Millen- 48993 – Integração Vtex - Gravar Endereço de e-mail no Pedido de Venda

Release - 68
Versão -  62
Autor -    Jaciara Silva

Caminho:
Vendas > Pedido de Venda

Objetivo

Algumas empresas, em parceria com a VTEX, realizam a integração dos pedidos de venda com o IHUB e este faz o envio dos pedidos ao e-Millennium e a cada pedido integrado, é disponibilizado o endereço de e-mail utilizado pelo consumidor para efetuar seu pedido.
No momento da integração do pedido, o endereço do e-mail do consumidor é atualizado em seu cadastro, no e-Millennium, e, ao gerar a nota fiscal, o e-Millennium disponibiliza a nota fiscal para a Vtex e envia a nota fiscal para o consumidor.
Dada a natureza diversificada das lojas da empresa, um único consumidor pode ter múltiplos e-mails cadastrados, e, como consequência, cada pedido poderá estar vinculado a um endereço de e-mail distinto.
Desta forma, é essencial que o e-Millennium além de atualizar o endereço de e-mail no cadastro do consumidor, registre o e-mail recebido no pedido de venda, garantindo que, ao disponibilizar a nota fiscal à VTEX, seja verificado o e-mail correto para o envio, minimizando possíveis erros e melhorando a experiência do consumidor.



Pré-requisitos

O sistema deve estar devidamente configurado para o envio automático de e-Mails. Para saber como realizar esta configuração acesse o link: https://share.linx.com.br/pages/viewpage.action?pageId=539268549&src=contextnavpagetreemode
Em Inteligência de Negócio > Central de Informações > Relatórios Internos, devem estar criados os layouts dos e-mails a serem enviados aos consumidores, referenciando as ações executadas sobre as notas fiscais emitidas (emissão, cancelamento, correção ou inutilização).



Parâmetros

Em Utilitários > Administrador > Configurações Gerais:
1 - Nota Fiscal Eletrônica, preencher os campos:
Na aba NFe:

  • Ambiente
    • Homologação (se estiver usando sua base de testes)
    • Produção (após realizar os testes do novo recurso na sua base de teste e estiver funcionando corretamente)
  • Comunicação – preencher com um prazo adequado para que o envio seja feito logo após a emissão da nota fiscal, por exemplo 20 segundos.


Na aba e-Mail, preencher:

  • Filial(is)
  • Conta de e-mail
  • Template de emissão NFe
  • Template de cancelamento NFe
  • Template correção NFe
  • Template inutilização NFe


2 - Pedido de Venda:
Na aba Logística:

  • Ligar o parâmetro Usa Campo Item.


3 - Em Utilitários > Empresa > Filiais:
Na aba Dados Gerais da Filial:

  • Ligar o parâmetro Integrar E-Mail no Pedido de Venda.


4 - Em Vendas > Cadastros > Clientes:
Na aba Dados Comerciais do Cliente:

  • O campo E-mail NFE deverá estar preenchido (Porém, será atualizado com o e-mail que viver com o pedido de venda).



Entradas

Integração do Pedido de Venda da Vtex


Em Vendas > Pedido de Venda:

  • Faça uma consulta e localize o pedido;
  • Alterar Pedido de Venda;
  • Verificar o cabeçalho do pedido de venda:
    • caso exista um e-mail preenchido, considerá-lo para o envio da nota ao consumidor;
    • caso não exista, utilizar o e-mail do cadastro do cliente.



A informação do e-mail enviado com o pedido de venda será salva na tabela pedido_venda.



Em Vendas > Movimentações > Faturamento de Pedidos de Venda:

  • Preencher os dados do cabeçalho do evento;
  • Selecionar o pedido de venda;
  • Preencher as informações necessárias;
  • Efetivar;
  • Aguardar a emissão da Nota Fiscal;
  • Aguardar o envio do e-mail;
  • Acesse a caixa de saídas do e-mail configurado e verifique se o e-mail foi enviado.




Validações e Saídas

  1. O cadastro do cliente será sempre atualizado com o e-mail enviado no pedido de venda;
  2. Alteração do campo e-mail no pedido de venda não atualizará o cadastro do cliente;
  3. Pedidos de venda incluídos à mão não atualizarão o e-mail do cadastro do cliente;
  4. Quando o pedido de venda for integrado com o campo e-mail vazio, será usado o e-mail do cadastro do cliente;
  5. Se o cadastro do cliente estiver vazio não será enviado e-mail de avisado referenciado a nota fiscal emitida ou outra ação executada (emissão, cancelamento, correção ou inutilização).



Índice

  • Sem rótulos