Sumário


1 Introdução


Introdução

O Cartão Presente, comumente chamados de Gift Card ou Cartão Pré Pago é uma alternativa aos cartões de crédito e podem ser usados como moeda de pagamento em compra de produtos. Esses cartões presentes são comercializados dentro das franquias da Raízen, em cada cartão é apresentado seu valor, se é um cartão de recarga única ou se poderá ser recarregado outras vezes, a forma de negociação de cada cartão é feita entre E-pay e Raízen, verificando a necessidade do cliente. Os cartões podem ser utilizados para resgatar qualquer tipo de item que seja comercializado dentro dos estabelecimentos conveniados a Raízen. Cada cartão tem um valor mínimo e máximo a ser utilizado, bem como uma validade para que o saldo do mesmo seja resgatado dentro da data limite que é estabelecida no cartão. Essas recargas são feitas através dos PDVs, onde o operador de caixa verifica o número do cartão, qual o limite mínimo e máximo para recarga e sua validade, caso esteja tudo dentro das normas, é realizado a recarga.  Para que a recarga aconteça é necessário que o cliente ou consumidor padrão tenha a forma de pagamento Private Label liberada em seu cadastro, caso não esteja liberada no cadastro do cliente, não será possível realizar a recarga. 


1.1 Configuração

Para que o E-pay esteja funcionando corretamente, é necessário realizar algumas configurações que veremos a seguir:

No config do PDV, selecione o alias correspondente ao PDV, insira o usuário e senha, após selecionado o hostname clique na opção E-pay para realizar as parametrizações.  

Os dados como URL, usuário, senha e terminal são fornecidos pela Raízen. Para utilizar o E-pay é necessário ter cadastrado no EMSys uma forma de pagamento específica com o tipo Private Label. Essa forma de pagamento será usada quando o usuário realizar o resgate, o mesmo fará uma compra que seja compatível com o saldo do cartão que possui, e no momento do pagamento será selecionada a forma de pagamento Private Label. O código desta forma de pagamento deve ser informada no config no campo Código Forma Pagamento. Lembrando que para utilizar o E-Pay no PDV o operador de caixa deve ter permissão Funcionalidades E-Pay. 



Para cadastrar a forma no EMSys, vá até o menu PDV > Forma de Pagamento > Forma de Pagamento.



Preencha as informações conforme imagem acima, atentando para o tipo da forma de pagamento que precisa ser identificada como Cartão Private Label. Na aba Empresas, selecione as empresas, caso tenha mais de uma que terão acesso a esta forma de pagamento. Na aba Credenciadora selecione qual será a credenciadora  desta forma de pagamento. Após preenchido todas as informações, clique em incluir registro, o sistema irá gerar um código que identificará a forma de pagamento, esse código deve ser informado no configurador do PDV no campo Código Forma Pagamento, como mostra imagem acima. 

Atenção

Para que o E-Pay funcione corretamente em um ambiente PAF-ECF é preciso cadastrar no ECF um relatório não fiscal, pois o E-Pay emite tanto nas recargas quanto nos regastes comprovantes não fiscais. Para realizar essa inserção no ECF é necessário que a mesma esteja em modo de intervenção técnica, essa ação é realizada pelas empresas que são autorizadas a abrirem o equipamento, então para essa parte é recomendado levar o ECF a uma autorizada para inserir esse totalizador não fiscal.

Feito isso, é necessário informar no config do PDV o número do totalizador não fiscal para que fique parametrizado e, quando for finalizada a transação tanto de resgate como de recarga será emitido um comprovante daquela transação. Dentro do config, na aba ECF será solicitado uma senha, clique em cancelar para ignorar a senha, em seguida vá até a aba recebimentos e no campo recebimentos informe o número do totalizador não fiscal que foi cadastrado. Esse número pode ser obtido tirando uma leitura x no PDV, observando os totalizadores não fiscais. 


2 Recarga

Para realizar uma recarga em um cartão presente, no PDV, vá té o menu Epay ou utilize o atalho CTRL + F3, após o comando será apresentado o menu Epay que contem as opções para verificar o status do cartão Raízen utilizando o comando F3, recarga de cartão com o comando F4 e cancelamento de recarga com o comando F5.



