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Este manual tem como objetivo fornecer explicações sobre o processo de integração do WMS com EMSys, que visa otimizar o fluxo de informações, garante a movimentação adequada de estoque, controle de entradas e saídas de mercadorias, e a correta gestão de devoluções.






Sumário

Integrador

O Integrador é responsável pela sincronização dos dados entre o EMSys e o WMS. Dentro das configurações, o usuário tem a possibilidade de personalizar as funções de Conexão com os bancos de dados, a configuração de notificações por E-mail e o gerenciamento de Processos.


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Instalação

Transfira o arquivo IntegradorWMS.exe para C:\Emsys3 na máquina que receberá a instalação. Execute o arquivo e inicie o processo de configuração.

Configurações Pós-Instalação

Tempo de validação de cadastro: Define o período de atualização para o cadastro de itens e dados em geral.

Tempo de validação de movimentação: Define a frequência de sincronização das entradas, saídas e inventário no estoque.

Ao clicar na opção Configurações dentro do Integrador, você encontrará três abas, abaixo serão explicadas cada uma delas.
















Aba Conexão

Esta aba permite configurar as conexões com as bases de dados necessárias para a integração. A principal função aqui é definir as conexões entre o EMSys e o WMS, garantindo que os dados sejam transferidos corretamente entre os sistemas.

  1. Acesse a aba Conexão.

  2. Insira os dados de conexão das bases de dados envolvidas:

    • Base do EMSys: Insira o usuário, senha e endereço do banco.

    • Base do WMS: Insira as configurações de conexão necessárias para o WMS.

  3. Clique em Salvar Configuração para garantir que as informações sejam armazenadas corretamente.

  4. Após salvar, o integrador irá estabelecer a conexão automaticamente e verificará se não há problemas de acesso.
















Aba E-mail

Nesta aba, você pode configurar um e-mail de notificação para receber alertas sobre erros ou falhas durante o processo de integração. Caso o Integrador enfrente algum erro, como uma falha de conexão ou um problema de sincronização, o sistema enviará um e-mail para o endereço configurado.

Passos para Configuração:

  1. Acesse a aba E-mail.

  2. Preencha o endereço de e-mail no campo indicado.

  3. Caso necessário, insira as configurações de servidor SMTP (para envio de e-mails) e as credenciais de autenticação.

  4. Clique em Gravar para ativar a notificação por e-mail


Importante

O e-mail enviado será uma notificação automática de erro, contendo detalhes sobre o que ocorreu e como corrigir a falha.















Aba Processos

A aba Processos permite ao usuário ativar ou desativar processos específicos da integração, oferecendo maior controle sobre o que está sendo sincronizado entre o EMSys e o WMS.

Passos para Configuração:

  1. Acesse a aba Processos.
  2. Aqui você verá uma lista de processos que o Integrador executa, como movimentação de estoque ou atualização de cadastros.
  3. Para desativar um processo, basta marcar a caixa ao lado do nome do processo desejado e clicar em Salvar.

  4. Ao desmarcar o processo, ele será pausado e não será mais executado até que a opção seja reativada.















Parametrização



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Acesse: Sistema → Parâmetros Empresa → WMS.

Habilite a fleg Utiliza Integração WMS, insira os tipos de almoxarifado de acordo com a imagem abaixo, caso seja necessário habilite as opções secundárias e clique em confirmar.
















Cadastro de Almoxarifado


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Acesse: Gerencial → Estoque → Almoxarifado → Cadastro de Almoxarifado.

Clique na lupa para buscar 1 Almoxarifado Central e 65 Diferença de WMS e habilite a caixa Controlado pelo WMS e confirme.











Cadastro de Item


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Acesse: Gerencial → Estoque → Item→ Item.

Acesse o cadastro de itens desejados, na sub-aba Características marque a fleg  Controlado pelo WMS e salve o registro.





Os itens podem ser filtrados por categorias ou subcategorias para agilizar o processo, acesse Gerencial → Estoque → Item→ Otimizador → Otimizador Cadastro de Item e selecione os itens desejados, marque a fleg Controlado pelo WMS e salve o registro.

















Cadastro de Fornecedores e Unidade de Conversão




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A aba Fornecedor no cadastro de itens é uma parte essencial do processo de gestão de estoque e compras, pois associa cada item ao fornecedor correto. Isso garante que todas as unidades de medida e as conversões de unidades sejam feitas de maneira precisa, facilitando o controle de estoque e a entrada de mercadorias no sistema.

