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A funcionalidade de Cashback Marka foi implementada para proporcionar uma experiência mais vantajosa aos estabelecimentos. Exclusiva para clientes que utilizam a Integração do EMSys com Autosystem, com vendas realizadas diretamente no PDV Autosystem, ela oferece uma solução prática e segura para que os estabelecimentos possibilitem o acúmulo e resgate de cashback de forma simples e eficiente.
Configurações para ativar a funcionalidade - EMSys3
As configurações dos parâmetros de Cashback Marka são realizadas na seguinte tela:
Caminho: EMSys3 → Sistema → Parâmetros de Empresa → Aba Cashback Marka.
- Ativa e Desativa o serviço.
- Tipo da Despesa utilizada no acúmulo de Cashback.
- Tipo da Receita utilizada na expiração do Cashback.
- Centro de Custo utilizado no rateio dos movimentos.
- Conta bancária utilizada na criação dos movimentos.
- Quantidade de dias para a expiração do Cashback vindo do PDV.
- Botão para replicar os parâmetros configurados para as empresas selecionadas.
Observação
Ao utilizar o botão Replicar para outras Empresas, o sistema não irá replicar o Centro de Custo e Mnemônico por serem informações individuais por empresa.
Ao ser finalizada a configuração, o sistema irá liberar a tela de Cashback Marka, localizada em:
Caminho: EMSys3 → Gerencial → Administrativo → Cashback Marka.
Controle de Acesso
As liberações dos Controles de Acesso da rotina de Cashback Marka, devem ser realizadas na seguinte tela:
Caminho: EMSys3 → Sistema → Controle de Acesso.
- Acessar - Libera o acesso a tela de Cashback Marka.
- Auditoria - Permite realizar pesquisas na aba Auditoria.
- Excluir - Permite realizar a exclusão de registros.
- Importar Arquivo - Permite realizar a importação de arquivo avulso.
- Pesquisar - Permite realizar a pesquisa de movimentos na aba Principal.
- Alterar e Incluir - Atualmente estes acessos não estão habilitados para que seja possível realizar estes operacionais na tela de Cashback Marka.
Facilitador de Implantação
Ao habilitar a rotina de Cashback Marka, é necessário realizar a importação dos Saldos Iniciais de Cashback dos clientes.
Para que essa importação seja efetuada, é necessário utilizar a seguinte tela:
Caminho: EMSys3 → Sistema → Configurações → Facilitador de Implantação → Aba Importar Arquivos → Importar Cashback Marka.
Quando clicado no botão Importar Cashback Marka, o sistema irá realizar a abertura de uma tela, para que seja selecionado o arquivo que será importado com os saldos iniciais de Cashback Marka dos clientes.
O arquivo importado deve ser com o formato .CSV ou .TXT, estando com o seguinte layout:
ID_LANCAMENTO;CNPJ;NOME_LOJA;CPF;NOME;COD_CUPOM;COD_VENDAPDV;USUARIO_SISTEMA;DATA_LANCAMENTO;DATA_EXPIRACAO;CREDITO_GANHO |
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Arquivo completo de exemplo:
ID_LANCAMENTO;CNPJ;NOME_LOJA;CPF;NOME;COD_CUPOM;COD_VENDAPDV;USUARIO_SISTEMA;DATA_LANCAMENTO;DATA_EXPIRACAO;CREDITO_GANHO |
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Ao finalizar a importação, o sistema irá retornar as seguintes mensagens:
E as transações importados estarão disponíveis para visualização na tela de Cashback Marka, localizada em:
Caminho: EMSys3 → Gerencial → Administrativo → Cashback Marka → Aba Principal e Aba Auditoria.
Exemplo de uma das transações importadas:
Importação de Venda Avulsa
Caso seja necessário realizar a importação de um Cashback Marka após a implantação, é necessário realizar a operação diretamente pela tela de Cashback Marka, localizada em:
Caminho: EMSys3 → Gerencial → Administrativo → Cashback Marka → Aba Principal.
Ao clicar no botão Importar Arquivo Cashback, o sistema irá realizar a abertura de uma tela gerencial, onde haverá a opção para a importação do arquivo e conferência das transações presentes no mesmo.
Após realizar a importação do arquivo, o sistema poderá retornar 4 tipos de situações, sendo elas:
- Cliente não cadastrado - As transações irão ficar com a cor verde.
- Para essa situação, não é necessário realizar nenhum processo operacional, pois, após a confirmação da importação do arquivo, o sistema cadastrará automaticamente o cliente que ainda não estava registrado.
- Cupons em fechamento de caixa confirmado - As transações irão ficar com a cor azul.
- Para essa situação, é necessário realizar o estorno do Fechamento de Caixa referente às transações que estão sendo importadas. Somente após o estorno, o sistema permitirá a confirmação do arquivo.
- Cupons não encontrados - As transações irão ficar com a cor vermelho.
- Para essa situação, é necessário verificar as informações do Cupom Fiscal referenciado no arquivo, pois o sistema não conseguiu localizá-lo. Somente após o ajuste e a localização do Cupom Fiscal, será possível confirmar o arquivo.
- Transações localizadas sem erros - As transações não irão ficar com nenhuma cor em evidência.
Situação normal, onde não ocorre nenhum alerta, e o arquivo pode ser confirmado normalmente.
Mensagem que é exibida pelo sistema, ao realizar a confirmação do arquivo que foi importado:
Fechamento de Caixa - Acúmulo e Resgate de Cashback
Apenas as movimentações de RESGATE DE CASHBACK serão destacadas de forma específica na tela de Fechamento de Caixa, e poderão ser visualizadas na seguinte tela:
Caminho: EMSys3 → Gerencial → PDV → Fechamento de Caixa → Aba Recebimentos → Aba Depósito em Conta.
Caso seja feita tentativa de alteração do movimento pelo usuário, o sistema irá retornar a mensagem abaixo:
Lançamento de Despesas e Receitas
Despesas
O EMSys sempre criará uma despesa para os movimentos de acúmulo de Cashback Marka. Essas despesas poderão ser visualizadas na tela de Auditoria, localizada em:
Caminho: EMSys3 → Gerencial → Administrativo → Cashback Marka → Aba Auditória.
E posteriormente será possível visualizar as despesas diretamente na tela de Outras Despesas, localizada em:
Caminho: EMSys3 → Gerencial → Administrativo → Despesas → Despesas.
Todos os movimentos de acúmulo de Cashback Marka, terão a seguinte observação: Crédito de cashback cartão Marka XXXXXXXXXX.
Receitas
O EMSys sempre realizará a criação de uma Receita, para os movimentos de Expiração de Cashback, essas Receitas poderão ser visualizadas na tela de Auditória localizada em:
Caminho: EMSys3 → Gerencial → Administrativo → Cashback Marka → Aba Auditória.
E posteriormente será possível visualizar as receitas diretamente na tela de Outras Receitas, localizada em:
Caminho: EMSys3 → Gerencial → Administrativo → Receitas → Outras Receitas
Todos os movimentos de resgate de Cashback Marka, terão a seguinte observação: Receita automática referente a saldo de cashback não utilizado.
Expiração de Cashback
A rotina de expiração do Cashback Marka, será executada sempre na 1° inicialização do sistema EMSys no dia. Caso a expiração não seja executada, será possível realiza-la através do botão Validar data de expiração, localizado em:
Caminho: EMSys3 → Gerencial → Administrativo → Cashback Marka → Aba Auditória.