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A pagina de melhorias na tela de Aplicação Financeira tem como objetivo registrar e controlar os investimentos realizados pela empresa, sejam eles direcionados a pessoas físicas ou jurídicas. Nela, é possível registrar:

  • A aplicação inicial (investimento)

  • Os resgates parciais ou totais

  • IOF e Impostos retidos

  • Atualizações de rendimento

  • Acompanhamento de saldo atualizado

  • Parcelamento 

  • Relatórios e consultas

Esta funcionalidade visa garantir o controle financeiro preciso sobre os valores aplicados, resgatados e os rendimentos obtidos.

POSTOSUBE-21166

SUMARIO

Parametrização

Antes de utilizar a tela de lançamento de IOF, é necessário realizar a seguinte parametrização no sistema para que o lançamento:

  1. Acesse o caminho no sistema: Sistema → Parâmetros Empresa → Financeiro.

  2. Selecione o Tipo de Despesa para Resgate de Aplicação Financeira.
  3. Selecione o Tipo de Despesa para IOF.

  4.  Clique em Confirmar.



Cadastro do Tipo de Aplicação Financeira

O cadastro do Tipo de Aplicação Financeira define as características da aplicação que será registrada, como o tipo de rendimento (fixo, variável ou outros) e as contas contábeis vinculadas. Ele é essencial para categorizar corretamente as movimentações de aplicação e resgate dentro do sistema.

  1. Acesse o caminho no sistema: Financeiro → Aplicação Financeira → Tipo de Aplicação.

  2. Preencha os campos abaixo:

  • Descrição: Nome do tipo de aplicação (ex: Renda Fixa, CDB, Tesouro Direto)

  • Tipo de Rendimento: Selecione entre Fixa, Variável ou Outras.

  • Aplicação: Conta de resultado para registrar os rendimentos obtidos

  • Resgate: Conta de resultado utilizada no momento do resgate da aplicação

  • e clique em Incluir.

Cadastro de Aplicação Financeira

  1. Acesse o caminho no sistema: Financeiro → Aplicação Financeira

  2. Preencha os campos abaixo:

  • Data da aplicação.

  • Número do documento.

  • Valor.

  • Tipo.

  • Sacador.

  • Formas de pagamento: Espécie, Banco ou a forma desejada.

  • Valor.

  • Clique em Incluir para registrar.

Observação: O valor aplicado não gera receita nem despesa e não cria título a receber automaticamente.

Menu Resgate

Aba Impostos

Pesquise a aplicação cadastradas e no menu lateral clique em Resgate e na aba Impostos, preencha:

  • Data 

  • Documento.

  • Valor do resgate:  Será aplicado o mesmo valor principal. Clique nos três pontos [...] para exibir essa opção.

  • Com a melhoria no sistema, é possível selecionar de forma organizada:

    • IOF

    • Informar Retenção


Na seção Retenção Imposto de Renda, preencha:

  • Sacador.

  • Forma de recebimento: pode dividir entre Caixa, Banco ou Cheque.

  • Base de Cálculo, será o mesmo valor do resgate.

  • Alíquota.

  • Valor.

  • Data: Será a mesma data do resgate,  inserida anteriormente.

  • Natureza de retenção.

Na seção IOF, preencha:

  • Sacador.

  • Base de Cálculo, será o mesmo valor do resgate.

  • Alíquota.

  • Valor.

  • Data: Será a mesma data do resgate,  inserida anteriormente.



Aba Recebimento

A aba de Recebimento permite a divisão do valor do resgate entre até três formas de recebimento simultaneamente:

  • Caixa (Espécie)

  • Banco

  • Cheque

Observação

  • Ao acessar a aba Recebimento antes da aba Impostos, o sistema exibirá a mensagem:


Esse recurso é útil em situações em que o valor do resgate não é creditado integralmente em um único meio.

  1. Após preencher os dados do resgate e dos impostos (retenção/IOF):

  2. Vá até a aba de Recebimento.

  3. Se aplicável, divida o valor do resgate entre as formas desejadas.

  4. Importante: O sistema validará que a soma dos recebimentos + impostos seja igual ao valor total do resgate.

    • Isso garante que não haja inconsistência no lançamento.