2.1 Status do Cartão Raízen

Para verificar o saldo de uma cartão presente pressione a tecla F3 estando dentro do menu EPay, após executado o comando será aberta uma tela solicitando o número do cartão que se deseja consultar, informe o número do cartão e clique em ok. 



O resultado desta consulta trará o status do cartão informando se ele está ativo e pronto para uso ou se não está ativo e não pode ser utilizado. Trará também o saldo do cartão, sua validade pois esse saldo possui um prazo para utilizá-lo, data/hora da ultima consulta e o terminal de consulta, como mostra imagem abaixo. 



2.2 Recarga de Cartão

Os Alguns cartões presentes E-Pay podem ser recarregados, outros não são recarregáveis, para aqueles que podem ser recarregados há um valor mínimo e máximo para recarga. Para efetuar uma recarga, no menu E-Pay selecione a opção recarga de cartão, ou pressione a tecla F4. Feito isso irá abrir uma janela solicitando o número do cartão, informe o número do cartão que deseja recarregar e pressione ok, em seguida será apresentado qual o tipo do cartão e os valor mínimo e máximo para recarga. 


Escolha o valor da recarga dentro dos limites permitidos ao cartão e pressione ok, Em seguida será apresentada a tela com as opções de forma de pagamento, escolha a forma com que irá realizar o pagamento da recarga, insira o valor recebido e caso haja troco o sistema já identificará e trará o valor no campo "Troco". Pode-se colocar os dados do cliente se assim for solicitado, caso não, pressione ok e finalize o pagamento. Em seguida será emitido um comprovante não fiscal com os valores da recarga. 


2.3 Cancelamento de Recarga

Para efetuar um cancelamento de uma recarga, dentro do menu E-Pay selecione a opção Cancelamento de Recarga ou use o atalho F5. Na tela de cancelamento será solicitado o número do cartão que recebeu a recarga, o valor e o NSU da transação, informações essas que estarão disponíveis no comprovante não fiscal. Após preenchido essas informações dê ok e será impresso o comprovante não fiscal de cancelamento da recarga. 


2.3 Resgate de Produtos

O resgate do saldo do cartão E-Pay ocorrerá no fluxo normal de uma venda, apenas no final da transação será selecionada a forma de pagamento Private Label que foi cadastrada anteriormente e que também foi apontada seu código no configurador do PDV. No momento da venda em que será chamada a forma de pagamento pressionando a tecla F4 e selecione a forma de pagamento que for cadastrada para essa finalidade. Feito isso será exibida uma janela no PDV solicitando o número do cartão que será feito o resgate da venda, informe o número do cartão e pressione ok, fazendo isso o valor da venda será debitado no saldo do cartão. 


3 Integração do E-Pay no EMSys

Após o fechamento do turno as informações referentes ai E-Pay estarão prontas para serem integradas no EMSys. Na tela inicial, os resgates entram como Cartão de Crédito, sendo contabilizados também junto às vendas de Produtos, os cancelamentos na opção Canc. Recarga E-Pay e as recargas entram como Venda de Serviços.


Na guia Recebimentos > Duplicatas > Cartão de Crédito é possível verificar as transações E-Pay na modalidade Resgate, que estará com o tipo Private Label.  


Na guia E-Pay pode ser verificado as transações de recargas que foram feitas, contendo status da recarga, valor, data entre outras informações.

Importante

Caso o usuário efetue uma recarga em um turno e queira cancelar a mesma em outro turno, pode ser feito este procedimento, porém, aqui no EMSys será visualizado uma falta do valor referente a recarga realizada no turno passado e uma sobra contabilizada no turno seguinte. O EMSys não fará a compensação entre os turnos automaticamente, isso foi feito somente para que no momento da integração se veja que o valor faltante é referente à um cancelamento de recarga feita em um turno passado.

1 comentário

  1. Olá, 

    Como sugestão seria interessante informar a partir de qual versão do software as funcionalidades estão disponíveis.