIS)

    ▪ VALOR MÁXIMO: Valor máximo do campo (usado para campos do tipo NUMERICO INTEIRO ou NUMERICO COM DUAS CASAS DECIMAIS)

    ▪ ROTINA DE VALIDAÇÃO: Rotina que será usada para validação do campo . Usada somente quando o tipo é CPF/CNPJ). Valores possíveis: CPF ou CNPJ

    Para remover uma informação complementar, basta selecionar um item da lista e clicar em .


  6. Acesse a Aba Contabilização e preencha os campos conforme instruções abaixo:



    Instruções de preenchimento aba Contabilização:

    Na aba Contabilização deve ser informado o grupo de sequência contábil/centro de custo/estabelecimento contábil ao qual a transação estará vinculada. Para inserir um grupo de sequência contábil/centro de custo/estabelecimento, basta preencher os campos abaixo e clicar em .

    ▪ SEQUÊNCIA CONTÁBIL: Indicador da sequência contábil onde serão apropriados os valores da transação que está sendo cadastrada.

    ▪ CENTRO DE CUSTO: Centro de custo onde serão apropriados os valores da transação que está sendo cadastrada.

    ▪ ESTABELECIMENTO: Estabelecimento contábil onde serão apropriados os valores da transação que está sendo cadastrada.

    Para remover um grupo de sequência contábil/centro de custo/estabelecimento, basta selecionar um item da lista e clicar em .


  7. Acesse a Aba Numerários e preencha os campos conforme instruções abaixo: 



    TIPOS DE NUMERÁRIOS CADASTRADOS: lista com os numerários disponíveis para associação à transação que você está cadastrando.
    TIPOS DE NUMERÁRIOS AUTORIZADOS: lista com os numerários permitidos para a transação que você está cadastrando.

    Para mover os numerários de uma lista para outra, basta usar os botões de controle entre as listas:
    : Move um ou mais numerários para a lista de TIPOS DE NUMERÁRIOS AUTORIZADOS.

    : Move todos os numerários para a lista de TIPOS DE NUMERÁRIOS AUTORIZADOS.

    : Move um ou mais numerários para a lista de TIPOS DE NUMERÁRIOS CADASTRADOS.

    : Move todos os numerários para a lista de TIPOS DE NUMERÁRIOS CADASTRADOS



  8. Após preencher os campos de todas as abas clique no botão INCLUIR, onde o sistema exibirá uma tela solicitando a confirmação da operação: 




  9. Confirme a operação clicando no botão OK, o sistema exibirá uma mensagem indicando que a transação foi cadastrada com sucesso: