Visão Geral
A funcionalidade de Desbloqueio Automático de Estoque foi implementada com o objetivo de eliminar o processo manual de reativação de SKUs desabilitados por stockout no momento da separação de pedidos.
Sempre que um SKU anteriormente bloqueado (enabled = 0
) receber uma nova carga de estoque com saldo positivo, o sistema agora realiza a reativação automática, desde que o cliente tenha a funcionalidade habilitada via parâmetro.
Essa automação traz mais agilidade na reposição de produtos, reduzindo o tempo de indisponibilidade no catálogo e contribuindo diretamente para o aumento da conversão de vendas e a eficiência operacional.
A ativação do comportamento é parametrizável por cliente, com opção de configuração acessível diretamente pela interface administrativa, na tela Configurações → Estoque e frete..
Benefícios
✅Menor tempo de reativação de SKUs.
✅Redução de processos manuais no Cockpit.
✅Maior aproveitamento de oportunidades de venda.
✅Melhor experiência para o cliente final.
Funcionamento
Um novo campo de configuração foi adicionado no Cockpit, na tela de Configurações → Estoque e frete permitindo habilitar/desabilitar o comportamento automático.
Quando habilitado, o parâmetro autoUnlockStock
é salvo na base e utilizado para controlar o comportamento dos endpoints de atualização de estoque.
Ao desbloquear automaticamente o estoque após o recebimento de uma atualização com saldo positivo, o sistema registrará o motivo do desbloqueio no campo disable_reason
com o valor AUTO_UNLOCK_STOCK
.
Exemplificando cenários:
Cenário | Resultado |
SKU bloqueado recebe uma atualização de estoque com saldo positivo e o parâmetro auto_unlock_stock = true | O SKU é reativado automaticamente e o campo disable_reason é atualizado com o valor AUTO_UNLOCK_STOCK. |
SKU bloqueado recebe uma atualização de estoque com saldo positivo, mas o parâmetro auto_unlock_stock = false | Nenhuma alteração é realizada. O comportamento padrão é mantido e o desbloqueio do SKU deverá ser feito manualmente pelo usuário na tela de Estoque Bloqueado do Cockpit. |
SKU já está ativo e recebe uma atualização de estoque, independentemente do valor de auto_unlock_stock | Nenhuma ação adicional é executada. O SKU permanece ativo. |
Atenção!
Alguns clientes que já utilizam o produto enviam o campo enabled
como parte padrão na integração de produtos com o OMS. Ao ativar a nova funcionalidade, é necessário validar esse comportamento, pois, caso o campo continue sendo enviado dessa forma, a automação pode ser sobrescrita, tornando a feature ineficaz ou sem impacto prático.