Importância da Referência entre Item e Fornecedor

O sistema busca uma referência entre o item e o fornecedor associado a ele para garantir que os dados relacionados a unidades de medida e preços sejam corretos. Dependendo do fornecedor, o item pode ter características diferenciadas, como unidades de medida ou preços distintos, e o sistema ajustará esses parâmetros conforme o fornecedor selecionado.

Função da Caixa de Seleção "Dividir Fator de Conversão WMS"

É fundamental ativar a caixa de seleção "Dividir Fator de Conversão WMS" no cadastro do fornecedor. Quando essa opção está habilitada, o sistema calculará a quantidade do pedido de compra dividindo-se a quantidade do fator de conversão pela quantidade unitária do item. Caso a opção não esteja ativada, o sistema multiplicará a quantidade do fator de conversão pela quantidade unitária do item.

Funcionamento Detalhado

    • Flag desativada: Se a caixa de seleção "Dividir Fator de Conversão WMS" estiver desmarcada no cadastro do fornecedor, a conversão será feita multiplicando-se a quantidade do fator de conversão pela quantidade unitária do item.

      • Exemplo: No pedido de compra, se o item "Coca-Cola 2 CX" tem um fator de conversão de 12, o total de unidades será calculado como 2 x 12 = 24 unidades.

    • Flag ativada: Quando a caixa de seleção estiver ativada, a conversão será feita dividindo-se a quantidade do fator de conversão pela quantidade unitária do item.

      • Exemplo: No pedido de compra, se o item "Coca-Cola 24 CX" tem um fator de conversão de 12, o total de unidades será calculado como 24 ÷ 12 = 2 unidades.


Importante

Para garantir o correto funcionamento do sistema, é importante verificar as configurações no Parâmetro da Empresa. A opção "Permitir inverter a quantidade do item convertido pela quantidade do item no cadastro de entrada do WMS" deve estar marcada para que o campo de conversão de unidades seja habilitado no Cadastro de Item.

Exemplo de Conversão Automática

Caso um fornecedor envie uma quantidade diferente da unidade de medida cadastrada, como por exemplo, 33 unidades sendo que a unidade cadastrada no item é 10, o sistema realizará a conversão automaticamente para garantir que os dados corretos sejam enviados ao WMS.

Como Configurar

Para configurar a conversão de unidades, acesse a aba Fornecedor no cadastro do item e habilite as opções de conversão conforme necessário. Isso permitirá que o sistema realize as conversões corretamente, ajustando as quantidades conforme o fornecedor e a unidade de medida cadastrada.


















Monitoramento de Fluxo WMS

Para acompanhar Itens enviados para entrada e saída e log de erros. Assim como atualizar e validar os itens para garantir que as movimentações estejam corretas. É possível monitorar todo o fluxo do WMS através do acesso: Gerencial → Estoque → WMS → Monitoramento Status WMS.



















Movimento de Saída - Fluxo de Pré-Venda

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Acesse: Gerencial → Venda → Cadastro Pré Venda.

Crie uma pré-venda no sistema, selecionando um cliente e insira os itens que serão vendidos.




Importante

A natureza de operação do item precisa estar configurada para gerar estoque. Se a natureza de operação não gerar estoque, o envio para o WMS não ocorrerá.











Após confirmar a pré-venda, será necessário aprovar o crédito financeiro do cliente para finalizar o processo.


























Podemos observar na tela de Monitoramento que a sequência da pré-venda está marcada como Encerrada, e a linha está destacada em vermelho devido à diferença de quantidade. 













A pré-venda foi registrada com a quantidade 5, mas o WMS retornou 4, pois a diferença de um item foi tratada conforme o processo de faturamento.











Faturamento de Pré-Venda


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Ao faturar a pré-venda, o sistema irá processar a quantidade retornada pelo WMS (no caso, 4 itens) e completar a movimentação de estoque. A quantidade restante, ou seja, a diferença (1 item), será registrada como uma movimentação de transferência de almoxarifado, sendo movida para o almoxarifado 65 Diferença de WMS.

Abra o cadastro de Pré-Venda, clique no botão Faturar e confirme. 

















Confirme novamente e siga o fluxo do faturamento.

















Após isso a pré-venda será encerrada e não aparecerá mais nas consultas de saída.






Para verificar as movimentações de estoque após o faturamento, acesse:

        Estoque → Movimentos → Relatórios → Relatório Kardex Item






Consulta no Almoxarifado de Origem, inclua as informações:

  • Almoxarifado: 1 (origem)
  • Item: 69
  • Data Inicial e Final: Insira o período desejado
  • Clique em "Gerar Relatório"





 

Resultado:

  • Saída de 4 unidades (referente ao faturamento)
  • Transferência de 1 unidade para o almoxarifado 65 (diferença).





