Processos de geração e correção do SIMP
1º Passo:
Fazer a geração do arquivo.
Caminho: Arquivos Fiscais → SIMP
2º Passo:
Desmembrar o arquivo do txt para excell para melhor visualização dos registros e consultar as tabelas.
3º Passo:
Acessar o validador com os dados de acesso do agente (ANP) e o período
4º Passo:
Importar o arquivo txt no validador SIMP.
5º Passo:
ERROS DE IMPORTAÇAO 1 (87 erros)
Filtrar as movimentações na planilha anteriormente importada com o arquivo, com esse código de instalação mencionado no erro, para análise e também ajustes manuais no arquivo.
Analisando cada caso em específico do código de operação mencionado conforme a tabela da ANP.
Regras de Preenchimentos dos Campos x Operações
Campos em cinzas preenchimento obrigatorio para todos os agentes.
Campos em LAranja. Preenchimento condicional, sempre cinculado ao preenchimento do outro campo.
- Conferir o código da operaçao8
- Conferir as tabelas
- Verificar as obrigatoriedades dos registros analisando os campos (cinza obrigatórios)
Como realizar a correção destes ERROS?
Identificado que os códigos de instalação incorretos listados (87 erros), foram para os dois tipos de movimentação 1012002 e 1011005, consultando a tabela ambos são agentes não regulados e também conforme a tabela mostra a coluna do código de instalação 2 não deve conter a informação sendo assim alterado os campos para 0000000
1012002 | VENDA PARA AGENTE NÃO REGULADO |
1011005 | RECEBIMENTO DE DEVOLUÇÃO DE AGENTE NÃO REGULADO |
Uma forma de identificar no cadastro de pessoa a serem corrigidos os códigos de instalação é através do Select abaixo.
Campos de análise.
Lembrando que para os agentes regulados deve ser adicionado a identificação, parâmetro pelo qual será utilizado para identificação dos CFOP correspondentes no ato do lançamento das notas.
Lembrando que a regra:
Se o agente é regulado (tem código de instalação valido) o CFOP deve ser para agente regulado também vinculado a nota desde fornecedor/ cliente. E caso o mesmo seja não regulado deve conter os campos de CNPJ, atividade econômica e cidade preenchidos e seu CFOP vinculados a nota para agente não regulado.
Erros de validação no validador do SIMP
Após concluir os ajustes anteriores do tópico 5 é necessária uma nova validação clicando no campo 1. Nos campos 2 listara os novos erros
Filtrar as movimentações na planilha anteriormente importada com o arquivo, com os campos de CNPJ em branco, para análise e também ajustes manuais no arquivo.
Erros ocorreu por consta de campos obrigatórios em branco do CNPJ, municio e atividade econômica, conforme a tabela de obrigatoriedades para os registros não regulados no campo código de operação (2). (Campo (1) - cinza obrigatório)
Como corrigir?
Utilizando as chave das notas filtradas (3) conforme o no print acima, filtrar com o select abaixo os dados dos fornecedores como CNPJ e preencher os campos em branco para os agentes não regulados .
1012002 | VENDA PARA AGENTE NÃO REGULADO |
select xx.num_cnpj_cpf, bb.num_chave_nfe from tab_nota_fiscal_saida bb
inner join tab_pessoa xx on (xx.cod_pessoa = bb.cod_pessoa_cliente)
where jj.num_chave_nfe in ('42190475790493000100550010001882811000380956','421904757904...',.....) -- incluir tds as chaves listadas.
Campos de análise são os mesmos do print das telas do tópico do 5.3 acima.
Lembrando que a regra é, se o agente é regulado (tem código de instalação valido) o CFOP deve ser para agente regulado também vinculado a nota desde fornecedor/ cliente. E caso o mesmo seja não regulado deve conter os campos de CNPJ, atividade econômica e cidade preenchidos e seu CFOP vinculados a nota para agente não regulado.
Erros de validação
Analisando o erro identifica-se que os totalizadores estão incorretos conforme o Print abaixo ao filtrar os registros inicialmente pelo valor informado no erro (1) do item 820101012 (linha 1 e 2 do Print acima). Os códigos de operação (2) determina os totalizadores e suas descrições conforme a tabela.
Como corrigir?
Para corrigir os valores de estoques dos totalizadores deve se inicialmente entender os códigos de operações do estoque inicial/final, totalizadores parciais de entrada/ saída e totalizadores gerais:
Para as operações de estoque inicial e final deve se atentar aos códigos iniciados com o número três.
Exemplo: 3010003 - Estoque inicial próprio e 3020003 - Estoque final próprio (Mais utilizados)
Para determinar se a operação será entrada ou saída deve se atentar ao quarto código sendo 1 para entrada ou 2 para saída
Exemplo: 1012998 Total saídas comerciais ou 1011998 - Total entradas comerciais, 4012998 - total geral saídas ou 4011998 - Total geral de entradas
Para os totalizadores gerais a tabela terá seus quatro últimos dígitos 998 ou 999
Exemplo: 1012998 Total saídas comerciais, 2022998 - Total de saídas operacionais, 4012998 - total geral saídas (Mais utilizados)
Sabendo agora os códigos das operações, vamos filtrar no arquivo apenas eles e compara lós e logo analisar cada operação e seus registros filhos, quando identificar ajustes necessários.
- Filtrar os códigos das operações necessários.
- Filtrar o item específico mencionado no erro
- Analisar os valores comparando de estoque
Estoque Inicial (conferir no rel.Kardex do mês anterior se o valor está correto) + mov. entradas - mov.saidas = Estoque final (conferir no rel.Kardex do mês atual se o valor está correto)
Obs. Necessário também conferir no portal do SIMP a transmissão do arquivo anterior transmitido, pois ele faz uma continuidade das informações e pode ocasionar erros se o estoque inicial do arquivo atual não está coerente com o estoque final do arquivo anterior (Logo a seguir mais detalhes do processo de validação do portal da ANP)
Enviando o arquivo para a anp
https://app.anp.gov.br/isimp/Go?destino=login
Após concluído as correções das críticas deve se enviar para o portal da ANP, o arquivo conforme print abaixo. (Os dados da contabilidade devem ser preenchidos.)
O arquivo será transmitido para o portal da ANP e lá será feito uma nova validação entre as tabelas de agentes e a regra dos códigos de operação aplicados.
- Fazer o loguin com os dados da contabilidade
- Selecionar o período do arquivo enviado
- Clique em exibir relatórios.
- Será informado um protocolo de recebimento sempre que existir um arquivo enviado
- Caso o arquivo não conste erros de validação automaticamente será aceito.
- Caso conste erros retorna um relatório listando os mesmos.
Erros de validação do portal ANP
Material de apoio:
TABELA DAS REGRAS DE PREENCHIMENTO DAS OPERAÇOES.