Em Suprimentos > Estoque > Produtos > +Opções > Exclusão de Produtos é possível realizar a exclusão em massa de produtos do Microvix. É importante lembrar que somente produtos que não tiveram nenhuma movimentação no sistema poderá ser excluído nesta rotina.

Para que você consiga excluir produtos nesta rotina, é necessário que a permissão de usuário "Alterar/Excluir produto" disponível em Empresa> Segurança > Configurar Usuário > Listar > Configurar Permissões > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões gerais do grupo estoque esteja ativada.

Na tela inicial da rotina você poderá visualizar todas as solicitações já realizadas. Caso procure por uma solicitação em específico, utilize os seguintes filtros para a busca:

  • Período de solicitação: selecione o período de data inicial e final em que foi feita a solicitação;
  • Solicitante: selecione qual usuário realizou a solicitação;
  • Status: selecione qual o status atual da solicitação na listagem;

Após definir os filtros desejados, clique em Pesquisar.


Na listagem você poderá visualizar os seguintes status das solicitações:

  • Concluído: este status significa que a exclusão de todos os produtos foi concluída com sucesso;
  • Falha: este status significa que a exclusão dos produtos falhou. Ao lado deste status terá o link Tentar novamente para tentar retomar a exclusão e continuar. Caso sejam feitas 3 novas tentativas, e ainda não foram excluídos todos os produtos, a opção será desabilitada.
  • Em andamento: este status significa que a exclusão está sendo realizada.
  • Na fila: este status significa que a exclusão está na fila para ser processada assim que chegar sua vez.
  • Concluído parcialmente: este status significa que apenas parte dos produtos da seleção foram excluídos. Ao lado deste status terá o link Tentar novamente para tentar retomar a exclusão e continuar. Caso sejam feitas 3 novas tentativas, e ainda não foram excluídos todos os produtos, a opção será desabilitada.
  • Cancelado: este status significa que a exclusão foi cancelada e não será mais processada.
  • Pausado: este status significa que a exclusão foi pausada e pode ser retomada a qualquer momento.

Solicitar uma nova exclusão


Atenção!

A exclusão de produtos só será permitida caso os produtos selecionados na solicitação não tenham nenhuma movimentação. O sistema irá validar se:

  • Foi realizada vendas com o produto;
  • Foi realizada compras com o produto;
  • Foi realizado orçamento com o produto;
  • Foi realizado pedido de compra com o produto;
  • Foi realizada pré-venda com o produto;
  • Foi realizado faturamento pelo B2C com o produto;
  • Foi realizada requisição com o produto;
  • Foi realizada cotação com o produto;
  • Foi cadastrada promoção com o produto;
  • Foi realizado balanço com o produto;

Além dessas movimentações, o produto não pode estar configurado em algum parâmetro global e nem ter saldo.


Para solicitar uma nova exclusão em massa de produtos, clique no botão Solicitar exclusão



Você poderá buscar os produtos para a exclusão através da barra utilizando o código do produto, nome, referência, código auxiliar ou código de barras.



A outra forma de pesquisa é através dos Filtros avançados. Neste você poderá definir filtros que vão refinar a busca para facilitar encontrar os produtos.



Caso queira verificar os produtos selecionados para a exclusão, você poderá clicar em Mostrar apenas selecionados.



Após realizar a busca, selecione na listagem dos resultados os produtos que serão excluídos. Feita a seleção, ficará disponível o botão Excluir selecionados, ao clicar nele será exibida uma tela para a confirmação. Você poderá rever os produtos selecionados em Rever produtos, ou confirmar a exclusão em Excluir produtos.

São permitidos apenas 20.000 produtos selecionados para cada solicitação.



Ao confirmar a exclusão, ela irá pro status Em fila, e se não tiver nenhuma outra exclusão na frente passará para Em andamento e você poderá acompanhar o processo em tela.

Você poderá realizar múltiplas solicitações de exclusão, porém só irá ser processada uma por vez para garantir a estabilidade e desempenho do sistema.



Quando uma exclusão estiver em andamento, ela poderá ser pausada no link Pausar.


Pausar exclusão


Exclusão pausada

Com a exclusão pausada, você pode retornar o processo no link Continuar.

Ou poderá cancelar no link Cancelar Exclusão. Após cancelar o processo, os produtos que já foram excluídos até o momento, não serão recuperados. Os produtos que estavam na fila, continuarão no sistema.


Cancelar exclusão


Exclusão cancelada


A exclusão em massa também poderá ser feita a partir da importação de produtos. Assim que importados, caso não sejam movimentados, ao selecionar o menu de Ações, estará disponível a opção Excluir não movimentados.


Solicitar exclusão a partir da importação


Selecionando para excluir, o sistema irá identificar na importação os produtos que não tiveram movimentação para solicitar a exclusão. Será exibida a tela para confirmar a exclusão e assim entrará para a fila na tela inicial da exclusão de produtos.


Confirmar exclusão


Quando a exclusão vier a partir de uma importação, será exibida a informação na coluna Solicitante.


Referência da importação

  • Sem rótulos