  5. Após preencher todos campos, clique em Incluir.



Visualização do Valor da Aplicação

Ao consultar as aplicações, você pode visualizar diretamente o valor total de cada uma, sem a necessidade de abrir cada registro individualmente. Além disso, sempre que houver mais de um resultado, o sistema exibirá automaticamente o saldo atualizado de cada aplicação, considerando as atualizações de valor e os débitos dos resgates realizados.


Relatório de Posição da Aplicação

O Relatório de Posição da Aplicação oferece uma visão completa das suas aplicações financeiras em um único documento. Ele permite que você consulte e analise o status das aplicações de forma filtrada, ajudando na tomada de decisões e no acompanhamento dos investimentos.

  1. Acesse o caminho no sistema: Financeiro → Aplicação Financeira → Rel. Posição Aplicação.

  2. Escolha o Tipo de rendimento das aplicações.

  3. Sacado: Filtre por nome ou código do sacado.

  4. Mnemônico: Caso queira filtrar por mnemônico específico da aplicação.

  5. Clique em Gera Relatório.


Resgate de Aplicações em Lote

Existe a funcionalidade de realizar o resgate de várias aplicações de uma vez, podendo ajustar o valor de cada resgate individualmente. Através dessa tela, você pode fazer o lançamento do resgate, inserindo o valor e o documento correspondente.

  1. Acesse o caminho no sistema: Financeiro → Aplicação Financeira → Resgate de Aplicação em Lote.

  2. Na tela Menu Principal selecione as Aplicações.

  3. Ajuste os Valores: Para cada aplicação selecionada, você pode ajustar o valor a ser resgatado, conforme necessário.



        4. Na tela Resgate informe o documento: Ao realizar o resgate, é necessário inserir o documento de referência, que pode ser, por exemplo, um número de protocolo ou um identificador de transação.

        5. Realize o Lançamento: Após ajustar os valores e inserir o documento, basta confirmar o resgate clicando em OK.

 


     6. Ao realizar a pesquisa na tela de Aplicação Financeira, o resgate estará disponivel no grid.



Menu Atualizações 

Cadastro de Tipo de Atualização de Aplicação

  1. Acesse o menu: Aplicação Financeira →  Tipo de Atualização de Aplicação.

  2. Insira as informações necessárias e salve o registro.

Atualizações de Aplicação 

Caso seja necessário realizar alguma atualização, acesse o menu: Atualizações.

  1. Informe:

    • Data da Atualização.

    • Valor da Atualização.

    • Tipo de Atualização.

  2. Clique em "+" (Adicionar).

  3. Vincule um banco à atualização.

  4. Salve o registro.

Menu Parcelamento 

Essa tela permite ao cliente registrar aplicações financeiras parceladas, gerando títulos a pagar para controle interno. Com objetivo de organizar o compromisso financeiro do cliente com os valores que serão aplicados.


Preencha os seguintes informações:

  1. Data.

  2. Número do Documento.

  3. Valor Total da Aplicação.

  4. Tipo de Cobrança.

  5. Sacador.

       6. Cobrança.
   
   7. Vencimento.
     
 8. Sacado.
     
 9. Valor


Seção Geração Automática de Parcelas

  1. Insira o valor total da aplicação.

  2. Informe a data do 1º vencimento.

  3. Defina o número de parcelas.

  4. Informe o intervalo entre vencimentos.


        5. Clique em "Gerar Parcelas Automáticas". As parcelas serão listadas no grid de acordo com os dados informados.



O sistema calculará o valor de cada parcela e exibirá no grid a quantidade de parcelas conforme as informações inseridas.

         6. Clique no botão"+" (Adicionar) para adicionar o registro.


Consultar Parcelas

Para consultar as parcelas geradas:

  1. Acesse o menu: Financeiro → Contas a Receber → Títulos a Pagar.

  2. Informe o favorecido e a data de vencimento.

  3. Clique no ícone da lupa para buscar os registros.



  • Sem rótulos