  Consulta no Almoxarifado de Destino (Diferença):

  • Almoxarifado: 65
  • Item: 69
  • Data Inicial e Final: Mesmo período
  • Clique em "Gerar Relatório".






   Resultado:

  • Mostra entrada de 1 unidade, resultado da transferência da diferença registrada no processo de integração com o WMS.



















Fluxo de Entrada 


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 Acesse: Gerencial → Estoque → WMS → Cadastro de Entrada para o WMS.

O processo de entrada no WMS começa com a nota fiscal de entrada, requer um pedido de compra para ser vinculado.


















Insira uma identificação (como o número do pedido ou número da nota fiscal, dependendo da preferência do cliente), o código fornecedor e clique no botão Selecionar Pedido de Compra.




















Pesquise o pedido de compra pelo código, o sistema trará os itens do pedido e confirme. Caso a entrega seja parcial, será possível ajustar a quantidade a ser recebida.




















Após incluir os itens no cadastro de entrada, é necessário enviá-los para o WMS. Ao clicar em enviar para WMS, o sistema pedirá que você selecione o XML correspondente à nota fiscal. Ao importar o  XML correto, o sistema validará os itens e quantidades.




















Mensagem de Divergência: O Sistema apresentará uma mensagem de erro caso haja Itens ausentes no XML ou Divergência nas quantidades. Abra o XML da nota fiscal e verifique as referências dos itens. Compare as referências dos itens no sistema com as do XML e realize a correção. Se necessário, exclua os itens que não fazem parte da nota fiscal.





Após ajustar a lista de itens no sistema para coincidir com o XML, envie novamente os dados para o WMS.









Atenção

Se o parâmetro Permitir inverter Qtd. do Item Convertido por Qtd. do Item no cadastro de Entrada do WMS estiver ativado e o item tiver uma quantidade de 176 unidades,  mas estiver recebendo apenas 1 unidade o sistema dividirá automaticamente a quantidade para ajustar conforme a quantidade no estoque, enviando um valor proporcional para o WMS.


















Fluxo de Entrada com Devolução


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Após a finalização do processo de entrada, caso haja alguma diferença, o sistema exibirá a mensagem "É necessário fazer uma nota de devolução", indicando que é preciso realizar a devolução ao fornecedor. Mesmo com o processo marcado como finalizado na tela de monitoramento, o sistema ainda exige a devolução do item devido à discrepância identificada. Ao gerar a devolução, o item com a diferença será ajustado e removido da tela, com a quantidade e valor da diferença sendo corrigidos.





Verifique os itens divergentes.



















Acesse o cadastro de Pré- Venda, busque o fornecedor pelo código e no campo NOP selecione 5202 - Devolução de Compra para Comercialização.







Marque a caixa Somente Notas com Dif. WMS e realize a busca de itens com diferença no WMS.








Observe que o almoxarifado 65 Diferença do WMS esta preenchido, clique em Confirmar.






Clique o botão incluir +  e confirme a Pré-Venda:







Após a confirmação, siga o processo de faturamento, clique em Faturar e confirme:














 



Ao consultar a tela de Monitoramento Status WMS, observe que o processo foi concluído:





Importante

A diferença surge porque, para que a movimentação da devolução seja processada corretamente, o sistema requer que a opção de "Gerar movimentação de entradas e saídas de todos os itens controlados pelo WMS" esteja marcada no cadastro do almoxarifado.
Se a configuração não for feita, o processo de devolução não passará pelo WMS, e não será feita a separação no WMS para saída de estoque.
Em casos onde a configuração está incorreta, o fluxo de separação e movimentação da devolução pode ser interrompido, o que exige ajustes no sistema.

Processo de Inventário


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Acesse: Gerencial → Estoque → inventário Rápido.

Selecione a Data, Mov. Entrada, Almoxarifado, Mov. Saída e o Item, em seguida realize a pesquisa.

Após isso, será possível realizar o inventário para o item, ajustando as quantidades conforme necessário.


Clique em incluir e confirme:









Após selecionar o item desejado, clique no botão para enviar as informações para o WMS e confirme.

O WMS retornará com a contagem de estoque. Caso a contagem ainda não tenha sido realizada, a diferença aparecerá como negativa.





Ao verificar a movimentação do inventário, pode-se gerar um relatório de todas as entradas e saídas realizadas no inventário. Por exemplo, o item 1 foi transferido de 1 unidade para 50 unidades no sistema.

Acesse: Gerencial → Estoque → Movimento → Relatório → Rel. Kardex Item, informe o Almoxarifado, Item e as datas e clique no botão Gerar Relatório.




  • Sem rótulos