POSICIONAMENTO
Selcon
Este projeto visa atender as necessidades da Raízen, onde será apresentada uma proposta de integração, seguindo os protocolos de segurança (https) via Webservice de Cadastro de Produtos do SelCon (Novo Masterfile Raízen) e de Estrutura Mercadológica (Categoria e Subcategoria).
A solução envolve a mudança nas interfaces Estrutura Mercadológica, Produtos e Promoção Mix, alterando o recebimento das informações cadastradas pela Raízen, contando com novas regras para o cadastro de itens. Cada interface será gerada por IBM, onde cada IBM deverá possuir um arquivo de cadastro de produtos distinto.
Conforme solicitado, a nova rotina seguirá as especificações da Raízen, onde este novo modelo trabalhará com métodos e API REST em JSON com autenticação via token JWT ou basic autorizathion com login e senha. Destaca-se que o webservice do Sistema SelCon (Novo Masterfile Raízen) será de responsabilidade da Raízen.
REQUISITOS
- O banco de dados deverá estar no Service Pack 20;
- A Monitoria Raizen deverá estar configurada no servidor (webservice), e o aplicativo deverá estar ativo.
CONFIGURAÇÕES
Para realizar a configuração do SelCon, será necessário habilitar o parâmetro nos Parâmetros da Empresa.
Após habilitar o parâmetro, deverá ser informado no número da empresa, o IBM da empresa que foi definido na Monitoria da Raizen.
ALTERAÇÕES NA APLICAÇÃO – EMSys3
Para seguir as regras da Especificação Técnica, foram necessárias fazer alterações em algumas funções do sistema, para atender os requisitos da Raizen nas empresas que vão utilizar o SelCon.
Cadastro de Produtos:
Quando a empresa utiliza o SelCon, os produtos são recebidos através das requisições realizadas na Monitoria, esses produtos são inseridos na tabela: tab_item_SelCon. Os itens inseridos nessa tabela já estão com alguns campos definidos, como por exemplo; Descrição, Unidade e Marca, restando ao usuário completar o seu cadastro para o item estar apto para a venda. Para facilitar a visualização, foi implementado uma informação no cadastro do item, mostrando quando o item é um item SelCon.
Como dito antes, os itens que pertencem ao SelCon, são inseridos com alguns campos já pré-definidos e alguns campos no cadastro de item estarão desabilitados para alteração, como mostra nas imagens:
Descrição / Unidade / Marca.
Tipo de Item.
Códigos de Barra.
Esses campos ficam desabilitados para evitar que o usuário faça a alterações que podem fazer fugir das regras estabelecidas pela Raizen. O revendedor quando utiliza o SelCon, não perde os itens que estão cadastrados na base, mas não fazem parte dos itens relacionados ao SelCon, esses itens, permanecem no banco de dados e disponíveis para venda, no entanto, são marcados com a opção: "Bloqueado p/ Compra", para que seja possível o cliente acabar com o estoque desses itens, como mostra na imagem.
Quando a empresa utiliza o SelCon, não é permitido cadastrar produtos novos.
Exceções:
- Item do tipo Mix;
- Item do tipo Serviço;
- Item de Ativo Patrimonial;
- Item do tipo Uso e Consumo;
- Item de Insumo;
- Item p/ Pista, definidos no campo "Classificação":
A estrutura mercadológica do SelCon será gravada em uma tabela separada, o cliente poderá alterar Categoria e Subcategoria no sistema, porém internamente a estrutura SelCon não será alterada, como mostra na imagem.
Foi adicionado opção para consultar os Itens SelCon, como mostra na imagem abaixo.
Onde o sistema tem opção de mostrar na tela, todos, itens sem cadastro e itens com cadastro, além de mostrar as quantidades no campo abaixo.
Item Mix
O Cadastro de itens Mix no menu Estoque > Produção > Itens Mix, foi alterado para que não seja possível incluir registros, somente opção de alterar ou excluir. Podem existir outras empresas na base que utilizam e poderão continuar utilizando, desde que não seja uma empresa SelCon. Na empresa SelCon, esse registro não será exportado para o PDV.
Promoção Mix
No cadastro de Promoção Mix no menu PDV > Promoção Mix, será possível incluir uma promoção enviada pelo SelCon, buscando as promoções através do código de barras.
As promoções mix já terão atribuídos os grupos dos itens e os itens da promoção, a única coisa que o revendedor deverá fazer é cadastrar o item mix que será atribuído na promoção, o sistema dará a opção de cadastrar o item mix, como mostra na imagem.
Ao cadastrar o item mix, o sistema já vai abrir a tela dos itens com o nome do item, código de barras e o tipo do item já definido, restando apenas inserir os campos obrigatórios para concluir.
Após preencher os campos obrigatórios, insira o item mix da promoção.
Pesquise novamente a promoção mix no qual o item foi cadastrado e selecione para incluir:
Ao incluir a promoção, pode acontecer de os itens da promoção não estarem cadastrados no sistema, como mostra na imagem.
Deverá ser realizado o cadastro dos itens que participam da promoção, mas ainda não estão cadastrados no sistema, pegue o código de barras do item, e pesquise no cadastro de itens.
