Ata de Reunião

Data:  

Local: Online
Horário Início: 09h30Horário Término: 11h00
Responsável: Rogerio Lucio VieiraMediador: Bianca Damaceno De Santo
Participantes:
NomeEquipePresente
Bianca Damaceno De SantoGovernançaSIM
Adriana De Almeida TrindadeVERTICALSIM
Enio Ferreira da RochaFRANQUIASIM
Esmael Sousa SantosFRANQUIASIM
Isabelle Mocci RothenGOVERNANÇASIM
Rafael de BittencourtGOVERNANÇASIM
Raphael Cardoso VirardiVERTICALSIM
Roberto Luiz Ameriot JuniorVERTICALSIM
Rogerio Lucio VieiraVERTICALSIM
Samuel Felipe de Souza MirandaFRANQUIASIM
Sarah Raquel dos SantosGOVERNANÇASIM
Thiago Andrey dos SantosFRANQUIASIM
João Francisco Rodrigues de OliveiraFRANQUIANÃO
Lucas Escada MathiasGOVERNANÇANÃO
Pablo Saul GomesFRANQUIANÃO
Assuntos em Pauta

Objetivo do Encontro

Repassar os principais tópicos apresentados na Convenção de Vendas, atualizar os membros sobre projetos em andamento e reforçar as estratégias e entregas para o ecossistema de franquias de POSTO.

Assuntos Tratados

Regularização de Contratos

  • Alerta para o uso de soluções sem contrato vigente.
  • License no EMCys passará a bloquear clientes inadimplentes.
  • Tema abordado também no Postos News quinzenalmente.

Plataforma e Produtos

  • Módulo Contábil: Full web, 9 telas prontas, feedback positivo dos franqueados.
  • Smart Multiadquirente: Piloto com a Vero ativado. Solução reduz custo com maquininhas e dá mais liberdade aos clientes.
  • APIs Bancárias: Integração com bancos (ex. Santander). Dor reconhecida e planos de expansão.
  • PDV Fácil e Sincronia: Atualizações e sincronia em andamento com testes em Minas.

Atendimento e Operações

  • Nova estrutura de atendimento: Substituição de chamadas por chat. Redução de perda de ligações para 0,4%.
  • Canal “Alô Parceiros”: Média de 1000 contatos/mês de franquias. Direcionamento adequado de dúvidas e orientações.
  • Indicadores: Apresentação de densidade de chamados por produto e CNPJ.
  • CSAT (avaliação de atendimento): Baixa adesão em POSTO. Solicitação de incentivo aos franqueados para resposta.

Capacitação

  • Treinamentos direcionados conforme dúvidas mais recorrentes.
  • Baixa adesão em algumas turmas.
  • Criação de canal específico para produtos CROSS com lançamento previsto para julho (Piloto CAC).
  • Novo fluxo de atendimento para troca de bandeira com abertura de chamados automatizada (CAC Case).

Retenção de Clientes

  • Criação de Ilha de Retenção: aumento da taxa de retenção de 14% para 40%.
  • Reforço para que as negociações sejam empurradas para a data-base do cliente, evitando conflitos na internalização.

Ativações e Forecast

  • Baixo uso da tela de forecast por franqueados.
  • Enfatizada a importância da previsão de receitas.
  • Apresentação de números de backlog de receita e franqueados com vendas não ativadas.

Gestão Comercial e Portfólio

  • Reforço na comunicação e venda dos produtos: TEF, Smart POS, Concentrador e Linx Promo.
  • Atualização de tabelas de preço para reduzir necessidade de alçada.
  • Projeto de tabelas por grupo econômico em andamento.
  • Requisição de atualização cadastral via CRM com apoio de governança.

Marketing e Cases

  • Uso de vídeos com grandes clientes (ex. Monte Carlo) para prospecção e retenção.
  • Planejamento de novos cases com clientes de diferentes perfis.

Demandas e Sugestões dos Membros

  • Andrey: Sugeriu que o comitê envie resumos ou atas periódicas às demais franquias (já é feito como rotina de Governança).
  • Samuel: Questionou divergências no painel de metas (churns de 2024 aparecendo em 2025). Solicitou apuração e correção.
  • Esmael: Propôs que franquias recebam comissão maior (50%) nos 3 primeiros meses após a ativação para cobrir custos operacionais do início da jornada do cliente.
Desenvolvimento dos Assuntos em Pauta

Encaminhamentos

  • Validação de inconsistências no painel de metas (via governança e planejamento comercial).
  • Avaliação da proposta de comissionamento escalonado para o período pós-ativação.
  • Continuidade da agenda de treinamentos e atualizações de produto.
  • Sem rótulos