Iniciamos a revisão e identificamos pontos que exigem análise para que seja aplicada uma solução definitiva.
Neste momento estamos dedicando esforços para estabilizar a transmissão dos arquivos, assim que essa esta for finalizadas iremos iniciar a checagem de uso dos enpoints destacados e responder aos questionamentos do documento fornecido.
Avançamos com os seguintes itens:
Estabilizadores de comunicação: POSTOSAS3-24103 e POSTOSAS3-24006.
Melhorias de fluxo: POSTOSAS3-24195
IDs de promoções: POSTOSAS3-23458 e POSTOSAS3-22818.
Com exceção do item 22818, nosso planejamento é liberar um novo pacote com essas correções, focadas em estabilizar o fluxo de comunicação e tornar o painel da Monitoria BR mais eficiente. Em seguida, vamos forçar essa nova versão para os clientes, já incluindo a Sell-In v2.
Iremos avançar com o rollout previsto para início em 11/06 com os itens do pacote1 e Sell-In v2.
Pacote1:
Estabilizadores de comunicação: POSTOSAS3-24103, POSTOSAS3-24006 e POSTOSAS3-24404.
Melhorias de fluxo: POSTOSAS3-24195
IDs de promoções: POSTOSAS3-23458
O item 22818 já foi corrigido e está disponível na versão atual da base de clientes 3.3.1.195.6.
Inicio do rollout adiado devido a necessidade de ajustes no item POSTOSAS3-23458.
Item ainda em desenvolvimento. Pretendemos reprocessar todas as vendas da Gasmar até o dia 27/06/2025, analisar os resultados, liberar o pacote na versão 3.3.1.200 e iniciar o rollout para a base de clientes com todos os itens do Pacote 1.
Finalizamos o desenvolvimento. O próximo passo é realizar o rollout da base, previsto para iniciar entre os dias 11/07 e 18/07.
O único ponto de atenção é que, após o rollout, será necessário aguardar de 3 a 4 dias para que o sistema processe toda a planilha de promoções que foi inserida manualmente. Esse prazo é necessário devido ao processamento ocorrer após o download de uma carga padrão. Portanto, em casos emergenciais, é possível acessar e reiniciar a distribuidora três vezes, validar if todas as promoções foram importadas e enviar o comando de reenvio das vendas.
-
Último Status:
Finalizamos o desenvolvimento. O próximo passo é realizar o rollout da base, previsto para iniciar entre os dias 11/07 e 18/07.
O único ponto de atenção é que, após o rollout, será necessário aguardar de 3 a 4 dias para que o sistema processe toda a planilha de promoções que foi inserida manualmente. Esse prazo é necessário devido ao processamento ocorrer após o download de uma carga padrão. Portanto, em casos emergenciais, é possível acessar e reiniciar a distribuidora três vezes, validar if todas as promoções foram importadas e enviar o comando de reenvio das vendas.
Liberado a versão 3.3.1.200 para produção no dia 16/07/2025. Após conclusão do rollout iremos avaliar se o problema foi solucionado.
Status Atual:
Rollout iniciado no dia 17/07/2025 do distribuidora.exe. 90% dos clientes atualizados. Jonathan Sombrio esta reprocessando via monitoria.
Inconsistência na transmissão de arquivos
1
1 - Código Kit inexistente (não é promoção BR Mania). 2 - Promoções praticadas fora do período de vigência. 3 - Itens marcados como promocionais com produtos que não fazem parte da promoção. 4 - Quantidades incorretas de produtos promocionados no cupom. 5 - Erro ou inconsistência no preenchimento (atributos codInterno, codKit, tipoPromocao). 6 - Promoções realizadas no setor Pista / Lubrax. 7 - Promoções realizadas com produto "Posição Livre".
- Musqueira vai enviar relação das notas e cupons para comparar com a base do AS (cupom, qtd de itens e etc.). Outubro e Novembro.
- Aguardando liberação nas planilhas.
- Realizar validação dos cupons com diferença até o dia 31/01 e retornar ao Castro e Musqueira.
- Dia 01/10 à 14/10 sem diferença, dia 15 à 31/10 apresentaram diferença. Planilha final será disponibilizada até 07/02.
- Reprocessamento concluído, aguardando validação do Musqueira.
- Ana enviar até sexta-feira (28/02) planilha com reprocessamento.
- Enviado e-mail para Meurer.
- Meurer trazer status atualizados para próxima reunião.
- Verificado que trata-se do mês de Outubro e necessário a exclusão dos registros fracionados. Castro verificar a exclusão da base de dados.
- Remanejado para a próxima reunião.
- Aguardando validação do Musqueira.
