- Criado por Jaciara Pereira Da Silva em out 03, 2025
Millen-60131 – Integração e-Millennium x Plataforma Global H&M
Release - 108
Versão - 5
Autor - Jaciara Silva
Caminho:
Venda > Pedidos de Venda
Objetivo
A empresa possui filiais em diversos países, e em cada uma delas é utilizado um sistema local para gerenciar as operações e vendas. Além disso, há um sistema global que centraliza as informações dos pedidos, incluindo dados sobre o pedido em si, alterações de status, faturamento, despacho e cancelamentos.
No Brasil, será adotado o sistema e-Millennium para gerenciar as vendas online. Para garantir a integração entre os sistemas, é necessário que o e-Millennium envie as informações dos pedidos para o sistema global, por meio de uma API.
Para atender esta necessidade foi desenvolvido recurso para integrar o sistema e-Millennium à API da H&M, sendo:
1.Módulo millenium!hm.minst
2.Scheduler para enviar os seguintes dados por meio de uma rotina agendada (Scheduler):
- Criação do pedido (CREATED);
- Cancelamento pelo Seller (CANCELED BY SELLER);
- Despacho da mercadoria (SHIPPED);
- Cancelamento pelo Cliente (CANCELED BY CUSTOMER);
- Pedido entregue (DELIVERED);
- Devoluções (somente quando a nota for emitida (RETURNED).
3.Desenvolvida tela “Consultar Integração – H&M”, onde será possível consultar o status da integração, permitindo acompanhar os dados enviados e eventuais falhas no processo.
ATENÇÃO
Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.
Pré-requisitos
Instalar o módulo millenium!hm.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.
Ter tipo de código de barras cadastrado, em Produtos e Serviços > Cadastros > Tipo de Barras.
Ter tipo de código de barras vinculado aos produtos, em Produtos e Serviços > Cadastros > Códigos de Barras.
Parâmetros
Em Utilitários > Administrador > Configurações Gerais > H&M:
Parâmetro | Ação |
Habilita Integração H&M | Ligar |
URL | Preencher |
Client ID | Preencher |
Client Secret | Preencher |
Ocp-Apim-Subscription-Key | Preencher |
Resourse | Preencher |
Tenant | Preencher |
Item Discount Type | Preencher |
Tipo de Código de Barras | Selecionar tipo |
Em Produtos e Serviços > Cadastros > Marcas, na guia Geral:
- Preencher o parâmetro H&M Corporate Brand ID
Em Logística > Estoque > Cadastros > Tipos de Frete, na guia Geral:
Preencher os parâmetros H&M:
- Delivery Method
- Delivery Mode
Em Utilitários > Comercial > Tipos de Pagamento, na guia Dados para Geração e Envio de Boleto Bancário:
Preencher o parâmetro H&M:
- Voucher
Entradas
Feitas as configurações de integração, o sistema acionará automaticamente o scheduler que executará as rotinas e tarefas de envio das informações para o sistema global da H&M.
Os envios serão realizados periodicamente, no intervalo de tempo definido no scheduler a ser disponibilizado e de acordo com a ocorrência dos eventos, conforme segue:
1.Criado método ”MILLENIUM!HM.API.PROCESSASTATUS” para envio dos campos mapeados para Pedido de Venda e Retorno (devolução);
2.O scheduler que deverá chamar o método criado para envio dos seguintes dados por meio de uma rotina agendada;
3.Na inclusão de pedido de venda, o sistema enviará o json com o status “Created” com os dados preenchidos, conforme a tabela de mapeamento de campos;
4.No despacho de mercadoria, quando disparado o evento de “Embarque Concluído”, o sistema enviará o json com o status “SHIPPED” com os dados preenchidos, conforme a tabela de mapeamento de campos;
Observação: Em caso de separação parcial, os produtos faltantes no pedido de venda serão removidos e o pedido terá sua nota fiscal emitida com a informação dos produtos e valor final, atualizada.
5.No cancelamento do pedido de venda pelo cliente ou pelo vendedor, o sistema enviará o json com o status “Cancelled” com os dados preenchidos, conforme a tabela de mapeamento de campos.
Observação: Os status “CANCELED BY SELLER” e ”CANCELED BY CUSTOMER” devem ser tratados da mesma forma, ou seja, ambos devem ser considerados como Cancelados, sem diferença entre eles.
6.Na ocorrência de uma movimentação de entrada do tipo “Devolução de Venda” vinculada a um pedido, o sistema enviará o json com o status “Returned” (devolução) com os dados preenchidos, conforme a tabela de mapeamento de campos;
NOTA
Não serão enviados os seguintes status: Reservado (RESERVED), Enviando para o Armazém (SENT TO WAREHOUSE), Retorno Registrado (RETURN REGISTERED) e Devolução Recebida no Armazém (RETURN RECEIVED IN WAREHOUSE).
ATENÇÃO
Caso ocorra cancelamento de pedido de venda, antes do envio da criação do pedido, o sistema deverá interpretar que a criação do pedido ainda não foi enviada na integração, enviar a criação do pedido de venda e, somente após isso, enviar o cancelamento do pedido de venda.
Validações e Saídas
O desempenho dos envios, poderão ser visualizados nos logs das transações realizadas.
Em Vendas > Integrações > H&M, o sistema listará os resultados as informações dos dados enviados na integração, permitindo visualizar o status atual e possíveis falha de integração.

Índice
- Sem rótulos