Após, concluir o cadastro do Item SelCon, e incluir o item, será possível inserir a promoção mix, pois o item já estará cadastrado.
Embalagens
As promoções que são do grupo Embalagens, (Ex: Pack de Cerveja) não serão inseridos nas promoções mix, e sim no cadastro do item na aba ECF, como mostra na imagem.
Será permitido incluir novas embalagens, quando não o item não possuir um item de embalagem já inserido pelo SelCon, as embalagens que são importados do SelCon, o usuário poderá somente alterar o preço unitário.
Otimizador de Cadastro de Itens
Quando a empresa utiliza o SelCon, algumas opções estarão ocultas no Otimizador de Cadastro de Itens, para que não seja permitido alteração dos campos que o SelCon não permite.
Exemplos como, Marca, Descrição, Tipo Item, Unidade, Classificação, são umas das opções tiradas do otimizador de cadastro de itens. Se na mesma base de dados existir outras empresas que não utilizam a integração com o SelCon, o otimizador funcionará de forma normal, mas não serão apresentados os itens relacionados ao SelCon.
ALTERAÇÕES NA MONITORIA – CARGA FULL
Para otimização de alguns processos e para evitar alguns problemas na operação de venda, foram realizadas algumas alterações na Monitoria ao solicitar a Carga Full de produtos da Raizen:
Antes da Carga FULL
Parâmetro Masterfile ativo;
Ao solicitar a carga Full do SelCon, a Monitoria vai verificar se o parâmetro (612) está ativo, se sim, o parâmetro será alterado automaticamente para "N" antes de começar a descer a carga.
Verificação de Fechamento de Caixa Aberto / Conferido;
Ao solicitar a carga Full do SelCon, a Monitoria vai verificar se existe algum caixa em aberto ou conferido no Fechamento de Caixa, se sim, a carga não começará até que o (s) caixa (s) seja confirmado. A monitoria vai acusar a sequência do caixa que está aberto/conferido.
Verificação de Código de Barras duplicado.
Ao solicitar a carga Full do SelCon, a Monitoria vai verificar se existe códigos de barras duplicados, ou seja, o mesmo código de barras em dois itens, e não começará até que seja feito o ajuste dos códigos duplicados.
Depois da Carga FULL
Item CP e Itens de Pista sem Classificação.
Após realizar a carga Full do SelCon, a Monitoria vai verificar se os itens "CP" (Componentes) estão com o tipo de item: Insumo, caso exista itens "CP" que não estão com o tipo de item Insumo, a monitoria vai alterar todos automaticamente.
Os itens de Pista que existirem no banco de dados e que estiverem sem classificação, serão alterados automaticamente pela Monitoria, inserindo a classificação dos mesmos.
Unificar Cadastro.
Após realizar a carga Full do SelCon, a Monitoria vai agrupar em um só cadastro os itens que correspondem ao produto principal do SelCon, será migrado para um único item, os códigos de barras, estoque, preço de venda, fornecedores, parte fiscal do item (tributações ECF, IPI, PIS e COFINS, NOP, NCM), produção e promoção mix.
Código de Barras.
Após realizar a carga Full do SelCon, a Monitoria vai agrupar em um só cadastro todos os códigos de barras que pertencem ao um único produto, veja exemplo abaixo.
O item recebe o código de barras do item anterior e passa a ser um adicional do item principal, e o anterior fica sem código de barras:
Estoque
Após realizar a carga Full do SelCon, a Monitoria vai realizar a transferência de estoque para o cadastro que ficará como principal, o sistema realizará uma saída por inventário no item que será migrado e uma entrada de inventário no item que recebeu migração, como mostra na imagem.
Fornecedores
Após realizar a carga Full do SelCon, a Monitoria vai realizar a transferência dos fornecedores que estavam no item anterior para o item que recebeu a migração.
Parte Fiscal
Após realizar a carga Full do SelCon, a Monitoria vai migrar a parte fiscal (tributações ECF, Classe Fiscal, IPI, PIS e COFINS, NOP, NCM) do item anterior para o item que recebeu a migração:
- Tributação ECF
- NOP ECF
- NCM
- Classe Fiscal, IPI, PIS e COFINS
Produção
Após realizar a carga Full do SelCon, a Monitoria vai migrar a produção do item anterior para o item que receberá a migração, vai alterar o item da fórmula produto, como mostra na imagem.
Promoção Mix
Após realizar a carga Full do SelCon, a Monitoria vai inserir na promoção mix o item que recebeu a migração, caso o item anterior que foi migrado fazia parte de uma promoção mix, como mostra na imagem.
Relatórios
Foram adicionados ao EMSys3, dois relatórios internos referente ao SelCon, onde só estará disponível para clientes que tenham o SelCon ativo.
Rel. Vendas SelCon
Relatório de Vendas que mostra as vendas do período pelo nivelamento da Raizen, o relatório fica em Vendas > Relatórios > Rel. Vendas > Rel. Vendas SelCon.
Saldo de Itens Bloqueados - SelCon
Relatório que mostra os itens que foram bloqueados para compra após uma carga e que ainda possuem saldo de estoque positivo, o relatório fica em Estoque > Item > Relatórios > Saldo de Itens Bloqueados – SelCon.