- Aguardando validação do Musqueira.
Aguardando validação do Musqueira.
Histórico Promoções Produtos Inativos:
- Agendado reunião para o dia 23/01.
- Castro validar os meses de Novembro e Dezembro/24 após o reprocessamento.
- Castro realizando análise do arquivo.
- Análise em andamento com Castro.
- Análise com Castro e retornar até amanhã (27/02).
- Enviado por e-mail para o Meurer.
- Meurer trazer status atualizados para próxima reunião.
- Verificado que trata-se do mês de Outubro e necessário a exclusão dos registros fracionados. Castro verificar a exclusão da base de dados.
- Remanejado para a próxima reunião.
- Aguardando validação do Musqueira.
Aguardando validação do Musqueira.
Histórico Divergência de Setor:
- RC realizar análise e repassar para equipe de produtos.
- Ajustando a estrutura mercadológica dos meses de Novembro e Dezembro.
- Divergências ajustadas e reprocessadas ontem (06/02). Musqueira validar a retransmissão.
- Análise em andamento com Musqueira.
- Análise com a Ana e retorno até sexta-feira (28/02).
- Pendente validação Castro.
- Segue mesmo status.
- Segue mesmo status, aguardando validação do Musqueira.
- Remanejado para a próxima reunião.
- Aguardando validação do Musqueira.
Aguardando validação do Musqueira.
Promoções validar o fluxo atual aplicado no sistema e corrigi-lo.
Foi realizada uma reunião com Castro e Musqueira no dia 03/06/2025 para entender como é feita a validação dos dados da planilha.
Iniciamos a análise das transmissões com base na versão atual do sistema.
O processo está dividido em 3-4 etapas:
Identificar um estabelecimento que apresentou a divergência.
Retransmitir as vendas na data em que o problema ocorreu.
Analisar os resultados:
Caso o problema tenha sido resolvido: as informações serão compartilhadas.
E validarei já foi feita a retransmissão.
Caso o problema persista: será realizada uma análise para identificar a origem e definir onde o tratamento será aplicado.
Diversos itens da planilha foram validados e, na versão atual do sistema, o problema não persiste. No entanto, já identificamos algumas melhorias que precisam ser implementadas na tela de configuração das promoções quando integrada ao Seller. Estamos trabalhando na análise dessas melhorias para compor o Pacote 2.
Estamos trabalhando na análise dessas melhorias para compor o Pacote 2.
Identificamos um único ponto relacionado a inconsistências:
permitir o vínculo de produtos com unidade de medida diferente da recebida na promoção.
Assim que liberarmos o Pacote 1, precisaremos avaliar os dados transmitidos a partir da data da liberação para entender se nossas alterações geraram impactos positivos na ponta, uma vez que os dados anteriores ainda estavam sujeitos a problemas cadastrais.
Pretendemos reprocessar todas as vendas da Gasmar até o dia 27/06/2025, analisar os resultados, liberar o pacote na versão 3.3.1.200 e iniciar o rollout para a base de clientes com todos os itens do Pacote 1.
O próximo passo é realizar o rollout da base, previsto para iniciar entre os dias 11/07 e 16/07.
Após o rollout, será necessário aguardar no mínimo uma semana de processamento de vendas para que seja gerada uma nova planilha, a fim de que tenhamos dados atuais com a versão estável realizando o envio. Através desta nova planilha, poderemos entender se ainda haverá a necessidade de novos ajustes no envio das vendas.
-
Último Status:
Piloto da versão 3.3.1.200 que contém os ajustes iniciado. Após uma semana iremos iniciar o rollout caso não surja nenhuma bug critico na versão.
Liberado a versão 3.3.1.200 para produção no dia 16/07/2025. Após conclusão do rollout iremos avaliar se o problema foi solucionado.
Status Atual:
Rollout iniciado no dia 17/07/2025 do distribuidora.exe. 90% dos clientes atualizados. Jonathan Sombrio esta reprocessando via monitoria.
2
Código EAN – Vários códigos não existem no cadastro padrão de produtos disponibilizado para download, então entendemos como Posição Livre, mas estes códigos não são transmitidos para nosso ambiente pela API correspondente o que impede que o faturamento seja classificado na categoria correta.
Produtos/Engenharia
BUG
Pacote1
ANDAMENTO
Inicio Rollout
a
Histórico:
Após a liberação do pacote 1, prevista para 11/06, e o avanço na análise das inconsistências relatadas, retomarei este assunto para verificar se a solução aplicada resolveu o problema de forma definitiva.
Último Status:
Inicio do rollout adiado devido a necessidade de ajustes no item POSTOSAS3-23458.
