1. APRESENTAÇÃO ROADMAP
2. FLUXO DE GESTÃO
Nova evolução para módulo de Marketplace IN, foi desenvolvido no admin do Seller, a opção de cadastro de Grupo de Clientes, onde através destes grupos, o seller poderá definir marcas específicas que cada grupo de cliente poderá visualizar, baseado em seu cadastro.
O seller poderá definir marcas específicas que cada grupo de cliente poderá visualizar, baseado em seu cadastro.
Para configurar, acessar o menu Clientes > Grupo de Clientes:
Ao acessar a tela, terá acesso a lista de Grupos de Clientes cadastrados no sistema.
Através do menu lateral, o seller poderá criar um novo Grupo de Cliente:
Ao clicar em "Adicionar Grupo" o usuário terá acesso a tela de cadastro de Grupo de Clientes.
Nesta tela, ele poderá informar as informações base do cadastro, como Nome, ID de Integração e também uma lista de Marcas relacionadas a este Grupo.
Obs.: Selecionar uma ou mais marcas não é obrigatório!
Após realizar o cadastro, o usuário poderá realizar o vinculo dos seus clientes aos grupos.
Para realizar esta ação, o usuário deverá acessar a seguinte tela "Clientes > Clientes".
Ao acessar o menu mencionado, o usuário acessará a tela de moderação de clientes, onde através desta tela o mesmo poderá realizar o vinculo do Cliente ao(s) Grupo(s) de Cliente(s).
Na listagem, em cada registro de cliente, agora é apresentado um botão , e através deste botão o usuário poderá vincular o cliente a um ou mais grupos de clientes.
Ao clicar neste botão, será aberto um modal, apresentando os grupos cadastrados conforme imagem abaixo:
Ao selecionar os grupos que o cliente deve pertencer, basta clicar em "Salvar" que o cliente selecionado será vinculado ao Grupo de Cliente selecionado na modal.
O processo de cadastro e relacionamento do Cliente ao Grupo de Cliente se resume a isto.
Porém agora temos a opção de que, caso o cliente esteja em um grupo de clientes e este grupo de clientes possua uma ou mais marcas, este cliente poderá visualizar somente os produtos que estão relacionados as marcas do grupo.
Para que esta funcionalidade funcione corretamente, deve-se ativar uma configuração:
Configs > Configurações Gerais > Sistema > Marketplace IN
Grupo de configurações "Moderação de Clientes"
Após ativar esta configuração, é necessário replicar para a loja, todos os produtos novamente, para que o filtro funcione corretamente!
Após realizar a replicação do catalogo de produtos para a loja novamente, basta acessar a loja com um usuário de um cliente que esteja em um grupo a qual está vinculado a uma ou mais marcas.
O cliente irá ter acesso somente as marcas relacionadas ao grupo.
Obs.: O cliente deve estar com status de Aprovado, tanto pelo Seller quanto pelo próprio Cliente.
Caso o grupo de clientes a qual ele esteja relacionado, não possuir nenhuma marca, ele poderá visualizar todo o catálogo. E caso o cliente não esteja relacionado a um grupo de cliente, ele também poderá visualizar todo o catálogo do seller.
Outras funcionalidades adicionadas para o usuário tipo Seller, são a criação de Cupons de Desconto e Cadastro de Promoções.
O cadastro de promoção foi limitada a alguns, e não a todos disponíveis atualmente para o Marketplace!
Para realizar o cadastro de um Cupom, o usuário deverá acessar o seguinte Menu: Marketing > Cupons
Ao acessar o menu acima, o usuário terá acesso ao processo de cadastro de cupom, conforme é hoje no admin do Marketplace. Porém todos os cupons cadastrados serão de uso exclusivo para promoções do Seller.
Para realizar o cadastro de Promoções, o usuário deverá acessar o seguinte menu: Marketing > Promoções
Ao acessar a tela, o mesmo terá a visibilidade de todas as promoções cadastradas, porém, somente as do Seller logado!
Para realizar o cadastro de uma nova promoção, basta clicar em "Adicionar Promoção".
Ao clicar na opção, o usuário será direcionado para um Wizard, onde o mesmo poderá escolher entre as seguintes opções:
Como pode visualizar, os templates de promoção foram limitados para o Seller, da mesma forma que cada Sub-Template também foi limitado conforme abaixo:
Promoção em pedidos:
Promoção em entrega:
O procedimento de cadastro de cada promoção é similar ao processo de cadastro do Admin do Marketplace, porém existem alguma particularidades, conforme abaixo:
No processo de cadastro, o usuário só poderá relacionar Grupos de Clientes, Clientes e Lista de Produtos dele mesmo.
O Seller não tem acesso aos dados cadastrados pelo Marketplace.
As promoções são vinculadas ao Seller, e uma promoção não pode ser aplicada a produtos de outros sellers e nem em produtos do Marketplace.
Para manter a compatibilidade das promoções em N cenários, foi necessário também disponibilizar o cadastro de Lista de Produtos.
Cada seller poderá cadastrar uma ou mais lista de produtos!
Para realizar este cadastro basta acessar o seguinte menu: Produtos > Lista de Produtos:
Conforme foi feito nas promoções, a Lista de Produtos, também foi limitada em alguns pontos, principalmente nos cadastros que não existem, como por exemplo, Tags, Flags, etc.
Segue abaixo a tela de cadastro de Lista de produtos limitada:
Através da Lista de Produtos, o Seller poderá definir promoção em produtos específicos, dando assim uma maior autonomia para o mesmo.
As promoções cadastradas, não devem refletir nas promoções de outros sellers.
Ex.: Seller 1 tem uma promoção X
Esta promoção não se pode aplicar a produtos do Seller 2 e vice versa.
3. GESTÃO DO ROADMAP