Inicio do rollout adiado devido a necessidade de ajustes no item POSTOSAS3-23458.
O próximo passo é realizar o rollout da base, previsto para iniciar entre os dias 11/07 e 16/07.
Último Status:
Piloto da versão 3.3.1.200 que contém os ajustes iniciado. Após uma semana iremos iniciar o rollout caso não surja nenhuma bug critico na versão.
Liberado a versão 3.3.1.200 para produção no dia 16/07/2025. Após conclusão do rollout iremos avaliar se o problema foi solucionado.
Status Atual:
Rollout iniciado no dia 17/07/2025 do distribuidora.exe. 90% dos clientes atualizados.
- Validar porque o retorno de envio está com sucesso e a BR não recebe, AutoSystem e Seller.
Continuar com monitoramento das transmissões.
Enviado um case, da loja miragem 308508 (rede Alpha) onde enviamos as vendas porem tivemos retorno da retaguarda franquiado com erro 400 dias 2, 3, 4 e 5 abril, Musqueira ira verificar.
Identificamos o motivo do erro na transmissão, está previsto no plano de ação atual do P&D (POSTOSAS3-24195).
Previsto no pacote da próxima versão.
No pacote 1, há um item relacionado a esse caso, que se divide da seguinte forma:
Primeiro: a monitoria estava apresentando o status de "Processado com sucesso" mesmo em situações em que a API de envio das vendas retornava um status diferente de 200.
Esse processo foi tratado: a monitoria deixará de exibir informações incorretas e passará a acusar uma falha na transmissão, com seus respectivos detalhes.
Segundo: o cliente analisado no estudo apresentava alguns erros nos registros de informações em sua base de dados. Por esse motivo, informamos à equipe de RC que, neste caso específico, seria necessário o ajuste manual das informações.
Inicio do rollout adiado devido a necessidade de ajustes no item POSTOSAS3-23458.
Inicio do rollout adiado devido a necessidade de ajustes no item POSTOSAS3-23458.
Último Status:
O próximo passo é realizar o rollout da base, previsto para iniciar entre os dias 11/07 e 16/07.
Liberado a versão 3.3.1.200 para produção no dia 16/07/2025. Após conclusão do rollout iremos avaliar se o problema foi solucionado.
Status Atual:
Rollout iniciado no dia 17/07/2025 do distribuidora.exe. 90% dos clientes atualizados. Jonathan Sombrio esta reprocessando via monitoria.
4
Planilha "Nascer Certo".
Prog do AS para importar os cadastros;
Loja "madrinha" da região para cadastros.
BR Mania
Processo
PAUSADO
Histórico:
- Sombrio disponibilizar PROG para equipe serviços e BR Mania definir as lojas madrinha.
- Suporte direcionou o PROG para o time de Serviços/Franquia. Aguardando lojas madrinhas da BR Mania.
Algumas redes já estão enviando os dados na Sell-IN v1.
Enviaremos um e-mail para o Castro com a relação das Lojas.
Previsão de inicio do piloto Sell IN v2 29/05.
Estão na etapa de finalização dos testes e plano de piloto para Rede Duque.
O piloto foi iniciado e no planejamento atual o rollout da base deverá iniciar no dia 25/06/2025, junto com a versão 3.8.0.
-
Último Status:
Iniciado o rollout dos clientes.
Status Atual (EMSys):
6
Promoções BR Mania não sendo identificadas - Postos 7...
Produtos/Engenharia
BUG
PAUSADO
Julho/2025
Histórico:
- Reprocessamento manual devido a reutilização de código. Continua investigação das promoções não sendo transmitindo.
- Em análise com o Castro após reprocessamento. Enviar planilha de adesão as promoções BR Mania.
- Tipo promoção não está sendo preenchido, problema persiste.
Anotação:
Período Seller Digital > Cadastro Padrão
Tipo Promoção Envio: 0 ou null Tipo 1 Premmia Tipo 2 BR Mania
Código KIT Zerado
- Em análise.
- Na semana do dia 22/04 vamos ter a versão corrigida.
- Aguardando valida do reprocessamento do SAP 302854. Castro validou a transmissão dos tipos corretos. Validar relatório da loja. Meurer retornar com o prazo e reprocessamento.
Realizar o reprocessamentos de Jan/25 para frente - Jonathan Sombrio.
Iniciado o processo que pode ser acompanhado através da planilha:
Apresentar o planejamento do produto AutoSystem para este tema.
E-mail encaminhado para o Castro com o planejamento compartilhado da estrutura de Postos.
Último Status:
Nenhuma informação para repassar neste momento, seguimos no processo de análise.
Nenhuma informação para repassar neste momento, seguimos no processo de análise.
Status Atual:
Nenhuma informação para repassar neste momento, seguimos no processo de análise.
Validações internas
1
Verificar na integração com o motor de promoções e Seller:
Promoções com vigência em dias específicos da semana.
Interpretação dos valores em caso de dízimas (ex: 7,98).
Produtos
Análise
BACKLOG
Histórico:
Apresentar o planejamento do produto AutoSystem para este tema.
O bate-papo com o Seller ainda não foi realizado para o entendimento de promoções específicas em dias da semana. Pela estrutura do PromoLinx, isso será funcional; no entanto, com a integração ao Seller, serão necessárias alterações tanto na etapa de download dos dados quanto na persistência das regras no sistema.
O sistema realiza o arredondamento dos valores. Ainda está pendente uma análise mais detalhada desse cenário, para validar se a nossa regra de arredondamento coincide com a esperada ou se necessário, alterar a tela de cadastro de promoções para aceitar apenas dois dígitos em uma determinada regra de cadastro.
Último Status:
Conversa com Seller não iniciada, tivemos que priorizar o tratamento das promoções.
Adicionado na fila de análise, e-mail recebido com os dados para simulação.
Conversa com Seller não iniciada, tivemos que priorizar o tratamento das promoções.
Identificado que os valores não causaram problema via integração com Linx Promo.
Status Atual:
Conversa com Seller não iniciada, tivemos que priorizar o tratamento das promoções.
Identificado que os valores não causaram problema via integração com Linx Promo.
Solicitações de inclusão de dados nos endpoints
1
Inclusão de um novo campo no arquivo de vendas para que seja possível identificar qual foi a versão de envio do arquivo
Vibra
Melhoria
Último Status:
Necessário encaminhar um e-mail para o Castro avaliar se é possível incluir um novo campo no endpoint
- Relatório de promoções transacionadas no AutoSystem.
- Código, Descrição, Valor Bruto, Desconto e Valor Liquido. Promoções do Promo. Validar layout Seller.
- Análise em andamento.
Análise em pausa, esforço redirecionado para análise da acurácia das informações e estabilização da transmissão dos dados.
Análise em pausa, esforço redirecionado para análise da acurácia das informações e estabilização da transmissão dos dados.
Análise retomada: na reunião realizada em 03/06/2025, foram identificados dois formatos de visualização desse relatório. Seguimos na etapa de análise, pois as informações do relatório requerem a avaliação das inconsistências listadas acima.
Análise concluída: porém, ainda é necessário finalizar a etapa de validação de inconsistências para garantir a integridade das informações do relatório.
-
Último Status:
Análise concluída: validar dados do relatório hoje.
Irei posicionar no backlog para que seja desenvolvido pelo time de engenharia.Por ora, não há uma previsão de data. É importante revisar este tema na próxima agenda do dia 09/07 e sinalizar se será desenvolvido no ciclo que se inicia em 14/07.
- Meurer validar para incluir o desenvolvimento junto com os demais itens. Retornar com data de entrega até .
- Não foi possível incluir junto com outras entregas do Sell-In, segue em TBD.
- Sem atualização de data.
Será priorizado após conclusão da V2.
Será priorizado após conclusão da V2.
Será priorizado após conclusão da V2.
Backlog de evoluções na integração.
Observação: nas versões atuais do sistema, implementamos um tratamento que visa evitar qualquer tipo de interação manual no reprocessamento de notas de compras. Esse tratamento abrange desde alterações em datas retroativas até possíveis erros de retorno da API.
Backlog de evoluções na integração
-
Último Status:
Backlog de evoluções na integração.
Status Atual:
Backlog de evoluções na integração.
5
Atualizar situação do cupom quando for cancelado
Melhoria
BACKLOG
Aguardando priorização.
6
Melhoria na setorização do cadastro de produto - Posição Livre
Melhoria
BACKLOG
Aguardando priorização.
7
Relatórios Premmia no PDV
Melhoria
BACKLOG
Aguardando priorização.
8
API Recuperação de Árvore Mercadológica
Melhoria
BACKLOG
Aguardando priorização.
9
Atributo Qtd. Estoque
Melhoria
BACKLOG
Aguardando priorização.
10
Canal Venda
Melhoria
BACKLOG
Aguardando priorização.
Itens concluídos
1
Transmissão EANs Janeiro
P&D Linx
BUG
POSTOSAS3-21960
CONCLUIDO
Histórico:
- Adicionando os EANs para transmissão via posição livre. Será disponibilizado executável ao RC para colocar nos clientes.